Análise: portátil gaming MSI GT72 Dominator Pro
A oferta de computadores portáteis tem vindo a mudar ao longo dos tempos, adaptando-se às diferentes exigências dos utilizadores e dos vários tipos de conteúdo. Olhando para equipamentos como Surface Pro 3 ou como o HP Pavilion x360, fica claro que as marcas se estão a adaptar a essas exigências de uma forma perfeita.
Ainda assim, há que ter em conta outro tipo de necessidades que vão para além da portabilidade e conforto. Para quem procura um computador potente não só para trabalhar mas essencialmente para jogar o melhor que o mercado dos jogos tem para oferecer, o MSI GT72 Dominator Pro poderá ser a opção.
Conheça em pormenor este portátil gaming cedido pela PCDIGA para análise.
Aspectos positivos
- Qualidade de construção e hardware integrado
- Sistema de som Dynaudio
- Desempenho em geral
Aspectos negativos
- Exibição de cores pouco real
- Posicionamento invulgar de algumas teclas
- Preço
Características Gerais
O MSI GT72 Dominator Pro, bem como todos os portáteis da gama, é um equipamento que alia a imponência do design com a do hardware, desenhados para os amantes do mundo gaming. Mas dizer que este é apenas um portátil dedicado aos jogos é estar a reduzi-lo a um universo muito pequeno, já que, graças às suas especificações, este pode ser o computador ideal para quem necessita de trabalhar em software muito exigente em termos de consumo de recursos.
O MSI GT72 vem equipado com um processador Intel Core i7-4720HQ Quad-Core a 2,6 GHz com Turbo até 3,6 GHz, tem 32 GB (4x 8 GB) de memória RAM de DDR3L 1600 MHz e conta com duas placas gráficas, uma Intel HD Graphics 4600 (integrada no CPU) e uma NVidia GeForce GTX 980M 8GB GDDR5 dedicada. O armazenamento interno ultra-rápido está garantido por um SuperRaid3 512GB SSD (4x 128 GB M.2) e um HDD 1 TB (7200RPM).
Especificações
- Processador: Intel® Core™ i7-4720HQ Quad-Core, 2,6 GHz com Turbo até 3,6 GHz, 6 MB Cache
- Sistema Operativo: Windows 8.1
- Chipset: Intel® HM87
- Memória RAM: 32GB (4x8GB) DDR3L 1600 MHz
- Ecrã: 17.3" Full HD (1920 x 1080), Anti-Glare (não é IPS)
- Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 4600 (integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 980M 8GB GDDR5
- Armazenamento: SuperRaid3 512GB SSD (128GB*4 M.2) + HDD 1TB (7200RPM)
- Drive Óptica: Gravador Blu-ray (9.5mm)
- Áudio:
- Som by Dynaudio de 2.1 canais com 1 woofer
- Suporta saída SPDIF 7.1 canais
- Exclusiva tecnologia Audio Boost 2
- Creative Sound Blaster Cinema 2
- Webcam: Tipo Full HD (30fps@1080p)
- Leitor de Cartões: SD (XC/HC)
- Comunicações: Combo Killer N1525 (2*2 a/c) + BT4.0, tipo M.2
- Interface:
- 1 x D-Sub (VGA)
- 1 x HDMI (versão 1.4)
- 2 x Mini-DisplayPort (versão 1.2)
- 6 x Portas USB 3.0
- 1 x Entrada Mic
- 1 x Saída Headphone
- 1 x Line in
- 1 x Line out
- Teclado: Teclado Retro-iluminado by SteelSeries, layout PT
- Adaptador AC: 230W
- Bateria: 9-Cell Lithium Ion (83wHr)
- Dimensões: 428(W) x 294(D) x 48(H)mm
- Peso: Apróx. 3,78Kg (com bateria)
Design
O design do MSI GT72 Dominator Pro é muito particular e característico dos portáteis dedicados aos gamers e este é inspirado nas linhas dos carros de corridas, construído em alumínio escovado. É bastante robusto, pesa 3,78 Kg e o volume é de 42,8 x 29,4 x 4,8 cm.
Na frente do computador estão colocadas umas faixas de luz (com cor personalizável). Na lateral direita, vem o leitor de CD e duas das portas USB 3.0. Do lado esquerdo, vêm as restantes 4 portas USB 3.0, fichas line out, line in, microfone e auscultadores e ainda uma ranhura de leitura de cartões SD.
Já a traseira inclui a ligação para a ficha de alimentação, uma porta VGA, uma para HDMI e duas Mini-DisplayPort. Inclui ainda grelhas de respiração.
O ecrã deste computador portátil tem 17,3″ com uma resolução Full HD (1920 x 1080 píxeis), acima do ecrã encontra-se a Webcam tipo Full HD (30fps@1080p). A resolução do ecrã é bastante boa, contudo a reprodução de cores fica um pouco aquém do desejado, bem como os níveis de brilho. Por se tratar de um computador gaming, onde é desejado os melhores tempos de resposta na reprodução de imagem, o ecrã tem painel TN, o que infelizmente não torna uniforme reprodução de cores em todo o ecrã. Numa gama como esta, seria de esperar um painel de melhor qualidade, mesmo que o tempo de resposta fosse ligeiramente superior.
Do lado esquerdo do teclado encontram-se os botões de Power, troca de placa gráfica, o botão para ligar as ventoinhas de refrigeração, para activar o Gamecaster XSplit e o de controlo da iluminação do teclado.
Teclado
Já o teclado foi desenvolvido pela SteelSeries e caracteriza-se pela sua retro-iluminação completamente personalizável e inclui software dedicado a esses ajustes. Na experiência de utilização, este teclado é bastante agradável de escrever, as teclas são baixas e leves, contudo algumas teclas estão posicionadas de uma maneira diferente do habitual, o que prejudica a escrita eficiente. Por exemplo, ao querer premir com a mão direita no Shift e noutra tecla (para escrever um acento circunflexo), tendencialmente é premida seta para cima ao invés do Shift.
O Touchpad não é algo que goste de utilizar habitualmente, uma vez que o rato é muito mais produtivo, mas ainda assim, este tem uma grande área de toque e os botões grandes são também uma ajuda na sua utilização.
Som
O som fica a cargo da Dynaudio, sendo que a sua qualidade está mais do que assegurada e melhorada face a modelos anteriores.
É de uma qualidade tal como nunca tinha presenciado num computador portátil. O som em stereo é muito nítido, os graves estão reforçados por uma coluna na base do portátil e, no volume máximo, o som não sofre qualquer distorção.
Mais do que garantir uma qualidade excelente de som para jogos, ver filmes neste portátil eleva em muito a experiência de visualização.
Acessórios
O MSI GT72 Dominator Pro é vendido com um conjunto de acessórios também eles de grande qualidade, nomeadamente uma mochila de transporte do PC e acessórios, uns auscultadores SteelSeries Siberia V2, um rato gaming, um tapete para o rato e ainda uma película de protecção do teclado em silicone.
A mochila é preta com apontamentos vermelhos em materiais bastante resistentes, com alças largas e fivelas para um bom suporte e ajuste ao corpo do utilizador. Tem dois bolsos grandes, à medida do computador, um frontal mais pequeno e outro na lateral, todos eles devidamente almofadados.
O rato tem um design que acompanha o estilo do computador, com duas faixas luminosas a vermelho. Os vários botões e scroll funcionam bem, a precisão é boa e o rato é adequado tanto para jogar como para trabalhar. No entanto, não preza muito por boa ergonomia e conforto.
Os headphones são muito confortáveis, vêm com microfone e extensão do cabo de ligação. O som reproduzido é de grande qualidade e bastante envolvente.
Assim, dentro da caixa encontram-se:
- 1 Computador MSI GT72 2QE-820PT Dominator Pro
- 1 Mochila de transporte do PC e acessórios
- 1 Cabo de alimentação + carregador
- 1 Auscultador SteelSeries Siberia V2
- 1 Rato gaming
- 1 Tapete para o rato
- 1 Película de protecção do teclado
- Manuais de instruções rápidas e CDs de instalação de software
À parte do computador, a mala é o melhor acessório presente neste pack.
Software
O MSI GT72 vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 8.1 64-bit, e traz com ele uma série de software integrado que inclui Fresh Paint, Music Maker Jam, Cookbook, Evernote Touch, Norton Studio e TuMetro.
Além do mais, sendo este um PC dedicado aos gamers, vem incluída uma licença do XSplit Gamecaster que permite transmitir e gravar facilmente os melhores momentos de um jogo. Com o auxílio da saída de som line out, a projecção do ecrã e som num torneio público, por exemplo, torna-se muito mais facilitada.
Desempenho
O desempenho do MSI GT72 está ao nível daquilo que o hardware promete. Na utilização comum, a fluidez, a velocidade de acção, a capacidade gráfica em jogos, são uma constante. Mas para comprovar esta afirmação foram corridos vários testes de desempenho para as diferentes placas gráficas e ainda foi avaliado o desempenho do conjunto dos discos.
A troca de placas gráficas é feita com o auxílio de um botão (já referido anteriormente) e implica o reboot ao sistema para que a BIOS efectue a troca.
Além do mais, o computador conta com vários perfis de desempenho que poderão ser facilmente alterados, dependendo do tipo de tarefas a executar.
Todos os benchmarks foram efectuados nas mesmas condições de máximo desempenho.
Intel HD Graphics 4600
- PCMark 8 Home Conventional 3.0: 3278
- 3DMark - Cloud Gate: 7083
- 3DMark - Sky Driver: 3223
- 3DMark - Fire Strike: 744
Nvidia GeForce GTX 980M 8GB GDDR5
- PCMark 8 Home Conventional 3.0: 4064
- 3DMark - Fire Strike: 8377
- 3DMark - Fire Strike Extreme: 4319
- 3DMark - Fire Strike Ultra: 2268
Como benchmark generalizado, foi utilizado o GeekBench que obteve os resultados Single-Core Score - 3407; Multi-Core Score - 12665.
Discos SuperRaid3 512GB SSD (128GB*4 M.2) e HDD 1TB (7200RPM)
Para a análise dos discos foram utilizados os testes CristalDiskMark 3.0.4 e HD Tune Pro 5.50, onde é claramente visível o desempenho estonteante dos 4 discos SSD em RAID, capazes de atingir uma velocidade de leitura entre os 1300 e os 1500 MB/s, com um tempo de resposta médio de 0,123ms.
Veredicto
O MSI GT72 Dominator Pro está aprovado. O desempenho faz jus ao hardware que o compõe e não há tarefa que fique por cumprir. Além de um PC dedicado aos jogadores, este pode ser utilizado a nível profissional para desempenhar funções avançadas que exijam uma capacidade de processamento muito elevada.
Hoje em dia, com a grande mobilidade de trabalho, um computador portátil que cumpra as funções de trabalho e lazer na sua plenitude, poderá ser uma grande vantagem para o utilizador. O preço de 2899,00 €, a que se encontra disponível na PCDIGA, não será certamente acessível a todos os utilizadores mas, ainda assim, poderá ser um investimento compensatório. No entanto, não deixa de ser um ponto negativo.
Além do excelente desempenho, o MSI tem ainda uma qualidade de som que o afasta de grande parte da concorrência. Todos os acessórios vendidos juntamente com o PC são de grande qualidade o que também configura uma vantagem.
A autonomia não é nada de excelente, mas mantém-se dentro do comum no mundo dos portáteis para jogos, permitindo cerca de 3 horas e meia de utilização em navegação no browser, num plano de consumo equilibrado.
O Pplware agradece à PCDIGA a cedência do MSI GT72 Dominator Pro para análise.
Este artigo tem mais de um ano
como é no caso de aquecimento?
Tenho um msi GT72 com a GTX 970m, até hoje não tive quaisquer problema de aquecimento. O Far cry 4 no máximo durante 8 horas não turbinou o arrefecimento nenhuma vez. bastante silencioso
esse preço é exagerado e também com esse preço monta-se um pc top
Estou tentado, o preço é acessivel. Aconselham ?
Não é caro de mais… Um Portátil de 1700 euros é o suficiente para o quer que seja.
Comprei um e recomendo totalmente!
Sinceramente nao percebo estes “portateis”. Por este preço dá para montar um desktop excelente. Se precisarem de um portatil para trabalho, dá para montar um bom desktop com 1800€ (secalhar ate melhor que este “portatil”) e comprar um portatil por 1000€ que dê pa jogar umas coisitas quando nao estamos em casa. E assim nao têm de andar com um tijolo destes as costas, sinceramente que nao percebo…
Para esse preço fazia 3 PC s bons para jogos
o gta v numa 980m não passa dos 30 fps. LOL
no caso do modo ultra
Mas estão todos doidos?????? O portátil é bom e incluí a melhor gráfica do mercado mas o processador não! E a esse preço vem apenas com uma gráfica dedicada?! Amigos Comprem Clevo!!! Metade do preço e o portátil vem com duas graficas de topo!
Com o preço desse notebook gamer faço eu ai umas 10 torres para gamers
“Portátil”
este ou um Alienware?
por €3000 iria buscar um Alienware.
Nem mais… Alienware.
alienware? lol
É este o “menino”—»http://www.pcdiga.com/2/16118/Portatil-MSI-GT72-2QE-820PT-Dominator-Pro Que grande bomba !! Mas por 2900 euros,Deus nos livre !! São 580 contos na moeda antiga !! São quase 6 salários mínimos,foge,é dose !! 🙂 🙂
Equipamento bom para queimar graficas.
Jogos de tiro. Fazei mas é sexo!
Finalmente!! Alguém que diga algo de jeito xD
E eu que comprei à uns dias 1 Acer (ES1-512) low end de 15.6″ com 1 Celeron N2840 por 218€ com 23% na Radio Popular, dava para comprar 14 destes xD ao preço desse MSI, foi barato mas o plastico é duro como tudo, faz lembrar aqueles toshibas antigos, o preço do petroleo está a descer deve ser por isso, boa maquina pra levar pancada e carregar para todo o lado
Não é mau para quem pode e gosta mas pelo peso que teve ter deviam era classifica-lo como “transportável” e não portátil,
🙂 🙂