A World Wide Web celebra 30 anos. Parabéns!
Há exatamente 30 anos, um engenheiro de software britânico submeteu uma proposta "vaga, mas interessante" ao seu superior. Um novo sistema de gestão de informação que viria eventualmente a ser conhecido como a World Wide Web. Por outras palavras, a Internet como a conhecemos hoje e tal como é celebrada pela Google.
O seu "pai", Tim Berners-Lee queria criar uma plataforma de partilha de informação para os cientistas e investigadores do CERN. Contudo, a sua criação acabaria por mudar (e unir) o mundo.
Foi neste dia, a 12 de março de 1989 que Sir Tim Berners-Lee submeteu uma proposta inconspícua. Mais tarde, a mesma viria a chamar-se World Wide Web, o www que colocamos no topo da barra de endereços quando queremos navegar até algum destino ou sítio da Internet. Efeméride que não passou despercebida à Google.
Aliás, o que seria a Google sem a World Wide Web?
O Google mais não é do que um eficaz motor de busca na Internet, portanto, a sua mera existência deve-se ao projeto submetido pelo engenheiro britânico há já três décadas. Assim sendo, para marcar este importante aniversário a Google lançou um novo Doodle. Além disso, providencia-nos com a respetiva contextualização.
Nesse mesmo ano seria lançado no mercado o Macintosh Portable, bem como o primeiro Game Boy, o filho pródigo da Nintendo. Entretanto, o muro de Berlim ainda desafiava a união de um povo, com a outra união, a soviética já no seu crepúsculo perante o sopro inabalável da liberdade.
Então com 33 anos, o engenheiro britânico apresentou uma proposta ao seu superior que a classificaria de "vaga, mas interessante". Assim, 30 anos depois o interesse em torno da World Wide Web é uma constatação do óbvio. Aliás, tornaria a Internet num sistema acessível a todo o mundo, e parte integrante das nossas vidas.
Da Internet à World Wide Web
Apesar do ceticismo inicial, o superior de Tim Berners-Lee daria luz verde ao projeto. Por conseguinte, dois anos depois, em 1991 os primeiros servidores externos da Internet já estavam a funcionar. O resto está escrito nos livros de História, mudando para sempre o curso da Humanidade.
Nunca antes fora tão fácil partilhar informação, nem nunca antes o mundo esteve tão interligado. A Internet tornou-se de tal forma uma parte das nossas vidas que a sociedade atual se desintegraria caso esta eventualmente falhasse, provocando repercussões a todos os níveis.
Caso utilize a Internet para aceder ao email, ou caso o seu negócio se deva atualmente à World Wide Web, o contributo de Berners-Lee à sociedade é inestimável. Assim, da próxima vez que escrever "www" na barra de endereços do seu browser, agradeça não só à Google, mas também a este Sir.
O futuro da World Wide Web de acordo com Tim Berners-Lee
O próprio criador da World Wide Web aproveitou este aniversário para operar um ponto de situação sobre a rede global. Assim, numa carta cunhada pelo próprio, afirmou o seguinte:
Hoje, 30 anos após a minha proposta original para um sistema de gestão de informação, metade do mundo está online. É o momento para celebrar o que já conseguimos, mas também uma oportunidade para refletir até onde temos de chegar. A Word Wide Web tornou-se num fórum público, uma clínica, shopping, escritório, bem como uma escola, banco e muito mais. Contudo, a cada novo website, a cada nova caraterística, a distância entre os que estão online e aqueles que não estão vai aumentando. Assim, torna-se imperativo tornar a Internet e a Web acessível para todos".
Orgulhoso de tudo o que a sua rede já conseguiu, Berners-Lee deixa assim novos desafios para a sua Web, destacando o seu papel enquanto fator de união e promoção da igualdade. Já, numa nota não relacionada, poderá aceder aqui a uma réplica do primeiro sítio da web (website).
Este artigo tem mais de um ano
Para quem tiver interesse.
Tim Berners-Lee em parceria com o science museum (London) vai fazer um livestream de comemoração.
O stream pode ser visualizado em:
https://www.youtube.com/watch?utm_content=queen+next+computer&v=ykCPFUlasFk