WordPress 2.2
Foi ontem, dia 16 de Maio de 2007, lançada mais uma versão do poderoso motor de blogging WordPress.
Esta versão 2.2 tem o nome de “Getz”. Este nome foi atribuído em homenagem ao saxofonista Stan Getz.
A nova "release" foi atrasada algumas semanas, mas cumpre na integra o objectivo da equipa de lançar uma nova versão [major] a cada 4 meses.
Segundo dados do WordPress.org, nos ultimo 4 meses, a versão 2.1 teve mais de 1.4 milhões de downloads. Os planos indicam que este valor deverá ser ultrapassado com esta nova versão.
Esta nova versão trás várias novidades, das quais salientamos a integração com os Widgets, e a resolução de mais de 200 bugs.
As principais novidades são as seguintes:
- WordPress Widgets - Permite "rearranjar" facilmente e adaptar com extrema facilidade áreas do seu blog (normalmente sidebars) através de drag-and-drop.
- Suporte Atom - Actualização dos feeds Atom para utilização do stadard 1.0 e criação da "Atom Publishing API" como complemento ao interface XML-RPC do WordPress.
- Importador de blog - Permite importar para um motor WordPress blogs que estejam assentes no motor do Google. São importados artigos e comentários. Apenas é pedido que introduza o username/password do blog.
- Stream de comentários infinito - Na pagina de gestão de comentários passa a estar sempre disponível um numero fixo de comentários. Ou seja, caso apague um comentário, a página é actualizada e um novo surge (desde que exista).
- Protecção - Criada a capacidade de inibição da activação de um plugin ou a edição de um ficheiro que possa causar interrupção do blog.
- Optimizações de velocidade - Melhorias no código core e filtros vão permitir maior velocidade de apresentação dos dados e menor carga no servidor.
Foram também realizadas muitas actualizações a nível do próprio motor do WordPress, e por isso não visíveis.
O Peopleware ainda não efectuou o upgrade para esta nova versão, mas prometemos um artigo mais extenso e com maior profundidade sobre este novo motor aquando da nossa actualização.
Se pretendem mais informação sobre esta nova versão devem consultar esta página.
Licença: Freeware Download: WordPress 2.2 [.zip] Download: WordPress 2.2 [tar.gz] Homepage: WordPress
Este artigo tem mais de um ano
Não sendo mau, pelo menos grafica e funcionalmente, em que é que é pior em relação ao blogspot?
@Dário Ângelo,
O blogspot, pelo que conheço, está “preso” aos servidores do Google. O WordPress é um motor que se instala num servidor. Na verdade não se instala coisa nenhuma, na verdadeira acepção da palavra. Colocas os ficheiros no servidor, acedes ao install.php e ele faz tudo sozinho e quando precisa de dados ele pede-te.
Explicando, caso tenhas um servidor, ou alojamento num, não precisas de estar preso. Fazes o que bem entendes e publicas o que bem entendes. É verdade que também podes alojar o teu site/blog nos servidores da WordPress, mas a vantagem aqui é mesmo poderes ser tua a instalar e a gerir como bem entendes. Não é um serviço que é prestado.
Espero ter sido claro o suficiente.
ascensãoacepção 😉Acho este artigo mt interessante. A alguém que domine este motor, coloco o desafio para que seja realizado um tutorial sobre como “instalar”/ gerir / “customizar” o worpress, para users menos experientes como eu.
Cumprimentos.
@Tharos,
Apenas um comentário ao teu comentário…
Tu fazes ideia da trabalheira que isso vai dar?? Mas tudo bem, está lançado o desafio!
Falta só o Vitor “mandar” fazer e aparece feito!
Entretanto podes ir começando a dar uma olhada a um how-to que já fizemos:
WP-Print .21
Tá bom Pedro Simões, realmente a diferença é sem dúvida total entre instalar ou usar o que já está feito.Obrigado pelo esclarecimento.
ouço falar muito sobre o wordpress mas o que ele é mesmo? o que faz?
@whyunt,
O wordpress é o motor que está a tratar do Pplware. É ele que gera de forma dinamica a informação que voçês aqui vêm. É claro que somos nós que introduzimos os conteudos, mas é ele que gera as páginas.
Aconselho-te a gastar uns minutos em http://www.wordpress.org e ai podes entender o que é o wordpress.
Basicamente é um serviço semelhante ao blogger mas, na minha opinião, melhor.
Aliás, muitas das “inovações” introduzidas recentemente nos blogs alojados em blogspot.com são de facto vantagens que o serviço da worpress já disponibilizava. A organização por categorias é uma delas.
Eu fiz a migração do blogspot para o wordpress e estou muito satisfeito. Nem tudo é perfeito, mas em termos gerais gosto mais do layout (e há muitos à escolha), dos widgets da sidebar e do “overall web2.0 look” que os caracteriza.
Em determinados elementos é menos “personalizável” que o blogspot (por exemplo, não aceita nada na sidebar que tenha javascrpits) mas assim consegue-se manter um design mais limpo e com maior usabilidade.
Um melhoramento que continua a faltar, conforme já anteriormente referido por outros users, é a possibilidade de “editar” um comentário.
E como é possivel instalar o motor do wordpress no feisty? E remover aquela barra mesmo no topo do blog que estraga o layout todo do blog? A barra do wordpress que contem “press this” e “blog this”.
Obrigado
@filipe,
Para instalares o wordpress num linux tens de ter 1º um apache (ou outro web server) e o php a funcionar.
Depois é só “largar” o wordpress lá dentro e configurar o que ele te pedir. Tens uns excelentes guias no site do wordpress.
Quanto às barras acho que isso apenas é do theme que escolheste. Como podes ver o pplware não tem isso. Ou isso ou estás a ver um blog que está alojado nos servidores do wordpress e ai não podes alterar muita coisa!!
@ Pedro Simões
isso é que é rapidez! 😉 Obrigado, vou tentar então instalar o apache e ter o php a funcionar, para depois tentar configurar o blog
Obrigado