A alteração dos Termos de Serviço do WhatsApp veio criar uma onda de problemas. Os utilizadores não concordam que os seus dados sejam passados para o Facebook e isso leva a que uma migração e massa esteja a acontecer.
Ciente desta situação, o WhatsApp tomou uma posição que revela uma potencial mudança. Resolveu recuar e adiou a data de entrada em vigor das novas regras. Não se sabe se algo mais vai mudar, mas certamente que vai haver alterações.
WhatsApp recuou na aplicação das medidas
A data definida para a entrada em vigor das novas regras era o próximo dia 8 de fevereiro. Nessa data o WhatsApp tinha programado bloquear o acesso às contas de todos os utilizadores que não aceitassem concordar com as mudanças.
Com essa data cada vez mais próxima e com a confusão a aumentar, o WhatsApp resolveu agora adiar esse momento. Segundo o que foi anunciado, este processo será colocado em pausa por 3 meses e apenas nessa altura será revelado o que irá realmente acontecer.
Thank you to everyone who’s reached out. We're still working to counter any confusion by communicating directly with @WhatsApp users. No one will have their account suspended or deleted on Feb 8 and we’ll be moving back our business plans until after May – https://t.co/H3DeSS0QfO
— WhatsApp (@WhatsApp) January 15, 2021
Tem tentado explicar as medidas aos utilizadores
O WhatsApp tem-se igualmente desdobrado em declarações a revelar de forma clara o que estas regras vão trazer. Segundo tem revelado, não vai haver alterações aos dados que são já partilhados com o Facebook, nomeadamente no que toca a informação dos utilizadores e as suas conversas.
A informação que tem sido revelada dá conta das mudanças, sendo estas focadas no WhatsApp Business. A empresa partilhou que “a atualização inclui novas opções que as pessoas terão ao conversar com empresas no WhatsApp e aumentará a transparência sobre a recolha e o uso de dados”.
We will make sure users have plenty of time to review and understand the terms. Rest assured we never planned to delete any accounts based on this and will not do so in the future.
— WhatsApp (@WhatsApp) January 15, 2021
Adiar foi a solução mais simples de todas
Mesmo com esta informação, e algumas ajudas externas contrárias, os utilizadores têm optado por abandonar o WhatsApp. Escolheram o Telegram e o Signal como os seus novos serviços de mensagens, graças à segurança e privacidade oferecida.
É ainda muito cedo para saber, mas tudo aponta para que esta mudança vá ter um impacto negativo no WhatsApp. A decisão de abandonar parece ser definitiva e dificilmente os utilizadores vão regressar. O estigma que o Facebook tem levou principalmente a esta situação de má imagem pública, que será complicada de resolver.