Vivaldi 2.2: A sério que não consegue viver sem o Google Chrome?
Um browser é uma das ferramentas que mais usamos no nosso sistema. Neste mercado o Google Chrome ganha em popularidade, mas há boas alternativas, como é o caso do Firefox, Opera, Edge, entre outros.
Um dos browsers que temos vindo a acompanhar com especial interesse é o fantástico Vivaldi. Vamos conhecer as novidades da versão 2.2.
Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e cofundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta.
Com o aproximar do final de ano, os responsáveis pelo projeto Vivaldi decidiram lançar a versão 2.2 que traz melhorias ao nível da acessibilidade, navegação e experiência.Vamos conhecer as novidades desta versão.
Gestão sessões ao nível dos separadores
Esta é a primeira vez que o Vivaldi disponibiliza tal funcionalidade apesar de não ser propriamente uma novidade no mundo dos browsers. Com esta função, o utilizador passa a conseguir guardar um conjunto selecionado de separadores como sessão.
As sessões salvas permitem manter um grupo de separadores que deseje abrir posteriormente. Essas sessões podem ser renomeadas para ajudar na organização e também para que o utilizador possa trabalhar em sessões diferentes, caso assim pretenda.
Melhor navegação
Com a funcionalidade Access Keys é possível aceder a funções importantes de uma página da web usando para isso atalhos do teclado. Para aceder aos atalhos de um site basta que carregue em F2 / ⌘E e depois procure por Mostrar teclas de acesso do site.
Em seguida é apresentada a lista de atalhos disponíveis para um determinado site. O utilizador pode também definir facilmente atalhos - ver aqui.
Suporte para Picture in Picture
Com o Vivaldi 2.2, os vídeos que os utilizadores estão a ver "dentro do browser" podem agora estar fora da janela do browser. Para ativar tal funcionalidade, basta que carregue em cima do vídeo com o botão do lado direito do rato e escolha a opção Ecrã no ecrã.
Este poderá ser o browser que o vai conquistar pela velocidade, desempenho e segurança. Quem o criou tem a fama de adicionar estas 3 componentes ao seu trabalho. Aponte o nome e faça download… quem sabe não será o seu browser predefinido já hoje.
Este artigo tem mais de um ano
noticia sobre Vivaldi 2.2 e tinham de falar em quem? Google Chrome!
mesmo…. enfim….
É normal, o Chrome é líder destacado no mercado, isso não tem mal nenhum…não uso Chrome BTW…
Sem browser para smartphones é mais difícil crescer neste mercado. Mas é de facto um excelente browser.
era bom mas ja nao e mais
o rei continua e vai continuar a ser o Chrome e os restantes tem de se contentar com os postos abaixo
Ja é opensource?
Não?!
OK… Então esqueçam!
Talvez para a próxima…
Além disso, Chromium por Chromium, é melhor o original!!!
^^ Não deves ter utilizado o Vivaldi, de certeza, lá por utilizarem o mesmo rendering engine não significa que sejam exactamente iguais.
não são exactamente iguais mas esta semana, depois de uma actualização, tentei activar o flash para jogar um jogo e não consegui porque mostrava um alerta que o plugin estava desactualizado e quando clicava no botão para fazer a actualização era direccionado para uma página de instruções em que só falava do google chrome e não do vivaldi sem conseguir um link para a actualização.
neste momento estou a começar a gostar do opera e a testar o torch.
não! não são iguais… a aparencia é diferente!
fdx, tu ainda usas flash? por amor de deus…..
Sou usuário do Firefox no pc e tenho dificuldades em trocá-lo por outro navegador, mas tenho experimentado o Brave que tem me impressionado. No Android troquei o Chrome pelo Brave há algum tempo e nãoe arrependo.
Também troquei o Chrome pelo Brave no iPhone e nunca mais voltei atrás.
Eu também já há muito tempo que troquei o Chrome pelo Firefox e não quero outra coisa. Já experimentei dezenas de browsers e sinceramento não consigo abandonar o Firefox, IMHO é o melhor browser open-source! Uso em Windows e Android (Linux uso outra coisa).
Pena que há poucos complementos/extensões para ele.
Quase todas as do Chrome funcionam no Vivaldi. Instalam-se a partir da mesma webstore.
Brave. Brave é o melhor browser que existe, e vai mudar completamente a indústria dos browsers.
Não digo que mude completamente mas que é um excelente navegador/browser lá isso é.Prefiro 1000 vezes o novo Brave Browser(com o seu novo layout,a nova UI,o novo motor de renderização),do que operar com o Vivaldi Browser.Em performance o Brave dá 1000 a 0 ao Vivaldi.É mesmo muito melhor.Já vem com o seu próprio Adblock integrado,já se pode fazer a sincronização para se ter as extensões que se tem no Google Chrome(pois antigamente não dava),etc. Foi o melhor que podia ter acontecido a este navegador/browser. 🙂
Já leste a EULA do mesmo? Pois acho que deverias…
não sou usuário do Brave, mas poderia me dar uma breve introdução do que achou interessante na EULA dele?
1) O que incomoda neste browser é que tenho costume de abrir uma aba pra aceder depois, só que este browser abre a aba e já acede diretamente à ela. Um tanto irritante.
2) Este browser fica sempre a abrir na última página que acedi.
3) Muito poucas extensões
4) No Linux pelo menos, há problema com codecs. Quando se instala, parece que falta alguma coisa e a imagem de um vídeo, como o YouTube, fica toda pixelizada.
1) Vai às Opções
2) Vai às Opções
3) Vai à Store do Chrome (é baseado no chromium portanto utiliza as extenções do chrome)
4) Assim como em Windows, codecs proprietários é complicado para eles visto que têm que pagar licenças, é um assunto que está a ser analizado pela equipa Vivaldi.
O ruim desse vivaldi é q a maioria das extensões do chrome bugam nele e não funcionam como deveria…..
Porque é que o Vivaldi não suporta o Toconline (ferramenta de contabilidade online).
Incompreensível…
O Vivaldi tem todo o historial do Opera atrás, e isso não é coisa pouca. Foi, no seu tempo, o browser mais inovador de sempre, que seriam adoptados depois por outros navegadores. Muitos aqui não tem memória para saber, mas cá vai uma pequena lista: TABS (abertura de várias páginas), Speed Dial (nova página com dividido em vários quadros com o ícone dos nossos sites mais acedidos), bloqueador de pop-up, reabrir páginas fechadas recentemente, navegar em privado, etc.
Mas acima de tudo o Opera foi o co-criador do CSS – que simplesmente revolucionou o web design.
Infelizmente permitiram o dinheiro falou mais alto e o browser foi sacrificado de morte perdendo muita coisa boa que tinha conquistado, até que alguns dissidentes resolveram criar o Vivaldi – que é simplesmente fantástico, tenho o mesmo frenesim dos tempos áureos do Opera. Temos a web de volta.
fa
O pack google (Chorme+Gmail+Calendário+Keep) é difícil de destronar. Vai ser um reinado milenar 🙂
De modo nenhum. Todas funcionam perfeitamente no Vivaldi e o Keep deixa muito a desejar.
Estou usando o Vivaldi, que agora vem com Ad Block nativo e com e-mail de 5 GB. Sensacional o e-mail do Vivaldi, que se vc errar na ortografia, n envia as mensagens para o destinatário. Com relação ao Opera, que foi adquirida em 2016 por um grupo chinês, onde tem a Qihoo, que burla e colhe dados do usuários para os servidores(data center), pra china, que foram transferidos da Noruega para Bienjin.