De acordo com dados da Agência para a Modernização Administrativa, atualmente são mais de 280 mil os portugueses que já usam a Chave Móvel Digital. Atualmente este método de autenticação é usado em vários serviços do Estado, e a simplicidade e comodidade fazem da Chave Móvel um serviço com cada vez mais adeptos.
Hoje vamos ensinar como podem gerar códigos “manualmente.
O que é a Chave Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
Onde pedir a chave móvel?
Além do cartão de cidadão, o utilizador pode ainda solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente:
- Online para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação;
Faça o seu pedido aqui.
- Presencialmente para cidadãos portugueses com cartão de identificação e cidadãos estrangeiros com passaporte, residentes em Portugal, num balcão de atendimento dos:
Como gerar códigos “manualmente”?
Sempre que um utilizador usa a sua Chave Móvel Digital, recebe um código de segurança para validar a autenticação. Esse código chega por SMS, e-mail ou via mensagem direta no Twitter. No entanto, é também possível gerar códigos com uma aplicação.
Usando a aplicação Chave Móvel Digital, o utilizador passa a ter uma alternativa ao envio do código de segurança por sms, email ou mensagem direta no Twitter, sendo este enviado através de notificação push para o smartphone que fica associado ao número de identificação civil. É igualmente possível gerar novos códigos e controlar o tempo de vida de cada um.
Para usar o utilizador apenas tem de indicar o seu número de telemóvel e PIN. Depois irá receber via SMS um código de confirmação da autenticação.
Em seguida é só carregar no botão Gerar para que seja gerado um código de segurança. No ícone da roda dentada é possível definir, por questões de segurança, um código de acesso à apps.
Com a aplicação Chave Móvel Digital o utilizador deixa de depender de serviços de terceiros para receber o código de segurança. Tudo funciona de forma simples e prático, sendo que o utilizador pode gerar códigos sempre que pretenda.
A app Chave Móvel Digital está disponível para Android e iOS.