A Ucrânia já tem internet da Starlink! Apesar de todas as tentativas para acabar com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, a verdade é que a cada diz que passa aumenta o número de mortos e feridos.
Mykhailo Fedorov, vice primeiro-ministro e ministro da Transição Digital da Ucrânia fez um desafio a Elon Musk e o magnata da Tesla já concedeu ao pedido.
Serviço da Starlink disponível na Ucrânia e há mais satélites a caminho…
Se a Rússia estava com ideias de cortar a Internet à Ucrânia, vai ter de mudar de estratégia. Através de um twitter, Elon Musk revelou que a Internet por satélite Starlink da SpaceX está já ativa na Ucrânia.
Mykhailo Fedorov, vice primeiro-ministro e ministro da Transição Digital da Ucrânia, proferiu recentemente as seguintes palavras…
Enquanto tentas colonizar Marte, a Rússia tenta ocupar a Ucrânia. Enquanto os teus foguetões aterram a partir do espaço, os rockets da Rússia atacam civis ucranianos
Além destas palavras, Mykhailo Fedorov fez um pedido a Elon Musk, ao referir que a Ucrânia precisava de um melhor e mais resistente serviço de Internet. Em poucas horas, o serviço da Starlink ficou disponível na Ucrânia e informou também que há mais terminais a caminho.
Starlink service is now active in Ukraine. More terminals en route.
— Elon Musk (@elonmusk) February 26, 2022
De relembrar que a SpaceX pretende criar uma constelação de 42 mil satélites Starlink. Esta rede permitirá levar Internet de alta velocidade para zonas mais remotas do planeta.
Com o serviço de Internet da SpaceX, a Ucrânia passa a ter melhor serviço, mas também deixa de ficar dependente das infraestruturas por fibra.
O projeto Starlink da SpaceX foi uma aposta disruptiva que alertou os países para uma nova realidade. É possível ter internet e comunicações em qualquer parte do planeta com mais segurança e com menos controlo de terceiros nos tarifários, velocidades e outros aspetos fundamentais para a sociedade moderna. Nesse sentido, há várias potências mundiais a querer ter a sua própria constelação, entre elas a União europeia.
Leia também…