Tinkerbin – Construa páginas web com a máxima facilidade
Nem sempre podemos contar com as principais suites de desenvolvimento de páginas web para nos apoiarem e ajudarem. Nessas situações podemos sempre recorrer a um editor de texto e assim criar as páginas que pretendemos.
Para nos ajudar a manter todo o código estruturado e arrumado, por forma a podermos criar as páginas web que pretendemos surgiu agora um serviço alojado na Web. O Tinkerbin permite que construam as vossas páginas e que partilhem o código com outros utilizadores.
O Tinkerbin é um serviço web onde podem criar e testar o código das vossas páginas web. A sua interface lembra a de algumas ferramentas de produção de páginas, onde o código é separado de acordo com a sua linguagem.
O HTML, o CSS e o JavaScript são colocados em zonas diferentes, mas o produto final aparece perfeitamente integrado. Podem verificar a qualquer momento o resultado do que forem construindo e alterar o que acharem necessário.
A principal vantagem do Tinkerbin é que não necessitam de estar a criar ficheiros e a enviá-los para servidores remotos ou a ter servidores web a correr nas vossas máquinas.
Suporta para já as principais linguagens de construção de páginas, HTML, CSS e JavaScript, mas também tem suporte para CoffeeScript, Sass (com Compass), Less, HAML e muitas mais.
Para vos ajudar a construir o código das páginas e para facilitar a sua leitura, o Tinkerbin usa cores para marcar o código que forem criando.
O Tinkerbin permite verem todo o código integrado numa única janela ou, se preferirem, ver em janelas separadas, sem que vejam o restante código já escrito.
Os botões que têm disponíveis no final da página permite que actualizem o resultado das páginas que estão a construir, ver o código criado e gravar o que já criaram.
Ao gravarem é apresentado no topo da página do Tinkerbin um link que podem usar para aceder posteriormente ao trabalho que estiveram a realizar ou para que passem a outros utilizadores para que vejam o que criaram e alterem o que for necessário.
Testem o Tinkerbin e testem com ele a criação de páginas web. É uma ajuda preciosa em situações em que necessitam de criar páginas web e forma rápida e sem que tenham de criar ficheiros ou activar servidores web.
Infelizmente o Tinkerbin não suporta PHP, mas provavelmente com o evoluir da ferramenta alargará o suporte para esta e outras linguagens.
Testem o Tinkerbin e vejam a simplicidade de utilização e a ajuda que pode dar!
Homepage: Tinkerbin
Este artigo tem mais de um ano
Só conhecia o http://jsbin.com/ e o http://jsfiddle.net/, que suponho serem os mais conhecidos. Não sei se têm mais ou melhores funcões que este que vocês apresentaram mas parece interessante.
Para quem está a aprender estas são excelentes ferramentas, rápido para testar coisas pequenas de html, css e javascript.
Para testar ou mesmo formular páginas inteiras 🙂
Não sei até que ponto se torna prático usar estas ferramentas para uma página complexa, normalmente uma página precisa de mais que uma css e/ou mais que um ficheiro de js. Tenho visto usarem estas ferramentas mais para partilhar snippets, com objetivo de fazer apenas uma coisa e não para criar páginas inteiras, muito menos projetos (sites).
Não conhecia… até agora só tinha conhecimento de aplicações de desenvolvimento web na própria máquina e não online.
Preciso de criar um site, mas não tenho grandes conhecimentos de informática. Sabem de bons “sites builders” ?
eu gosto deste:
http://iplotz.com/
Ainda se suporta-se php, agora html testa-se facilmente no browser sem ser preciso um host.
Dá uma olhadela neste, Cloud9, tem uma enorme diferença porque é um IDE com muitas funcionalidades e o mais interessante talvez seja a capacidade de fazer deployment diretamente por FTP ou para clouds como Heroku. Também está integrado com serviços de versionamento como GitHub o que é excelente. O unico mal é que este serviço é gratuito apenas para projetos open source, logo o teu projeto estará acessivel a toda a gente, a não ser, se não estou em erro que uses um serviço externo de alojamento/versionamento de código como BitBucket que te permite teres projetos privados gratuitamente.
http://c9.io/
Já agora desafio também o Pplware a experimentar este IDE na cloud, como assim o chamam, sem duvida é um conceito.
Não sei até que ponto para PHP será boa opção, mas para quem programa para a web em Ruby ou Java experimentem, a integração com o Heroku é fantastica.
Muito bom pra aprender a programar e para aqueles momentos onde só nos resta usar o notepad!
————————————————
http://gotasdeinformatica.blogspot.com