Como já estamos habituados, Elon Musk tem uma forma muito peculiar de anunciar as novidades das suas várias empresas. Se normalmente são utilizados anúncios, comunicados oficiais e afins, o CEO da SpaceX aproveita o Twitter ou eventos que aconteçam. Desta vez, o anúncio foi feito num congresso e envolveu a Starlink.
Durante o Mobile World Congress (MWC) 2021, em Barcelona, Elon Musk anunciou que a Starlink se tornará global dentro de cinco semanas.
A SpaceX tem garantido que são enviados para a órbita da Terra satélites que, todos juntos, formarão a Starlink. Apesar dos problemas que foi enfrentando, a grande promessa de Elon Musk poderá chegar a todos os cantos do mundo dentro de cinco semanas.
O anúncio foi feito pelo próprio CEO, durante o discurso de abertura que protagonizou no Mobile World Congress (MWC) 2021, em Barcelona. Ou seja, o lançamento está muito perto de acontecer e será mais cedo do que o previsto e anteriormente anunciado.
Em agosto devemos ter conetividade em todo o lado, exceto nos polos.
Disse Elon Musk, acrescentando que a Starlink pode ser pensada como o “preenchimento da lacuna entre o 5G e a fibra”. Mais do que isso, revelou que terão 500.000 utilizadores em 12 meses e que estão a crescer muito rápido.
Internet para todos com a Starlink
Embora garanta uma velocidade incrível e uma capacidade excelente, na realidade, o serviço da Starlink não será, inicialmente, para todos os bolsos. Nesse sentido, Elon Musk deixou claro, durante o congresso, que pretende reduzir o custo do equipamento.
Aliás, a SpaceX está até a trabalhar e terminais de próxima geração, por forma a garantir um custo mais baixo associado ao mesmo serviço.
Gostaríamos de reduzir o custo do terminal de $500 para $200/ $350 ou algo do género.
Além disso, explicou que muitos dos clientes da Starlink viverão em regiões bastante remotas, muitas vezes, sem acesso a eletricidade. Portanto, o sistema está a ser criado para não precisar de muita manutenção, não ser de difícil manuseamento, e funcionar de forma quase instantânea.
Por fim, Elon Musk referiu o potencial das parcerias que a SpaceX está a estabelecer com as operadoras, bem como a sua utilidade, tendo em conta os requisitos legais exigidos pelos países.
Leia também: