Pplware

Starlink: A Internet da SpaceX consegue atingir 60 Mbps e ping de 20 ms

Elon Musk criou a rede de Internet Starlink através da sua empresa SpaceX. Este projeto teve início no ano de 2015 e tem estado em desenvolvimento deste então, apresentando melhorias ao longo do tempo.

Mas uma dúvida que sempre pairou no ar é qual a velocidade das ligações que esta rede permite atualmente. E agora novos dados respondem indicando que a Starlink tem a capacidade de alcançar 60 Mpbs, tendo o objetivo de conseguir chegar aos 1 Gbps.


Através da sua empresa espacial SpaceX, Elon Musk criou a rede Starlink. O objetivo deste projeto é fornecer, através de satélites, Internet de banda larga a todos e a preços acessíveis. Assim, a rede poderia abranger locais remotos onde as ligações são insuficientes ou até mesmo inexistentes.

Mas em julho deste ano, a Starlink começou a funcionar como beta privado. Ou seja, o serviço de Internet começou a fornecer ligações aos primeiros utilizadores que têm a antena e que já iniciaram os testes do funcionamento de forma gratuita.

No entanto, apesar de serem obrigados a manter os dados confidenciais, algumas informações referentes à velocidade da ligação foram divulgadas na Internet.

Afinal, qual a velocidade da rede Starlink da SpaceX?

Para apurar a capacidade da rede de Elon Musk, alguns utilizadores recorreram a testes de velocidade, como por exemplo o Ookla, e partilharam os resultados na plataforma Reddit. Assim, de acordo com os testes, verifica-se que a velocidades de download conseguida pelo Starlink varia entre 11 Mbps e 60 Mbps, consoante os diferentes testes realizados. Já ao nível do upload, a velocidade vai desde os 5 Mbps e os 18 Mbps.

Os testes foram realizados sobretudo em Los Angeles (Califórnia) e em Seattle, nos EUA.

Contudo, os resultados estão bastante longe do 1 Gbps que a SpaceX promete quando o projeto da rede Starlink estiver 100% em funcionamento.

Já relativamente à latência (ping), Elon Musk havia indicado que o serviço teria 20 ms ou até menos, apontando como meta os 10 ms. Mas de acordo com os primeiros testes partilhados pelos utilizadores, a latência varia entre os 90 ms e os 31 ms. No entanto já nos últimos testes, uma imagem indica que foi conseguida uma latência de 20 ms.

De qualquer forma, e apesar de os testes terem como fornecedor a rede da Starlink, os resultados não foram oficialmente confirmados pela SpaceX. Mas os dados pelo menos já nos dão uma ideia da capacidade da rede, mesmo que numa fase inicial do projeto.

Quando a rede Starlink foi implementada, apenas cobria certas latitudes e pontos específicos da Terra. Contudo, com o lançamento de mais satélites, o objetivo é que o serviço abranja todo o mundo.

Recordamos que os satélites da Starlink operam a cerca de 500 km acima do nosso planeta, enquanto que os satélites geoestacionários tradicionais estão localizados a mais de 30.000 km de distância. Por este motivo, espera-se que o projeto da SpaceX de Elon Musk possa vir a trazer muitos benefícios para as pessoas no futuro.

Leia também:

Exit mobile version