Neste mundo moderno, bastante digital, parece quase impensável um país ficar desligado totalmente da rede global Internet. No entanto, a Rússia já tinha feito um teste em julho de 2021, e provavelmente, era um teste já com esta guerra híbrida no horizonte.
De acordo com algumas informações, a Rússia prepara-se para se desligar da Internet Global a 11 de março.
Lei soberana da Internet aprovada em 2019
Tal como referimos aqui, o final de 2019, a Rússia adotou a chamada “lei soberana da Internet”. Esta deu, ao governo, o poder de desligar o país da Internet global, em caso de emergência ou de ciberataques estrangeiros.
A lei exige que as operadoras instalem equipamento de rede capaz de inspecionar, profundamente, os pacotes, e autoriza testes à rede anuais.
Face à guerra hibrida que se está a viver, a Rússia prepara-se para a possibilidade de se desligar da internet global. A ideia passa por ser criada uma rede interna totalmente controlada por Moscovo.
O Governo já deu ordens para que todos os sites e serviços do Estado passem, até ao final desta semana, para um sistema de domínio russo.
#Russia began active preparations for disconnection from the global Internet
No later than March 11, all servers and domains must be transferred to the #Russian zone. In addition, detailed data on the network infrastructure of the sites is being collected. pic.twitter.com/wOCdRqOJej
— NEXTA (@nexta_tv) March 6, 2022
Por outro lado, o Ministério do Desenvolvimento Digital disse que não há, para já, planos para um corte total, mas este deverá ser um passo para a total independência do país.
De relembrar que o Presidente russo, Vladimir Putin, justificou esta “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário. Esta tem sido uma guerra híbrida, por terra e através da internet (com os muitos ciberataques).
Leia também…