O projeto é ambicioso, mas com Elon Musk não há impossíveis! De acordo com dados recentes, a rede Starlink tem, ao todo, já mais de 10 mil assinantes nos Estados Unidos da América e também em outros países.
Recentemente Elon Musk revelou que até ao final do ano haverá mais novidades! Segundo Musk, a rede Starlink vai oferecer ligações a 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms.
Rede Starlink permite o acesso à Internet via satélite…
A rede Starlink é uma rede de acesso à Internet cujo “backbone” é constituído por satélites. O objetivo é criar rede de acesso de alta velocidade que chegue inclusive a zonas remotas.
A Starlink pode tornar-se num operador de escala mundial com uma rede composta por 4.425 satélites.
Segundo informações do regulador americano, o projeto Starlink estará licenciado e concluído até 2024. Atualmente, numa versão beta, os utilizadores podem usufruir de uma velocidade de dados que pode variar entre 50 Mbps a 150 Mbps e uma latência entre 20 ms a 40 ms.
Entretanto, já com muitos clientes, Elon Musk aproveitou o Twitter para revelar que a rede vai fornecer, ainda este ano, internet a 300 Mbps e com uma latência abaixo dos 20 ms. O tweet surgiu depois de um cliente ter publicado que a sua internet, através da rede Starlink tinha chegado aos 130Mbps.
Set dishy on the ground for now until the pipe adaptor arrives.
1. Dishy 2. One of the first speed tests 3. Fastest speed test so far (standing next to the router) pic.twitter.com/kQVR3CyFwo
— Anthony Iemole (@SpaceXFan97) February 21, 2021
Além desta informação, Musk confirmou também que uma boa parte das zonas da Terra possam usar já a rede Starlink em 2022.
Active coverage map?
— eugenelee3 (@eugenelee3) February 22, 2021
Recentemente foi partilhado um vídeo no YouTube que mostra centenas de carros Tesla a atualizarem o software através da rede Starlink.
De relembrar que Musk pretendia ter 12.000 satélites. No entanto, devido a restrições da FCC, já que nem todos estariam na mesma órbita e frequência, só poderia pedir permissão para 4.425. Ou seja, os mais de quatro mil satélites serão ligados em rede, com a mesma frequência e a uma mesma altitude.
Pode saber aqui mais informações do projeto Starlink.
Leia também…