O Clearly da Evernote chegou ao Firefox
O Evernote veio revolucionar a forma como recolhemos informação e a guardamos para posterior consulta. Conseguimos ter as nossas notas espalhadas por diversas máquinas, sendo que o centro de toda a sua sincronização e alojamento está num serviço web, a que podemos aceder das mais variadas formas e nos mais variados equipamentos.
Mas como não se podia limitar a ser um simples serviço de alojamento de notas, o Evernote teve de continuar a evoluir, tendo sempre no seu centro a capacidade de sincronizar informação com o seu serviço na Internet. Foram vários os serviços que surgiram das mãos da Evernote e o Clearly foi um deles.
Apesar de ter sido lançado em meados do mês passado apenas para o browser da Google, os programadores do Evernote cumpriram a sua promessa e surge agora a versão para Firefox.
Esta versão traz para o Firefox tudo o que havia já sido apresentado para o Chrome. Com o Clearly vão poder tornar o vosso Firefox um leitor de conteúdos perfeito.
O Clearly remove das páginas web todos os elementos que podem ser considerados como distracções, deixando apenas no ecrã apenas o que é essencial. Esta função não é nova, mas a integração que este faz com o Evernote tornam-no uma ferramenta muito apelativa.
Ao carregarem no botão do Clearly todos os elementos desnecessários são removidos e o texto é apresentado numa interface específica.
Podem nessa interface adicionar esses conteúdo como uma nova nota do Evernote, mediante a colocação das vossas credenciais.
Podem ainda alterar a interface do Clearly e assim ter um fundo de uma cor diferente, a fonte alterada e outras definições. Podem ainda enviar esse conteúdo para impressão directamente dessa interface.
O Clearly tem disponível várias opções de configuração. Estas estão divididas em duas zonas, sendo a primeira o local onde definem os atalhos de teclado que podem usar, as tags a usar caso enviem as páginas para o Evernote e os dados da vossa conta do Evernote para que o Clearly se possa ligar a ela.
Na segunda zona, e porque o Clearly se baseia na mudança do CSS da página que estão a ler, é onde podem mudar todos os parâmetros de visualização dos conteúdos. As opções são várias e vão desde a cor do fundo da página até ao tamanho e posição do texto. Existe um visualizador onde podem ver as mudanças que vão efectuando.
O vídeo abaixo mostra de forma perfeita o que a equipa do Evernote pretende que o Clearly seja. Uma ferramenta para vos ajudar a ler conteúdos na Internet, sem quaisquer distracções e com a possibilidade de guardarem esses mesmos conteúdos para uma leitura atenta mais tarde.
O Clearly vai simplificar a leitura de conteúdos na Internet, directamente dentro do browser e sem quaisquer distracções adicionais.
Se são utilizadores do Evernote, esta extensão é um excelente complemento, ainda mais agora que está disponível para dois dos browsers mais usados na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Vamos lá então experimentar já que chegou ao FF.