O Bing sabe onde andas…
Na semana em que abandonamos o mundial de futebol e onde todos sabiam onde a andava a selecção trazemos-vos um vídeo da Bing que mostra um conjunto de novos serviços que vão permitir que consigamos interagir com os sites em função do local onde estamos.
Tomando por base um dos filmes que mudaram a América (Easy Rider), alterando a forma de pensar, de forma de agir e estar, a Microsoft consegue parodiar e publicitar os novos serviços do seu motor de busca. A geolocalização e os serviços associados são o principal elemento do vídeo.
Com o evoluir da Internet e da tecnologia associada, não só a ela mas também a todos os equipamentos que nos rodeiam no dia-a-dia, começam a surgir aplicações e soluções na Web que fazem uso da nossa localização para que nos sejam fornecidos serviços baseados nessa informação. Podermos pesquisar por Farmácias e serem-nos devolvidos os resultados das que estão na nossa área ou termos acesso ao trânsito em directo no nosso telefone através da Internet. Pode ainda ser enviada publicidade associada a eventos em que estejamos ou a serviços que venhamos a necessitar por estarmos nesse local.
Mas ao informarmos essa localização aos serviços não estamos a comprometer a nossa privacidade? Da mesma forma que muitos utilizadores se queixam de que a sua informação está a ser armazenada pela Google e outras empresas, não estará esta tecnologia a recolher ainda mais informação e provavelmente ainda mais sensível?
Os dados recolhidos, se realmente o forem, conseguem registar de forma ainda mais precisas os nossos passos, mas agora fora do mundo digital. Conseguem desta forma saber onde andámos e o que procurámos ou necessitámos nesses locais.
Será interessante ver como irá a publicidade e reagir a esta mudança de paradigma. Não só iremos ter publicidade relacionada com as nossas preferências, mas também associada ao local onde estamos e com o que podemos vir a necessitar face às condições do local.
No extremo oposto desta questão está a utilidade destes serviços para o utilizador. Deixamos de ter de nos preocupar com a filtragem dos resultados de pesquisas ou com a possibilidade de estamos a aceder a serviços que não nos vão ser úteis por estarmos fora da sua área de acção ou validade. Podemos ter mais vantagens e novos serviços serão apresentados com base na possibilidade dos sistemas terem acesso à nossa localização.
A questão que vos deixamos é simples. Será que o preço a pagar consegue ser maior que o lucro e a vantagem que iremos ter? Compensará termos o nosso rasto digital entregue às grandes companhias? Ou elas apenas irão inocentemente fornecer os serviços e dai retirar algum lucro, mas sempre com a premissa de não usar a informação recolhida para outros fins?
Gostávamos de saber a vossa opinião sobre este assunto! Comentem e apresentem-nos os vossos pontos de vista.
Este artigo tem mais de um ano
Depois falam da Google.
nao gosto por enquanto
Antes de mais só usa quem quer, segundo, são serviços que não podem ser fornecidos de outra maneira. Se queremos temos que nos sujeitar senão nao usamos. Se formos a pensar assim tambem apenas com o uso do telemovel somos perseguidos.
Anyway até gostei da publicidade está bastante facil de digerir e divertida 🙂
Na minha opinião, a vontade dos grandes interesses corporativos vai sempre prevalecer. Sempre assim foi. Não é por uns alertarem para o facto de haver exposição de privacidade que muitos outros vão deixar de usar o serviço. Sim porque são *muitos* mais os que dão ouvidos à mensagem corporativa do que os que acompanham blogs tecnológicos que expõem as potenciais reais intenções das pessoas por detrás desses serviços.
Eu acredito que, em relação à questão da privacidade online, até ver ainda ninguém me obrigou a divulgar dados nenhuns e na internet apenas há informação sobre mim que eu permito. Portanto, poderá existir sim uma exploração de informação sensível de pessoas, mas isso apenas se essas o permitirem. Os percavidos saber-se-ão proteger, os mais distraídos serão alvo do que quer que seja o objectivo dos detentores da sua informação.
Não vejo esta inovação com bons olhos. Imagino até o clássico: “Porque tenho eu a sensação de estar a ser perseguido?”
Se fosse a Google todos gostavam. Eu ainda não o uso o Bing, talvez daqui a uns tempos, quando forem implantadas todas as funcionalidades que estão disponíveis nos USA.
Mas temos de admitir, para mobile é mais bonito que o Google.
Isto é tudo muito bom, mas, vamos começar a ser seguidos… Um hacker dos bons vais saber onde nós andamos, nem fugir à policia vai ser possível sequer…
E quando a publicidade vier? Eles acabaram por estudar os nossos hábitos e vão nos dirigir publicidade… para nos afastar-mos dela vamos ter que mudar as nossas vidas?
Eu concordo que se avance com o sistema, apenas espero que tenha grandes regras de confidencialidade, e muita segurança. Espero que não associe nomes, nem moradas, apenas associe um numero (como o de telemóvel) e se nos apetecer tiramos o cartão e mudamos para outro…
Isto tem que ser tudo bem pensado…
Vocês comentam aqui cada teoria da conspiração… -_-‘
Não gostam? Não acedam à net. Este tipo de informação não é novo e é importante para a Google e outras empresas que oferecem os mesmos serviços.
Não percebes!
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Qualquer dia é um implante no cérebro para nos controlar e dominar o mundo! O final está perto! Esta lista de produtos e serviços da Google não serve para melhorar a nossa qualidade de vida nem para expandir o negócio da Google. Serve para a Google se entranhar em tudo o que puder e quando menos estivermos à espera…
NOT! 😛 a sério, chega de teorias desse tipo. Tanto a Google como a Microsoft como qualquer outra das grandes empresas ambicionam o lucro (óbvio) e o progresso da tecnologia. Dominar a vossa vida não me parece que faça parte dos seus valores e princípios.
(http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Google_products)
Gostei do anuncio.
Em relação ao serviço em si, prefiro o GPS 😛
Eu achei o anúncio bem retardado por acaso. Mas está bom para o público que gosta do bing anway 🙂