Pplware

Ministério da Justiça francês alvo de ataque informático

A onda de ataques informáticos continua forte. De acordo com notícias recentes, o Ministério da Justiça francês foi alvo de um ataque informático, cuja extensão e consequências são ainda desconhecidas, estando a avaliação “em andamento”, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).

O ataque informático foi reivindicado pelo grupo de ‘hackers’ Lockbit 2.0.


Na quinta-feira, o Ministério da Justiça Francês informou ter tomado conhecimento do alerta de ataque informático e ter efetuado de imediato “as ações necessárias em articulação com os serviços competentes nesta área”.

Numa mensagem enviada esta manhã aos dirigentes dos sindicatos representativos do setor, a Chancelaria especificou “que um ‘site’ conhecido por divulgar dados [lockbit] teria ameaçado publicar arquivos pertencentes ao Ministério da Justiça em 10 de fevereiro”.

“Houve algo, mas não de magnitude significativa, não visa arquivos de tribunais criminais”, disse à AFP uma fonte próxima à investigação, que está a ser levada a cabo pelo comando da ‘gendarmerie’ (força militar) para o ciberespaço.

Na mesma nota, a que a AFP teve acesso é referido que…

As equipas estão totalmente mobilizadas em conjunto com os nossos parceiros habituais. As primeiras medidas foram assim rapidamente tomadas para preservar os nossos dados e realizar as investigações necessárias

De acordo com uma fonte sindical, estão a ser realizadas investigações sobre os “dados protegidos ou não” do ministério, que podem ter sido pirateados, e “sobre um possível impacto no trabalho dos tribunais”, resultado do ataque informático.

No início do mês foi registado um ataque informático demolidor que destruiu arquivos da SIC e do Expresso. Recentemente foram os sites da Ucrânia que foram derrubados.

Exit mobile version