Metascan – Use 19 motores para verificar a existência de vírus
Nem sempre temos a possibilidade de usar o nosso antivírus preferido para analisar ficheiros que recebemos de fontes externas. É natural desconfiarmos que esses ficheiros contenham mais do que aquilo que esperamos e que tragam surpresas desagradáveis.
Ao não podermos usar o nosso antivírus estamos desprotegidos e sujeitos a ficar infectados com todo o tipo de pragas que vagueiam pela Internet. Para resolver esse problema existe sempre a solução de usar um antivírus online. O Metascan é um serviço que eleva ao máximo essa possibilidade ao disponibilizar nada menos do que 19 antivírus.
Ao disponibilizar uma variedade tão grande de motores de antivírus e respectivas definições, é pouco provável que um qualquer ficheiro escape ao crivo e que infecte qualquer computador que estejam a utilizar.
Os motores que o Metascan tem ao seu dispor passam pelos famosos Symantec, McAfee, ESET, Norman, AVG e muitos outros. São ao todo 19 e estão constantemente actualizados.
As vantagens de usar estes motores de pesquisa e analise de vírus em conjunto são óbvias. Dificilmente um antivírus consegue abranger a totalidade dos problemas que vão surgindo e a combinação destes permite uma maior segurança.
No single anti-malware engine is perfect 100% of the time. Using multiple engines to scan for threats allows you to take advantage of the strengths of each individual engine and to guarantee the earliest possible detection. OPSWAT's multi-scanning technology optimizes the included engines to enable fast, simultaneous scanning and eliminates the hassle of licensing multiple products.
A limitação que o Metascan tem é que os ficheiros a serem analisados não podem ter mais de 40MB. De resto qualquer tipo de ficheiro pode ser enviado e analisado. Esta análise é feita em tempo real e à medida que as pesquisas são feitas vai sendo dada informação ao utilizador.
Depois de terem escolhido e submetido o ficheiro para os serviços do Metascan, a pesquisa é iniciada e vai sendo apresentada informação ao utilizador.
Para além do nome do nome de cada um dos motores que está a ser utilizado, é ainda apresentada ao utilizador outra informação útil e importante. O tempo de análise e a data das definições de cada um dos antivírus são apresentados, bem como o resultado de vírus.
No final, e depois de todas as análises feitas, é apresentada um relatório detalhado ao utilizador, sendo indicada a presença de vírus e quais os motores que o indicaram como tal.
Esta é uma excelente ferramenta alojada na Internet, para verificarem a presença de vírus em ficheiros que pretendam analisar. Pode servir de complemento ao vosso antivírus ou para suprir a ausência deste.
Usem-no sempre que tenham dúvidas sobre a "qualidade" de um qualquer ficheiro. É uma garantia de segurança e se vários disserem que o ficheiro em causa está comprometido então é porque está mesmo. Vários antivírus não podem estar enganados...
Homepage: Metascan
Este artigo tem mais de um ano
Só conhecia o Virus Total.
Sempre é bom validar os arquivos “suspeitos” contra vírus.
É uma boa dica mas para arquivos até 20MB ainda prefiro o serviço do VirusTotal.com que conta com 44 antivírus atualmente.
http://virusscan.jotti.org/
Só detectei um problema no site: com o Chrome dev e Canary diz que o browser não é suportado
Agora da pra teste seus vírus antes de lança no mercado ^^ .
Tudo pro bem infelizmente pode ser usado pro mal ¬¬.
Uma aplicação para Windows, Linux e/ou Mac, baseada na Cloud, para esse tipo de finalidade seria fantastico.
É claro que está fora de questão, mas não deixa de ser uma boa idéia..
http://www.cloudantivirus.com/en/
Boas pessoal,
tenho um virus alojado no servidor:
“im-worm.win32.sramota.cu”
este aparece disfarçado sob a forma de ficheiro com o nome “Skype2011Install-PT.exe”.
No servidor tenho o Panda instalado mas não dá conta do recado. O que posso fazer sem ter que reiniciar o servidor, já que é de uma empresa e não posso fazê-lo a qualquer hora.
Muito obrigado pela ajuda; cumps!
Desconhecia.
Por acaso já experimentei muitos anti-vírus, mas desde que uso o COMODO nunca tive problemas, pelo menos até agora.
Boas! Muito boa alternativa para detectar potenciais ameaças.
Mas alerto-vos para o seguinte:
“Para além do nome do nome de cada um dos motores que está a ser utilizado, é ainda apresentada ao utilizador outra informação útil e importante.” <- Tem um erro, "do nome x2"
Bom Fim-de-Semana!