PplWare Mobile

LastPass alerta utilizadores para eventual quebra de segurança…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Frederico says:

    Boas.
    Eu sei que este comentário nada tem a ver com a notícia aqui publicada. no entanto gostava de expressar o seguinte:
    Relativamente à rubrica android, não sei que rumo é que vão tomar no que diz respeito ao tipo de programas a serem criados. na minha opinião a rubrica é muito interessante e gostaria muito de ver alguns tutoriais acerca de programação de jogos do estilo angry birds.

    • João Silva says:

      os offtopics deviam ser eliminados dos comentários.
      para isso há o forum.
      uma sugestão para a equipa pplware. avisem no fim de cada artigo/noticia que os offtopics serão eliminados. já que cada comentário é moderado…

  2. jota says:

    “Conseguimos ter na nuvem, de forma segura, todas as nossas passwords”
    pelos visto não é uma solução assim tão segura!

    a segurança na internet sempre foi o seu grande calcanhar de Aquiles

    • Ecchin says:

      A Internet cresceu num ambiente de ingenuidade pura. Ninguém achou que alguém quisesse usar a Internet para fim menos dignos. Até que a net chegou às massas… 😛

  3. Pedro says:

    Nada é 100% seguro… ainda mais na web…
    Tento mudar a password, mas pelos visto o servidor da LastPass está lento.
    “Sorry! We are a bit overloaded right now. Try again in a few hours.”

    Obrigado pelo alerta pplware!

  4. João Silva says:

    sou utilizador assiduo da ferramenta e a unica password q lá tenho armazenada que é sensivel é a do portal de financas. nada de passwords de bancos, cartoes de crédito, etc.

    nao estou a conseguir logar-me, também está a acontecer com voces?

  5. ze says:

    Continuo sem perceber porque guardam as passwords tantos nos browsers como em outros aplicativos.

    • Miguel says:

      Eu acho que faz sentido.. nos browsers nem por isso, mas em aplicações como Lastpass, faz todo o sentido… a não ser que se use a mesma password para tudo!

    • Hugo Simões says:

      Eu uso apenas para simples passwords como sites de legendas, forums, etc.
      As passwords de paypal, mbnet, entre outros não deve ser guardado em formato digital, apenas na cabeça e com muito cuidado em papel.

      “quem utiliza isto para guarda as passes?”

      Burras são as pessoas que não usam, pois guardar os logins no browser é o pior erro que se pode fazer porque os hacks de passwords é feito pelas passes guardados no browser. Eu próprio conheço programas “virus” e existe vários sites que explicam como se faz e como não são detectados pelos antivirus que enviam ao próprio hacker toda a informação que está contida nos browsers.

      Por isso para mim e uma gestão de segurança num browser passa pelo primeiro paragrafo que disse em cima, usando o lastpass e configurar o browser para quando fechar a janela limpar toda as informações contidas nele.

  6. dajosova says:

    Mesmo que se guardem as passwords no pc, basta este ter ligação à net que já há a probabilidade (ainda que mínima, caso yenham o pc protegido) de isto acontecer.

    Passwords importantes não as guardo em lado nenhum! Prefiro pedir a sua recuperação caso as esqueça (apesar de ser difícil isso acontecer ). Bom FDS 😉

  7. Miguel says:

    O CEO do Lastpass deu um entrevista em que explica o que aconteceu http://goo.gl/uMR2I.
    Mudar a password de acesso ao serviço não altera em nada os dados que poderão ter sido roubados, mas pode ser útil para quem realmente usou uma password do tipo “password” para não ter problemas futuros, até porque qualquer ataque à BD será feito offline.

  8. CMTuga says:

    é mais seguro usar o KeePass…
    cada vez mais há menos segurança!

  9. Pedro says:

    Por algum motivo o meu comentário perdeu-se!!!

  10. lm says:

    todo o incentivo para guardar as passwords sites online sempre achei que é o criminoso visto que ninguém garante a segurança dos dados mas isso acontece com todo tipo de dados que se põem online quer fotos , textos dados pessoais, e-mail, etc, e as empresas que detém esses dados arranjam sempre maneira de se livrarem das culpas caso aconteça problemas como se vê neste artigo, por isso o caminho consiste em informar as pessoas desses perigos e a maneira de serem evitados.

  11. ALL says:

    Então tendo em consideração so eventos presentes, é seguro agora criar lá uma conta?

    Eu uso o xmarks no FF, será possível usar o LastPass para o mm fim no Opera, tendo em consideração q n existe Xmarks p esse browser e tendo em consideração a parceria das duas empresas?

    • Miguel says:

      Claro que é seguro, desde que se tenha uma master password decente e como já foi comentado anteriormente, é mais seguro que usar o gestor de password do brouwser (coisa que o Xmarks usa) e estamos menos sujeitos a keyloggers desde que se use um segundo factor de autenticação.

      Por curiosidade, o Xmarks esteve para desaparecer e a Lastpass adquiriu a empresa não é um parceria.

      • ALL says:

        Então e será que ao fazer login com a minha conta do Xmarks o LastPass vai ter as minhas passwords ou irei ter q instalar o LastPass no FF, mandar gravar as pw na conta e so dp usar o LP no Opera? (confuso?)

        • Miguel says:

          Que eu saiba o Xmarks não está integrado com o Lastpass e vice-versa… para todos os efeitos penso serem serviços distintos da mesma empresa.
          O XMarks mantém sincronizados favoritos e password, mas as passwords ficam guardadas também no browser.
          O Lastpass é apenas para guardar passwords e não usa o browser para as guardar (o que é mais seguro)
          Se não existe o XMarks para o Opera, uma das opções será instalar o Lastpass no FF e a partir daí o wizzard do Lastpass trata de tudo.

      • Jose says:

        Guardar as passes no browser, não tem nada a ver com keylogger’s.

        Keylogger’s não precisam que guardes as passes no browser.

        • Miguel says:

          Não me expliquei bem… Usar o Lastpass é que é uma boa ideia pois não tens de digitar as passwords, logo evitando keyloggers… guardar as passwords no browser tem o mesmo efeito mas não é propriamente tão seguro.

  12. Viperz0r says:

    Mais uma vez, parte do problema está entre o computador e a cadeira.

    Muitos podem pensar: “Ah não, eu cá meto tudo à mão”. Pois é, mas para isso também existe a possibilidade de a maquina estar comprometida e ter um keylogger instalado. Enquanto que com o LastPass não existe esse problema.

    Se todos usassem password robustas, mesmo que roubassem dados da Base de Dados(como se supõe que aconteceu), só iriam conseguir ter acesso à password encriptada. E felizmente os computadores não têm capacidade de processamento suficiente para quebrar um algoritmo criptográfico decente.

  13. Bruno Bonito says:

    Pelos vistos não é possível alterar a password mestre!

    http://goo.gl/0W2qH

  14. Joao says:

    Mas alguém leu sobre o assunto, ou sabe sequer como é que o LastPass funciona??

    1º Nem se sabe sequer que dados, ou tipos de dados, foram roubados. Podem ter sido passwords, mas também podem ter sido só usernames. Tudo o que se sabe é que houve volume de tráfego anómalo a sair de um dos servidores do lastpass.

    2º O volume de tráfego registado era suficiente só para tirar dados de algumas centenas de utilizadores, num universo de 1 milhão.

    3º Os dados roubados, se é que foram roubados, pertenciam a um servidor que contém o username e a password mestre (de acesso ao last pass) fortemente encriptada.

    4º Essa password, se for uma password forte, e não uma palavra de dicionário, tipo “deus”, não há quase hipótese de crackar com bruteforce em tempo útil (mas tudo depende da password em questão claro).

    5º Se for detectado um login por um endereço de ip nunca antes utilizado, a conta é automaticamente suspensa até que se confirme a identidade.

    Posto isto, malta, relax.

  15. RS says:

    Eu gostaria de utilizar um serviço deste género para guardar passwords,mas estou em duvidas entre o KeePass e o LastPass.
    Qual destes serviços é mais seguro,e eu sei que não há nada 100% seguro:-).
    No caso do LastPass não será inseguro manter as passwords em serviços de terceiros, em que não se sabe quem acede aos servidores, e não me refiro a esta situação em particular, mas sim até mesmo dentro da própria empresa!!

  16. Tony Silva says:

    Eu sou utilizador deste serviço.

    Queria mudar a master password mas até agora nada. Alguém já o consegui fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.