Pplware

Jornal informa russos sobre a guerra na Ucrânia através de notícias escondidas num jogo online

A guerra na Ucrânia não parece ter fim à vista e há um jornal finlandês que não quer deixar os russos às cegas. Por isso, esconde notícias sobre o conflito num jogo online.


Um jornal finlandês está a contornar as restrições impostas pelos meios de comunicação social russos, escondendo notícias sobre a guerra na Ucrânia num jogo online popular entre os jogadores da Rússia, Counter-Strike.

Enquanto o Helsingin Sanomat e outros meios de comunicação social estrangeiros independentes estão bloqueados na Rússia, os jogos online não foram proibidos até agora.

Para sublinhar a liberdade de imprensa, construímos, agora, uma cidade eslava, chamada Voyna, que significa guerra, em russo.

Partilhou Antero Mukka, chefe de redação do Helsingin Sanomat.

Antero Mukka, chefe de redação do jornal finlandês Helsingin Sanomat

O mesmo jornal decidiu revelar a iniciativa no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Basicamente, há uma sala, dentro do Counter-Strike, escondida pelo Helsingin Sanomat, na qual os jogadores podem encontrar reportagens em russo dos correspondentes de guerra do jornal, na Ucrânia.

Penso que os russos também têm o direito de conhecer informações independentes e baseadas em factos, para que possam tomar as suas próprias decisões de vida.

De acordo com o The Guardian, as paredes da sala digital, iluminadas por luzes vermelhas, estão repletas de artigos noticiosos e fotografias sobre acontecimentos nas cidades invadidas. Numa das paredes, os jogadores podem encontrar um mapa da Ucrânia que descreve, em pormenor, os ataques à população civil.

Embora o jornal não possa monitorizar os downloads desse mapa, geograficamente, sabe que, desde o seu lançamento, na segunda-feira, já foi descarregado mais de 2.000 vezes.

Exit mobile version