Jogar Pong com o Browser?
Até há pouco tempo atrás o título deste artigo teria de ser obrigatoriamente "Jogar Pong NO Browser?", mas felizmente com o evoluir das tecnologias associadas à Internet podemos ter o título que temos hoje. Este site que vos apresentamos hoje é apenas mais um (bom) exemplo do que se pode fazer com o HTML5.
A linguagem de "programação" da Internet está a ser mudada e com elas vêm possibilidades que até há bem pouco tempo eram apenas possíveis recorrendo a tecnologias pesadas ou eram apenas ideias sem materialização possível.
Este site que hoje vos trazemos é apenas a demonstração de mais uma das muitas potencialidades da versão 5 do HTML. Actualmente os maiores produtores de conteúdos para a Internet começam já a fazer uso dele e os browsers têm estado também a preparar-se. As possibilidades são imensas actualmente e ainda nem esta linguagem está completamente implementada.
Acedam então ao Pong e indiquem que não pretendem que os pop-ups sejam bloqueados pelo vosso browser. Deve ser das poucas vezes que vão indicar esta opção e que têm retorno garantido.
Depois só têm de decidir se querem jogar contra o PC (ou será o Browser?) ou se pretendem chamar um amigo para vos defrontar. As instruções de utilização e são descritas na página e são bem simples.
Ao lançar o jogo são abertas três novas janelas, duas delas as raquetes e a terceira será a bola (quadrada). O objectivo é, como todos devem conhecer e bem, jogar a bola para o lado do adversário e tentar que ele não a alcance. Mas as regras e modo de jogo do Pong todos sabem ou depressa as aprendem.
Têm então o vosso ambiente de trabalho como área de jogo. Aproveitem-no bem!
Apreciem bem as potencialidades que o HTML5 vai para trazer para a Internet e para todos os que a utilizam. E lembrem-se, ainda não vimos todo o potencial que dali pode ser utilizado. Antevejo muitas e boas coisas, não só nesta utilização mas também na usabilidade dos sites e na interacção destes com os utilizadores.
Nota: Não nos responsabilizamos pelas muitas horas que vão gastar a analisar esta nova tecnologia, mas não deixem de a experimentar. E sim, acabei por perder o jogo!
Homepage: Pong HTML5
Este artigo tem mais de um ano
Sem duvida, uma tecnologia que irá enriquecer e muito a Internet.. e pelas novidades que tenho acompanhado… muito ainda está para vir 😉
Incrível o HTML5. Cada vez mais incrível…
Uma outra forma interessante de jogar o mais famoso jogo: Pong.
“Este site que hoje vos trazemos é apenas a demonstração de mais uma das muitas potencialidades da versão 5 do HTML.”
Conseguir usar o window.moveTo() e window.resize()? A unica coisa que consegui encontrar que inclui HTML5 e’ o , nem a pagina e’ em HTML5. Mover janelas ja’ sao possiveis ‘a bastante tempo e nao teem nada a haver com HTML.
Deixem de misturar alhos com bogalhos, apenas para falar do HTML5.
Fiquem Bem!
“A unica coisa que consegui encontrar que inclui HTML5 e’ o ,”
Referia-me ao elemento audio, que foi apagado por estar entre o sinal de menor e maior.
Este jogo mostra apenas como as pessoas nao sabem o que e’ HTML5.
Fiquem Bem!
😉
http://daverix.net/projects/pong/
Sabes qual e’ a diferenca em usar canvas no HTML5 e no HTML4.1? E’ que o elemento canvas faz parte das especificacoes no HTML5, mas nao no HTML4.1.
Tirando isso, apenas precisas de um browser que implemente o elemento canvas. Funciona igualmente tanto com HTML4.1 como com o HTML5. Como o autor diz, podes usar o ExplorerCanvas para jogares o jogo no Internet Explorer.
Mas esse e’ um exemplo de um site que usa elementos standards do HTML5.
Fiquem Bem!
É estúpido, não funciona no meu Opera.
Actualiza o Opera. No meu funciona
OFF:
qual o plugin do chrome que você usa pra mostrar o tipo de servidor(apache) e a linguagem usada na pagina (php) que aparece na screenshot??
eheh, eu sou cheater, aumentei a minha barra 😀 nunca perco 😀
Fantástico!
Nem mais nem menos
clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap,
Venha o HTML5… desde que não haja forma dos websites mexerem nas configurações de som 😀 senão dispara o número de divórcios 😀
Terrível… lol.
Já estou a ver uma cena má…. Pop-ups a abrirem feitos parvos e a mexerem-se para não os conseguir-mos fechar….
Viste o site ao menos?
“Disable your Pop-Up Blocker”
😀
A parte “interesante” é feita em JavaScript (eu sei que é impossível ser em html porque é uma linguagem de interpretação).
Mas de qualquer forma html 5 não vai ser assim tão fascinante.
Pois, é o que me parece.
Para mim o HTML5 é o HTML4 com mais umas tags (grande parte relacionada com grafismos), e nada mais. A linguagem em si continua “insuficiente”.
Com isto quero dizer que javascript, flash, java, silverlight, etc, vão continuar a ser necessários, ao contrário do que era dito…
Estejam à vontade para me corrigir se disse alguma coisa que não corresponde à verdade.
A melhoria no HTML5 resume-se ‘a limpeza da linguagem em si (remocao do DOCTYPE, minimizar o uso de DIV); mais elementos (VIDEO, AUDIO, SECTION, HEADER, FOOTER, …); mais propriedades para os varios elementos, um deles o FORM, que evita o uso de Javascript para varios testes; novas regras de como os varios elementos interagem uns com os outros; Local Storage; a grande vantagem: ser Standard, e ter o apoio dos grandes, como a Apple, Google, Microsoft, Mozilla e Opera. A festa so’ foi estragada com o codec.
O HTML5 vai continuar a depender do Javascript, CSS2 e CSS3. Mas actualmente o termo HTML5 passou a englobar todas essas partes da experiencia WEB, para o bem e para o mal.
Fiquem Bem!
Agora é que vai ser bonito fugir aos pop-ups!!!!
Já alguém experimentou com o ambiente de trabalho expandido na horizontal por outro monitor? 😛 hehee