iSendr – Partilhe ficheiros de forma simples
Todos os dias nascem novos serviços na Internet. Alguns conseguem crescer tornando-se em verdadeiros sucessos, outros desaparecem por não conseguirem estar à altura do que os utilizadores pretendem ou por não conseguirem crescer o quanto lhes é exigido. O serviço que vos vamos apresentar deverá ser mais um sucesso pois tem o que é necessário para agradar, mesmo aos mais cépticos.
O iSendr é um site que permite que seja realizada a partilha de ficheiros entre utilizadores de forma simples e sem a necessidade de instalação de software nos PC's. Tudo se processa via browser.
A novidade que este serviço apresenta, face aos demais que já existem na Internet, é que o ficheiro que vai ser trocado entre os utilizadores nunca chega a ser enviado para um servidor central. É trocado apenas e só entre os 2 computadores (origem e destino) através de uma ligação P2P entre essas duas máquinas.
Deixam de ter de colocar esses ficheiros em sites de partilha onde todos os utilizadores podem aceder e onde somos inundados por publicidade e por tempos de espera desnecessários.
Todo o processo de criação da ligação é tratado pelo site iSendr. Após submeterem um ficheiro é-vos indicado um endereço que deve ser fornecido ao utilizador para onde pretendemos enviar o ficheiro. Esse utilizador apenas tem de aceder a ele e iniciar o processo de transferência.
E como a segurança e integridade dos dados é uma preocupação para os criadores deste serviço, para além da hipótese de colocarem uma palavra chave no acesso à ligação, a transferência entre esses dois computadores é feita com recurso a uma encriptação de 128bits AES.
Para iniciarem o processo de partilha de ficheiro só têm de aceder ao site do iSendr e escolherem a opção Send a File. Caso tenham escolhido a opção de protecção por palavra chave comecem por defini-la. Após isso é pedido que localizem no vosso disco o ficheiro a enviar. No final do processo irá ser apresentada uma mensagem com o link a remeterem a quem pretendem enviar o ficheiro. Não devem fechar a janela do vosso browser pois é necessário que a sessão esteja estabelecida.
O receptor do ficheiro apenas terá de aceder ao endereço que recebeu. Caso prefira pode aceder ao iSendr e escolher a opção Claim a File. Neste segundo caso será pedido que introduza o código fornecido. Esse código é o final do endereço (nBQ4 neste caso). O processo de transferência do ficheiro inicia-se de imediato, se bem que ainda não fica gravado na vossa máquina.
Do lado do emissor do ficheiro pode ser acompanhado o processo pois existirá uma barra de progressão que assinalará o estado do envio.
No final da transferência do ficheiro para o receptor será apresentada uma mensagem de sucesso e será pedido ao utilizador que grave o ficheiro na sua máquina, no local pretendido. Reforço que apenas após essa gravação o ficheiro estará guardado na vossa máquina.
Este é sem dúvida um serviço a ter em conta na hora de transferir ficheiros entre máquina e se não pretendem usar os serviços comuns que actualmente existem.
Apenas merecia duas alterações que, com certeza, iam melhorar e muito a sua qualidade e aceitação por parte dos utilizadores. Essas alterações são a possibilidade de envio de múltiplos ficheiros e a dependência de termos o nosso browser aberto na página gerada até ao fim da transferência. Mas pode ser que quando ultrapassar a fase beta existam melhorias no serviço.
Nota: O iSendr necessita de browsers que suportem flash, pelo que devem tê-lo activo ou utilizar um browser com esse suporte.
Homepage: iSendr
Este artigo tem mais de um ano
Muito útil com certeza, assim evita-se tempos de espera e a PUB irritante.
Vou começar a usar…
Já agora, também aceita ficheiros executáveis? Por exemplo: – pequenos programas; tem limite de tamanho? Podem parecer perguntas básicas sorry.
Pplware vós sois grandes!
Convosco – sou um aspirante a informático menos básico! eh eh
Dá uma olhada nas imagens que ilustram o artigo.
Como poderás ver foi transferido entre os PC’s (dentro da mesma rede e com NAT para o mundo) um ficheiro exe.
Thanks, nem reparei no “snagit.exe”!!
Este “serviço” é bastante parecido com o PipeBytes… mas é claro que se continuar a ser “Free” e sem limite de velocidade, então terá tudo para ser um sucesso…
@Off topic
Gostaria de partilhar este fantástico projecto que com certeza muitos de vós estariam á espera de ver concretizado 🙂
http://docs.latexlab.org/docs
Um processador de documentos em latex enserido no google docs.
*inserido
Obrigada Ricardo, muito interessante!
olha este:
http://www.verbosus.com/
B R U T A L !!!!!
Andava mesmo á procura de uma solução destas:)
Obrigado
É tal como o FilesOverMiles.com que já me deu jeito várias vezes, mas também já me falhou e simplesmente o receptor do ficheiro não o conseguia receber.
Não conhecia este. Vai para a lista.
Thks
Outra (boa) alternativa é o FileAi ( http://fileai.com )! 🙂
velocidades que tal sao???
Se é peer-to-peer, a velocidade é obviamente limitada pela menor taxa de transferência de uma das partes.
Boas,
Utilizo sempre o http://www.senduit.com/ …. sem complicações ou instalações…
Abraços
tem limite de espaço agora nao sei qual é =/ eu precisava de enviar uma imgem de um disco de uma máquina virtual a um colega meu e nao consegui cumps. PS: imagem tem 1.14gb tentei uma que tinha 3 e nao deu tentei a de 1 e nda tmb deve ser paí até 1gb certo nao sei
cumps