Inteligência Artificial? Humanos treinam computadores há 60 anos
A Inteligência Artificial é o tema e a tecnologia do momento, mas não é apenas mais uma tecnologia. Prevê-se que a Inteligência Artificial mude todo o paradigma digital e isso já está a acontecer. Mas esta não é uma tecnologia recente, pois os humanos já "treinam" computadores há mais de 60 anos.
De acordo com Arlindo Oliveira, professor Catedrático Distinto do IST, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), “O tema da IA é fascinante e já fascina a comunidade científica há muito tempo. Há mais de 60 anos que há a ideia de programar os computadores para serem inteligentes. Mas, de facto, temos tido desenvolvimentos recentes que fazem a diferença”.
As declarações foram feitas recentemente no evento que comemora o 33º Congresso da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações) onde Arlindo Oliveira referiu também que “Toda a IA moderna resulta da ideia de que é possível treinar os computadores com dados, a partir da experiência. Foi esta ideia que esteve na base dos avanços dos últimos anos. Passámos a programar os computadores de forma muito informal, tal como fazemos com as pessoas”.
Inteligência Artificial será o "sistema operativo da internet"
No que diz respeito a todo o potencial da Inteligência Artificial, o professor Catedrático refere que a "IA é tão revolucionária que se vai tornar no sistema operativo da internet, revolucionando profundamente a forma como acedemos a sistemas de informação e como acedemos a toda a informação que está na internet. E estamos apenas no princípio da revolução. Os novos modelos vão permitir que se façam coisas que até agora eram impensáveis. Isto é profundamente diferenciador”.
Ninguém sabe ainda qual vai ser a tecnologia revolucionária dos próximos 20 anos, mas o que sabemos é que a IA não é uma tecnologia do futuro, mas do presente e com enormes impactos a todos os níveis”, acrescenta.
Arlindo Oliveira considera também que há muitos outros desafios. Mas há desafios, como o da qualificação das pessoas. A integração dos dados e dos sistemas de informação é um desafio provavelmente maior do que colocar depois IA em cima desta informação. É paradoxal. Temos grandes desafios para o país, operacionais, educacionais e de produtividade. Só por si a tecnologia não o vai fazer, é uma questão organizacional e um desafio para todos nós”.
Arlindo Oliveira destacou ainda a chegada do GPT-4o, que permite uma interação ainda maior entre o humano e a tecnologia.
+1
Exato. IA não é nada de novo.
Engraçado , porque ainda há poucos dias um Francês especialista em ia dizia a que a actual IA , não tem nada de IA , só utiliza estatística e que tinham tentado durante muitos anos criar verdadeira IA , mas falharam ….realmente até agora dos poucos exemplos que vi , parecem mais conversas de crianças , ou de idiotas …para ser verdadeiramente inteligência artificial, tinha de ser algo que criasse novidades , não é nada do que sucede , este prof e outros tantos não passam duns nabos
Ya, Ya …
Qual é mesmo a definição de IA do franciú?
Quanto a este prof, como diria o outro, sabe mais a dormir do que tu acordado, ó grelo de nabo.
ALELUIA!!!
alguém vem por isto num artigo!!!
“Inteligência” artificial? Isto já eu tinha para o meu spectrum na década de 80
ahahaha
(claro, brutalmente mais limitado. sem dúvida!!! A grande evolução é, na verdade, essa mesma: poder de processamento)