Há pouco mais de 2 semanas anunciámos a decisão da Google de associar perfis do Google+ a anúncios publicitários da gigante dos motores de busca. O esquema já é há muito utilizado pelo concorrente Facebook. Se no Facebook é possível ver que um amigo nosso “gosta” de determinada página, o Google segue agora a mesma abordagem chamando-lhes recomendações partilhadas.
No entanto, a Google oferece a possibilidade de impedir a associação do seu perfil Google+ em contexto publicitário, bastado para isso uma pequena configuração.
Mas como funcionam as recomendações partilhadas em anúncios?
Imagine que, ao visitar o Google Play, vê que um amigo marcou com “+1” um álbum do seu artista favorito, ou classificou com 5 estrelas uma aplicação similar à sua pesquisa. Quando pesquisa um restaurante, um hotel ou qualquer local, é possível ver um anúncio que inclui uma classificação de 4 estrelas feita por outro amigo. A isto se chamam as recomendações partilhadas e a Google faz questão de deixar bem claro as regras do jogo:
- O utilizador detém o controlo: os seus conteúdos são apenas partilhados se concordar e quando as recomentações não afectam quem vê esses conteúdos e actividades.
- A foto e nome do utilizador pode aparecer em contextos comerciais/promocionais, para os seus amigos e outras pessoas a encontrarem conteúdos interessantes online.
- Nas recomendações partilhadas em anúncios, o utilizador escolhe o nome e foto permitidos, para ajudar amigos a encontrar o que gosta e evitar o que não gosta.
- O nome e foto apresentados são o nome e foto públicos do perfil Google+.
- O nome e a fotografia apresentados em aprovações partilhadas correspondem ao nome e fotografia do perfil público que escolheu no Google+.
Quer remover completamente a sua associação a produtos comerciais?
Aceda a esta ligação e desmarque a caixa de verificação no fundo da página, é tão simples quanto isso. A partir de agora o seu perfil nunca mais aparecerá associado a contextos promocionais.
Mas lembre-se, isto afecta apenas as acções que a Google exibe em anúncios. Se a sua recomendação partilhada não aparecer no contexto de um anúncio, por exemplo, aparece na página do Google Maps do restaurante que classificou, essa recomendação não deixará de aparecer. Ou seja, deixa apenas de aparecer no contexto dos Google Ads.