Imgur apresentou o seu conversor de vídeos para GIFs
O vídeo veio revolucionar em muito os conteúdos da Internet, mas muitas vezes os utilizadores não querem partilhar a totalidade destes vídeo, recorrendo a formatos como o GIF, que permite a criação de ficheiros mais pequenos, quer no tamanho quer na duração.
Existem já plataformas que permitem a exportação automática de excertos de vídeos para este formato, como o próprio YouTube, mas agora foi o Imgur a apresentar a sua proposta.
O Imgur é um dos mais conhecidos e usados serviços de alojamento de imagens da Internet. Criado em 2009, tem crescido e mantido-se fiel à sua simplicidade e facilidade de utilização.
A apresentação do novo serviço de criação de gifs a partir de videos foi feita esta semana e vem assim dar mais uma excelente ferramenta ao Imgur.
São centenas de serviços de alojamento de vídeos que o novo serviço suporta e que podem ser usados para criar os GIFs.
Uma vantagem que o serviço do Imgur tem face a outros similares é que permite criar GIFs com maior qualidade. O formato escolhido é o gifv e até agora era apenas usado o gif.
Basta ao utilizador aceder ao endereço onde o Imgur disponibiliza o serviço de criação de GIFS e o processo é extremamente rápido.
O utilizador apenas necessita de ter acesso ao endereço onde o vídeo está disponível e depois deste ser bem identificado fica pronto a ser usado. O Imgur impõe para já um limite de 1GB para os vídeos a serem usados e os GIFs têm a duração máxima de 15 segundos.
Depois do vídeo carregado o utilizador apenas necessita de definir o ponto inicial e final do GIF que quer criar. Se assim o entender, o utilizador pode adicionar texto (legenda) ao GIF que vai ser criado. O processo termina com o carregar no botão Create GIF.
De imediato o Imgur vai começar a criar o GIF e a carregá-lo para a sua plataforma, ficando de imediato disponível para ser partilhado pelo utilizador.
A imagem abaixo é um exemplo do que pode ser criado pelo novo serviço de criação de GIFs do Imgur.
Pplware
Quando comparado com o que outros serviços similares oferecem, o Imgur consegue manter-se no mesmo nível e a escolha do formato gifv é o elemento diferenciador.
Poderia existir uma opção para download directo do ficheiro gerado, mas o Imgur optou por integrar o resultado na sua plataforma e depois daí permitir a integração com outras plataformas e até o download, como já o faz com as imagens.
Não sendo um serviço essencial para muitos, é uma opção a ter em conta sempre que quiser criar GIFs a partir de qualquer vídeo, sem ter de usar uma aplicação local no seu computador.
Homepage: Imgur GIF
Este artigo tem mais de um ano
O imgur actualmente é sem dúvida a referência no imagehosting.
Em tempos usei o imageshack, mas com o tempo foi-se degradando.
O link para a homepage é http://imgur.com/vidgif e não http://imgur.com/vid.gif como está.