PplWare Mobile

Hora muda este domingo! Saiba como acertar o relógio…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Informático Amador says:

    Se dizem que o que interessa é estar o mais perto possível da hora solar, e o horário de Inverno é o que se assemelha mais a isso, porque não manter a hora de Inverno, uma vez que os ganhos ou perdas energéticas são residuais, e os benefícios para a saúde são mensuráveis?

    • Joao Ptt says:

      Porque os intelectuais assim o decidiram.

    • Mouro says:

      Queres as crianças a irem para a escola à NOITE?

    • Jorge Costa says:

      in Relatório do Observatório Astronómico de Lisboa

      Se se aplicasse a hora de inverno durante o ano todo:

      “i) De manhã e nos meses de maio a agosto o sol nasceria antes das 6h00m, ou perto das 5h00m em junho. Ora, havendo pouquíssimas atividades nesta hora do dia, excetuando a agricultura que pode evitar o calor do dia, ou outras dependentes da luz solar como a construção civil, etc., estas horas matinais são efetivamente “desperdiçadas”: note-se que a maior parte das movimentações em massa ocorre entre as 7h30m e as 8h30m, para o início das atividades matinais.

      ii) Paralelamente, ao final da tarde reduz-se em uma hora o período com luz solar direta, após o tempo laboral (ou escolar), para a maior parte da população. As atividades que se têm tornado importantes como passear, fazer caminhada, corrida, bicicleta, etc., ou atividades de lazer ou culturais, perderiam esta hora de luz.”

      • Aves says:

        O OAL defendeu a continuação da mudança da hora e que se mantivesse as atuais hora de inverno e hora de verão, com uma diferença: passar para a hora de inverno em finais de setembro:
        “A melhor solução para a Hora Legal do país é a que atualmente existe [UTC (atual hora de inverno) + HdV (hora de verão)]. Porém, poderia ser ainda melhor se a transição em outubro (saída da Hora de Verão) regredisse para finais de setembro, como se fazia até 1995 nos países no continente europeu e já com a harmonização da Hora na Comunidade Europeia. Isto também reduziria o período da HdV de 7 para 6 meses, permitindo uma maior aproximação à Hora Solar durante o ano.
        Todas as outras possibilidades que por vezes são debatidas (apêndice D na pág. 28) ou são piores ou muito piores”

    • Hugo says:

      Concordo, horário de inverno, sem nunca mais mudar. Isso é que era!

  2. Aves says:

    O atrasar, para a hora de inverno, e o adiantar, para a hora de verão, não tem o mesmo efeito nos países do norte da Europa e cá, quanto à luz solar
    No norte da Europa, no pino do inverno o sol mais se vê, uma hora a mais no relógio não tem significado. No verão o sol nasce tão cedo que também não tem significado uma hora a mais ou a menos.
    Se estou recordado, quando há uns anos se fez uma espécie de referendo não vinculativo, os nórdicos votaram em massa pelo fim da mudança da hora, que não lhes diz nada.
    Por cá, adiantar ou atrasar o relógio nota-se, exceto no pino do verão em que uma hora a mais ou a menos não tem significado em termos de luz solar.
    Nesse referendo, lembro-me que os portugueses votaram, por larga maioria, pelo fim da mudança da hora e a manutenção da hora de verão o ano todo. Mas o referendo foi feito no verão, tenho dúvidas que se fosse feito no pino do inverno o resultado fosse o mesmo.
    Não sou grande adepto da mudança da hora, inclusivamente, numa altura em que podia dispor do horário como queria, na mudança para a hora de inverno mantive a hora de verão. Levantava-me e ia trabalhar como se a hora não tivesse mudado. Mas durou pouco tempo. À medida que o inverno avançava e que me levantava muito antes do Sol nascer, passou-me a mania do horário de verão o ano todo.

  3. Rui says:

    Na minha opinião a hora de verão é a melhor opção, pois qual a lógica de às 17h pela hora de inverno já ser noite. Pois quando vejo desaparecer o s lá começam as dores de barriga e se tenho trabalho para fezer pior ainda.
    100% a favor do horário de verão.

  4. Paulo says:

    E se em Março, em vez de atrasar 1h, se atrasar somente 30min? E depois manter sempre esse horário no Verão e no Inverno? Qual será o impacto nos horários de trabalho no Verão e no Inverno? Se formos a ver, estes 30min “não fazem enorme diferença” nas manhãs e nas tardes tal como muitos comentam.

    A poupança de energia é coisa que pessoalmente não vejo, nem meu local de trabalho nem noutras empresas quer seja no Verão quer seja no Inverno. As luzes são/estão constantemente ligadas por isso essa desculpa “… começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia…” já irrita.

    Atualmente as economias podem e devem ser ajustadas à realidade dos dias de hoje e não de há 100 anos. Hoje, por exemplo, temos lâmpadas LED que gastam 1/10 (valor ao azar) das lâmpadas de há 100 anos. Vão-me dizer que é por aí que insistimos na mudança da hora?

    E a nível da saúde? De Inverno, a mudança, e é a minha opinião, aguenta-se melhor que no Verão. O corpo anda “desorganizado” durante uns dias/semanas até se habituar aos horários. Qual o custo a nível da saúde?

    O facto de se acordar com o sol, será que compensa que às 16:30 seja noite e que muitos de nós ainda tem por vezes 1 ou 2 ou mesmo 3 horas de trabalho pela frente?

    Sim, tenho colegas que às 16h terminam o trabalho, mas também tenho muitos que às 18:30 ainda trabalham…

    Não sei se será melhor a hora de Inverno ou a de Verão, mas acho que deveriam consideram aumentar ou reduzir somente 30min a hora e depois mantê-la.

    • Aves says:

      Um grande número de países nem mexem na hora. Havia de ser bonito as diferenças de 30 minutos. “Aqui é 1/4 para as 3H”, Aqui são 3H e 1/4” Nem na UE iam em tal coisa. Nem esteva nas propostas sobre a continuação ou mudança da hora.

      • Paulo says:

        A mudar seria toda a Europa, da mesma forma q se faz hoje. Além disso, tem mt lógica q assim q se passa a fronteira com a Espanha, aumenta logo 1h…

        A diferença dos 30min seria aplicada em toda a Europa e de uma só vez.

        As pessoas focaram-se numa só opção, sem abrir a oportunidade a outras, ou pensar em outras opções.

        Há que testar antes de se tirar conclusões precipitadas.

        • Aves says:

          Mais de metade dos países do mundo não muda a hora, mesmo países que tiveram mudança da hora – como o Brasil e a Argentina. Era claro do que escrevi que as diferenças de meia hora era em relação a esses.
          Mas na UE ninguém no seu perfeito juízo ia considerar uma mudança de meia hora, que não resolvia nada. O que temos são sete meses com hora de verão (UTC+1) e cinco meses de hora de inverno (UTC). Os fusos horários seguem aproximadamente a divisão dos paralelos em 15º (360º / 24h). O que estás a dizer é que na UE se teria de considerar 7,5º para acomodar a meia hora, sem qualquer correspondência nos países a sul, que mantinham os 15º. Esquece.

          • Paulo says:

            E neste caso a Europa muda a hora a cada 6 meses e os países a sul mantêm-na… Onde entra então a tua justificação? E porque é que a Europa tem de respeitar os fusos segundo a tua justificação e os países a Sul não o fazem para se alinharem à Europa? https://en.wikipedia.org/wiki/Time_zone#/media/File:World_Time_Zones_Map.png

            Não são assim tantos os países que adoptam esta teoria de mudança de hora.
            https://en.wikipedia.org/wiki/Daylight_saving_time_by_country

            Nos dias de hoje está mais que desactualizado este sistema de mudança de hora e infelizmente temos de levar com ele mesmo que uma grande maioria da população está em desacordo. Desde sempre oiço as pessoas a queixarem-se desta mudança de hora e são muito poucos os que estão de acordo com ela.

            O ser humano adapta-se, como sempre, mas podíamos estar bem melhor se politicamente houvesse coragem de tomar decisões que são para o bem estar da população em vez de se encherem só os bolsos. (e não, não vamos entrar em politica)

            Fico por aqui.
            Foi um prazer ter trocado algumas ideias ctg,
            Obrigado e bem-haja,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.