Google com histórico disponível
O gigante informático Google lançou na sexta-feira uma nova ferramenta que permite ao utilizador procurar e rastrear o histórico das suas pesquisas e aceder a páginas que visitou no passado, informou a empresa. A ferramenta permite ao utilizador saber que páginas visitou mais frequentemente e quais foram os seus principais termos de busca, além de rastrear os textos, fotos e vídeos da Web que foram anteriormente vistos.
Payam Shodjai, director de produtos da Google, sublinhou que este registo histórico «vai-nos permitir recordar a citação que nos lembramos de ter lido há alguns meses».
«Se nos recordamos de ter visto algo online, seremos capazes de o encontrar mais rapidamente com um computador com Web History», assegurou Shodjai.
A Web History, que exige que o utilizador tenha uma conta (gratuita) na Google, acentua os temores das organizações que velam pela privacidade online. Estes grupos já manifestaram a sua preocupação pela aquisição pela Google, na semana passada, da empresa de venda de publicidade DoubleClick, por 3,1 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros), a quantia mais alta até agora paga pela Google em aquisições de empresas.
Os grupos temem que o motor de busca coloque demasiada informação pessoal nas mãos dos anunciantes. Três associações de defesa do interesse público apresentaram na sexta-feira uma reclamação conjunta à Comissão Federal de Comércio (FTC), na qual pedem que se investiguem as repercussões deste negócio na privacidade dos utilizadores, revela o site news.com.
As associações - Centro para a Privacidade da Informação Electrónica, Centro para a Democracia Digital e Grupo para a Investigação de Interesse Público - pediram à FTC que trave esta transacção até que se investiguem as práticas de recolha de dados da Google.
Por falar em Google, vou meter aqui a colherada no post do Ricardo e deixo este vídeo que vi no Undergoogle. Divirtam-se.
Homepage: Google History Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico Ricardo, agora estamos a um passo de ter num serviço qualquer do Google quantas vezes vamos ao “Water Closet” por dia…
Cuidado! eles andem ai!!!
O pplware (posts e comentários) está inteirinho no Google em menos de dois dias. O que nunca soube é quanto demorava nos outros blogues (ou se o Google lhes ligava). De há um certo tempo as minhas pesquisas são ” xxx (é só um exemplo 😉 ) pplware”
Lá está.. tudo bem, até pode ser útil, mas prevejo demasiadas Big Brotherices associadas…
He’s watching you!! :S
Uncle Sam is watching you!
Não estou a ver em que é que isto nos vai ser especialmente útil. A não ser que eles guardem uma cópia da página, vai ser tão complicado quanto procurar qualquer coisa no histórico.
Para além do mais, não me agrada minimamente a ideia que eles tenham acesso a tanta informação pessoal.
Tenho que me informar mais sobre o serviço. Para já, não estou a gostar do cheiro da coisa.
Como diz o (aver), realmente é verdade e se escreverem no Google, o vosso nickname utilizado aqui no pplware, vão ver a estatistica dos vossos comentários.
Abraço
Mais spyware que vem por aí. Ou tou enganado?
A nossa privacidade tem os dias contados.
O dinheiro é tanto que já nem sabem no que investir.
Não sei porquê, mas esta ideia não me agrada nem um bocadinho. Ainda gostava de saber o que é que eles vão fazer com os históricos, mas cheira-me que não vai ser coisa boa.
Aver,
menos de 24 horas, se tiver um sitemaps instalado no wp – foi esse o tempo que mediou entre a publicação de um post e a descoberta desse mesmo post na primeira pagina do google para a palavra sitemeter.
Uma coisa que o google faz e nao me agrada nada é ser bastante agressivo na forma como recolhe esta informação – dantes a possibilidade de fazer log off dos seus serviços estava sempre presente na pagina, agora esconderam-na. Geralmente só dava por ela quando vi nos resultados “x visitas”.
1984 George Orwel e mai nada… O maior futurologista do sec. XX
Bem Haja
Carlos
como veem no post “porque ontem foi sexta feira”
nao deve faltar muito para isto acontecer https://pplware.sapo.pt/downloads/imagem_27042007/ima11.jpg
Conhecem o famoso Step 30 – nadar – nos mapas de viagem do Google entre os EUA e a Europa (p. ex. Los Angeles-Lisbon ) ? 😛
Descoberto o Google’s Master Plan no Flickr 😉 (Como é habitual, passando o cursor pela foto veem-se os comentários.)
Bolas, nunca mais acerto, com esta forma de linkar, é: Google’s Master Plan
(Tenho que ir mais vezes ao post Comentários How To)
Desisto, é http://www.flickr.com/photos/jurvetson/21470089
Eu não tenho a intenção de aderir a esse serviço, o bebé cresce e mais tarde quando for um monstro pode virar-se contra nós.