O Goo.gl morreu e a Internet parece não ter dado por isso
Os muitos serviços que a Google tem espalhados pela Internet alimentam os utilizadores e dão-lhes as ferramentas necessárias para trabalharem. Claro que estes têm uma vida útil bem precisa, desaparecendo quando deixam de ser úteis ou efetivos.
É por isso que a Google acabou com mais um dos seus serviços, o Goo.gl. Este encurtador de links foi agora fechado e parece não ir deixar saudades na Internet.
Este parece ser um ano importante na Google, no que toca à renovação dos seus serviços. Sabe-se que em breve tanto o G+ como o Inbox vão deixar de estar acessíveis para os utilizadores. As causas são bem conhecidas, bem como o seu futuro.
O fim do Goo.gl chegou pelas mãos da Google
Mas há um outro serviço que vai desaparecer, também fruto da renovação e da necessidade de promover outros serviços. Neste caso a Google pretende promover a utilização do serviço Firebase Dynamic Links, que permite, com o mesmo link, aceder a locais diferentes, dependendo do dispositivo no qual acede.
A Google definiu o dia de ontem como o último em que o Goo.gl estaria acessível, apesar de já ter iniciado o descontinuar do seu serviço. Há um ano, quando tomou esta decisão, a Google tratou deste processo, tendo bloqueado a criação de novos links a utilizadores anónimos.
A Internet tem muitos destes serviços
A falta do Goo.gl poderá ser para muitos mínima. Para além da gigante ter começado já a descontinuar o serviço, há muitas ofertas na Internet similares na sua base. Claro que este serviço tinha algumas opções únicas, como a geração imediata de um código QR.
Cada vez mais este tipo de serviços é essencial. Para além de evitar a memorização de links compridos e complexos, ainda poupa espaço em serviços como o Twitter ou outras redes sociais. Há ainda a possibilidade de ter estatísticas e outros dados de utilização.
Para a Google, este é apenas mais um processo de limpeza, como já fez tantos. Não se vai limitar ao Goo.gl e irá bem mais longe com o G+ e o Inbox. Os utilizadores naturalmente que não vão gostar, mas importa à empresa renovar-se e libertar o que não lhe interessa.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Goo.gl
killedbygoogle.com
Dia das mentiras?
+1
Não, não é mentira. O serviço acabou mesmo!
Aqui fica um link com a informação já o ano passado anunciada: https://shifter.sapo.pt/2018/03/google-url-shortener-fim-goo-gl/
Esse serviço foi mesmo descontinuado e já tinha sido informado em 2018
Sinceramente nunce percebi a utilidade de encurtar urls…nunca uso e nunca usarei.
se nao percebes a utilidade de encurtar o link é porque tambem nao usas muito a internet
https://www.google.pt/search?q=links&rlz=1C1GCEA_enPT843PT843&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiZ2NGE7K7hAhWN3OAKHSPTDjEQ_AUIDigB&biw=1920&bih=969#imgrc=l90mcVgEwWMpyM:
aqui tens uma utilidade de encurtar um link se tiveres de mandar varios destes é um salganhada claro que neste caso nem é muito util é so mandares imagem mas existem milhares de casos similares
Este artigo está um pouco incompleto, seria importante referir o seu sucessor.
A google “matou” o goo.gl em detrimento do novo serviço – Dynamic Links. https://firebase.google.com/products/dynamic-links/
O goo.gl era útil não só por encurtar URL’s mas também para fazer tracking desses mesmo links (google analytics para uma determinada sub-página de um website)
Sinceramente não sei que transtorno causava a permanencia deste serviço que não necessita de qualquer manutenção e nem consome qualquer tipo de recursos significativos.
Não deves ter noção das coisas então