Funkwhale: Deixe o Spotify e tenha o seu próprio servidor de músicas
O Spotify é provavelmente o serviço de músicas mais conhecido no mundo. O serviço disponibiliza todas as funcionalidades que são necessárias e está disponível para as mais diversas plataformas.
No entanto, no mercado existem outras alternativas e até há plataformas que nos permitem criar o nosso próprio servidor de música. Vamos conhecer o Funkwhale.
Recentemente dêmos aqui a conhecer o Ampache, um estilo de Spotify Open Source, mas gerido por si. Como alternativa, o nosso leitor EC deu-nos a conhecer o Funkwhale, um interessante, moderno e user friendly servidor de ficheiros de áudio.
Tal como o Ampache, a plataforma Funkwhale é fantástica para centralizarmos os nossos conteúdos de áudio e também de vídeo. Desta forma é possível aceder aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet.
O utilizador pode procurar por nome, artista, pode ouvir rádios, criar playlists... tudo numa interface única e minimalista.
O Funkwhale é muito simples de usar e o utilizador pode carregar as músicas que quiser, uma vez que o serviço é ilimitado. Relativamente a extensões o Funkwhale tem suporte para flac, mp3, ogg e opus. Existe ainda o suporte para letras e para as covers dos álbuns/artistas.
Sem a necessidade de usar add-ons ou plugins, o Funkwhale funciona através de uma simples página Web. A plataforma é grátis e Open-Source. Experimentem a mesma aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Só por convite…
“As inscrições estão fechadas nesta instância, você precisará de um código de convite para inscrição.”
Gostava de ter um convite para criar uma conta…
É necessário código de convite para inscrição.
e aqui se vê o porquê de UE e a ANACOM baterem nos tarifários dos operadores que oferecem spotify sem contar tráfego, devido à net neutrality
Este serviço (ou outro) nunca entraria no mercado se todos tiverem um tarifário em que o spotify não gasta dados e outro serviço semelhante gasta e tem de se pagar extra ao operador pelos dados.
Infelizmente o suporte para álbuns com múltiplos artistas deixa um bocado a desejar: https://dev.funkwhale.audio/funkwhale/funkwhale/issues/646
Utilizo o airsonic que é um fork do libresonic/subsonic visto que o libresonic deixou de ser atualizado e o subsonic passou a closed source com modelo ‘freemium’. O único problema do airsonic é nunca terem actualizado o interface desde o fork do subsonic então encontra-se bastante desactualizado.
Podiam também falar das aplicações que implementam a API do subsonic(http://www.subsonic.org/pages/apps.jsp) que é implementado por diversos servidores de música, tais como os forks do subsonic, o Ampache e o Funkwhale.
muito fixe. existem outras solucoes opensource do genero que tambem gostaria que fizessem um artigo como o Sonerezh e o Libresonic
Só por convite 🙁
Alguém fornece um convite por favor??!!
Para mim o SubSonic continua a ser o melhor.
Precisa de melhorias, mas é muito bom.
Código de Convite por favor???!!!