Mozilla lançou o Firefox 36 e trouxe-o para uma nova Internet
Os browsers são já parte fundamental dos nossos computadores. Muita da informação e dos dados que necessitamos estão na Internet e é com estas ferramentas que lhes acedemos.
A Mozilla tem estado na linha da frente no que toca a desenvolvimento e o seu browser, o Firefox, consegue ser uma das escolhas mais usadas na Internet.
Depois de uma versão 35 que trouxe grandes novidades, esta nova versão agora lançada, a versão 36, é mais comedida no que mostra, mas tem muito trabalho feito onde a vista não alcança.
A nova versão do Firefox, que saiu agora para os utilizadores, tem novidades de grande interesse para todos os que se dedicam a avaliar as qualidades deste browser, mas não de forma directa e bem visível.
São novidades que estão bem enraizadas no núcleo do Firefox e que vão dar a todos os utilizadores um acesso mais rápido e mais seguro à Internet.
Falamos da chegada ao Firefox do novo protocolo HTTP/2, que foi recentemente terminado e disponibilizado para ser usado por todos os que criam ferramentas para a Internet.
Esta novidade vai dar ao Firefox e aos seus utilizadores um acesso muito mais rápido aos conteúdos, garantindo que toda a informação circula de forma muito mais protegida e ao mesmo tempo também mais optimizada.
Mas a Mozilla reservou também para esta versão a chegada de uma pequena novidade, relacionada com a sincronização entre diferentes versões do Firefox, sempre com recurso à conta do utilizador.
A partir de agora passa a ser possível sincronizar também os tiles que os utilizadores tiverem bloqueados na página de abertura do Firefox.
Esta opção vem juntar-se a todas as restantes que estavam já disponíveis para sincronização e que permitem ao utilizador manter as suas sessões e configurações entre os diferentes Firefox que tiver a usar.
Para além destas duas novidades de peso, o Firefox 36 tem ainda outras melhorias, mais viradas para a correcção de problemas e de alguns bugs.
Destacamos uma melhoria que pode levar alguns utilizadores a terem alguns problemas na navegação em páginas HTTPS e que é o fim do aceitar de certificados com chaves de 1024 bits. De agora em diante apenas as de 2048 e superiores são suportadas pelo Firefox.
Há ainda a correcção de um problema que estava a afectar os utilizadores do Gmail e do Facebook e que levava a que os acessos às sua contas pedissem constantemente novas autenticações.
Tal como acontece sempre, esta nova versão já deve estar disponível para actualização no Firefox. Instalem-na e vejam o que existe de novo. Como referimos não existe muita coisa visível, mas este browser está novamente no caminho do sucesso.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Por sinal depois de quatro anos fiel ao Chrome veltei na semana ao Firefox 35 e estou contente com o que a Mozilla tem vindo a fazer. Espero que o 36 seja são rápido e estável como o 35.
Estranho mas eu tambem! agora ja nao me apetece voltar ao Chrome.
Boas amigos.
Sendo eu também um utilizador fiél do Chrome dado a possibilidade de ter tudo sincronizado com o PC + Android…tenho-me deparado com o consumo excessivo de recursos do mesmo.
Será o Firefox mais leve e com a mesma possibilidade de sincronização que o Chrome?
Muito obrigado,
Olá … eu estou com firefox desde o inicio, muito antes de ter atingido o 1º milhão de donwloads …. mas o consumo de recursos sempre foi um problema do ff … mesmo que tenha sido corrigido não acredito que a diferença seja significativa em relação ao Chrome .. nunca testei … mas também “nunca quis saber” pois não gosto do Chrome … muito menos do IE
Eu uso firefox antes sequer de chegar a 1 milhão de downloads tbm! 😀
Durante uns anitos virei-me para o chrome mas ultimamente voltei ao FF e não quero outro.
Não crasha tanto e a esta altura o chrome consome mais recursos do que FF
Eu Ainda Me Lembro De Usar O Firebird…Alguém Se Lembra…Antes Do Firefox…
Se o problema é a sincronização podes abandonar o chrome, pois o Firefox também tem sincronização PC/Android
O Chrome sincroniza e trabalha com outros produtos google associados… contactos, calendários, favoritos, histórico, documentos, traduz… não é fácil encontrar outro à altura… o problema é que não há… cumps
Eu também cansei-me do Chrome e da quantidade de treta que agora instalam por defeito. Voltei ao Firefox e estou muito satisfeito.
Eu sou super satisfeito com o Firefox, cada vez uso menos o Chrome é mais o Firefox e IE.
Eu acho que vou voltar ao FF tambem.
Entre este Firefox e o Chrome, qual o melhor? Qual é o que consome menos memória RAM? O firefox não tinha um problema que consumo excessivo de memória?
Teste rapido que podes fazer é abrires os 2 browsers coma as mesmas paginas e vais ver que firefox continua a utilizar mais RAM.
Boas,
O Chrome de facto é conhecido por ser o que usufrui de mais memório da nossa máquina, especialmente, pela a abertura de variados processos, um para cada aba, outro para cada extensão a ser utilizada e por aí fora.
No entanto, numa navegação normal, nada de excessos no que diz a quantidade de abas, a diferença não é muito, pois o Firefox, embora continue a usar menos memória que o Chrome, apenas abre um único processo igualando os variados do Chrome no que diz respeito à RAM.
No entanto, não deixa de usar menos.
Neste nomento tenho o Chrome e o firefox abertos os dois com o pplware e o gmail abertos… O chrome está a consumir 616Mb e o firefox 300Mb… É uma diferença brutal….
Tens exactamente as mesmas extensões nos dois browsers?
Acho piada, tenho o Chrome aberto em 3 abas, e apenas está a consumir 150MB no total.
O Chrome é mais estável. Custa mais memória, mas és recompensado caso uma das tuas abas encrave/crash, pois cada aba é um processo e não afeta o resto do browser.
A versão 64-bits do Chrome ainda está em beta mas pode ser sacada se quiseres, o que faz o browser ainda mais rápido, seguro e estável.
A Mozilla cancelou a sua versão 64-bits.
Aliás, a Mozilla vai trabalhar na versão 64-bits outra vez.
Principalmente porque o Chrome tem a sua :>
– Offer our users a better experience with improvements in stability, performance, and security.
– Remain competitive with the rest of the browser landscape.
Qual é o tema do FF que surge na foto?
Não parece ter nenhum… É o FF a funcionar mo OSX.
Entendo agora porque não encontrava o tema… Obrigado pela resposta.
Cada vez pior, com mais “bloat”. As novas funcionalidades nem sequer estão traduzidas em pt-pt, umas palavras com o antigo AO, outras com o novo AO. E no YouTube ainda não tem suporte para os 60fps
qt aos 60fps no youtube queixa-te à google.
E suporte para os videos do youtube a 60fps?
Salvo erro, esta relacionado com alguma limitação do html5 no firefox
Alguém já percebeu que algumas funcionalidade do google não funcionam no Firefox? Ou é só eu que passo por isso! Tipo galeria de fotos do google… não funciona de jeito maneira. Alguém mais com esse problema?
Tenho notado que a Google anda a limitar as funcionalidades dos seus serviços (YouTube a 60fps, Second Factor Authentication com Yubikey, etc.) nos browsers concorrentes ao Chrome.
E, na maioria dos casos, sem razões técnicas para o fazer, uma vez que as versões mais recentes do Firefox, Opera, Safari, etc. suportam esses funcionalidades.
Ultimamente, também têm desprezado o Linux e antes não eram assim…
Acho que a Google ultimamente tem jogado o seu lema de “Don’t be evil” pela janela…
Deviam fazer uma versão light para smartphones, mas igual de fixe.
Até pode ser efeito placebo, mas sinto-o mais rápido…e eu aqui num PC já antiguinho dá para notar mais do que quem tem um pc moderno…
Utilizador de Chrome durante muito anos. Hoje decidi fazer a atualização do Firefox, acho que está muito melhor que o Chrome.
Mais rápido, e todo o sistema fica mais “leve”.
Aproveito para informar doutra novidade do firefox 36 é que o RC4 deixa de estar disponivel na primeira negociação
Desculpa a minha ignorância, mas podes “traduzir o teu comentário? 😉
Nas melhorias podia ser escolher a linguagem ao iniciar… Como se altera o idioma? Já estive nas suposta definições e e adicionei o “pt” e cliquei eem Jukke, no entanto após reiniciar permanece no idioma “ach” (ou ahc).
escolhes o instalador para a lingua em questão
https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/
Poderia fazer logo isto ao instalar. Obrigado Marco 😉
O site por predefinição dá a linguagem do sistema operativo e por debaixo no botão de download tens uma linha que diz “sistemas & idiomas”. Mas podes sempre enviar esse feedback para a Mozilla que eles são acessiveis. Já me queixei no twitter da memória que estava a ser comida pelo Firefox e fui contactado por um dev deles que queria mais info para corrigir a situação.
Firefox 28 FTW!!!
Não me consigo habituar à nova interface no mac…
Já tentei por várias vezes, mas não dá…
+1, e nem sequer uso MAC, uso Windows, mas desde que saiu a versão 29, do Firefox, que recusei-me a fazer o respectivo “update”, fruto principalmente, à desastrosa e trágica “interface”, de nome “Australis”, que o FF 29 e seguintes adoptaram, é 1 risco que eu assumo, não fazer o “update”, dado que a mais recente versão do FF já vai na 37, mas eu, continuo e continuarei na 28, enquanto não houver alterações no maldito “interface”, que muito infelizmente, a Mozilla se borrifou nas milhares de queixas feitas por muitos utilizadores, em todo o mundo, devido ao “Australis”!!!
E porque não atualizar para o Firefox 37 e instalar este add-on, que muda o aspeto para o das versões pré-29?
https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/classicthemerestorer/?src=cb-dl-mostpopular
É ao gosto de cada um.
É uma das vantagens do Firefox…