Pplware

Europa abre investigação ao AliExpress por vender medicamentos contrafeitos

A Comissão Europeia abriu uma investigação ao AliExpress por alegadamente vender medicamentos contrafeitos. O processo foi agora aberto e a empresa tem até 27 de novembro para entregar toda a informação necessária e provar que não está a fazer nada do que a acusam.


 

A DSA não se limita a combater a desinformação

Esta ação faz parte da Lei dos Serviços Digitais (DSA), que entrou em vigor em agosto passado. O facto é que não se trata apenas de combater a desinformação, como aconteceu com o X ou o TikTok, mas esta lei serve também para exigir que as grandes plataformas garantam que não estão a oferecer um serviço potencialmente prejudicial.

A DSA existe também para garantir a eliminação de produtos ilegais ou não seguros vendidos na UE através de plataformas de comércio eletrónico, incluindo o número crescente de medicamentos e produtos farmacêuticos falsos potencialmente mortais vendidos online.

Explicou Thierry Breton, Comissário Europeu para a Indústria.

O AliExpress tem de cumprir esta obrigação, uma vez que é uma plataforma importante. Com mais de 45 milhões de utilizadores ativos mensais na Europa, o AliExpress foi um dos 19 escolhidos pela Comissão Europeia como uma grande plataforma. Como tal, é-lhes exigido um padrão de transparência mais elevado do que a outras empresas.

Entre essa responsabilidade está a de garantir que não representam um risco para a sociedade, em relação a questões de saúde mental, física e pública. E é precisamente neste domínio que foi aberta a investigação, uma vez que a Comissão considera ter indícios de que o AliExpress pode representar um risco através da venda de produtos contrafeitos, incluindo medicamentos.

 

O cuidado ao comprar no AliExpress deve triplicar quando se trata de medicamentos

Plataformas como o AliExpress têm à disposição um grande número de produtos, muitos deles a baixo custo. No entanto, há que ter especial cuidado com produtos como os medicamentos.

O AliExpress não é a única plataforma que se dedicou à venda de produtos farmacêuticos. Nos Estados Unidos, a Amazon também quer ser uma farmácia. Se for a produtos como os óculos graduados ou as lentes de contacto, também pode ver que são um negócio lucrativo.

 

Leia também…

Exit mobile version