A forma como as redes sociais funcionam efetivamente é ainda uma interrogação para muitas pessoas. Mas não para os reguladores. Assim sendo, Espanha criou um selo para as empresas que sejam transparentes com os seus algoritmos.
Esta iniciativa-piloto pode tornar-se uma referência para o resto da Europa, em matéria de regulamentação da transparência.
Seis meses após a criação do regulamento sobre a Inteligência Artificial (IA), um dos seus requerimentos vai ser implementado, em Espanha. Esta será promotora de uma iniciativa-piloto que, caso corra bem, tornar-se-á numa referência para o resto da Europa, quando o tema for a regulamentação dos algoritmos.
Segundo o Cinco Días, a Associação Espanhola de Economia Digital (Adigital), que reúne mais de 525 empresas, será responsável pela criação de um certificado de transparência destinado aos algoritmos. Atualmente, a associação está a testá-lo com quatro empresas – Holaluz, Blablacar, Fintonic e Cabify -, e o objetivo passa por lançá-lo oficialmente em janeiro.
As startups escolhidas para os testes verão o seu algoritmo dissecado, pois a ideia passa por perceber se as empresas são capazes de definir e explicar os seus algoritmos. Isto servirá para “proporcionar confiança e segurança”.
Para obter o selo, as empresas têm de preencher uma série de formulários e modelos – estes não estão ainda completamente definidos, pelo que as empresas escolhidas vão ajudar a finalizá-los.
É importante não nos perdermos em debates filosóficos e que todos concordemos em definir o conceito de transparência do algoritmo, se quisermos aterrá-lo e torná-lo algo prático.
Explicou Alfonso Martínez, diretor de comunicação da Eticas Foundation.
Aqueles que obtiverem o certificado terão um selo que comprova que cumprem a legislação atual proposta pela União Europeia relativamente à IA.
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