Dica: Instale o fabuloso Firefox 57 Quantum no Ubuntu
A Mozilla lançou recentemente o fabuloso e super inovador Firefox 57 Quantum. As novidades são muitas e é quase impossível não instalar esta fantástica versão. Para quem usa Ubuntu ou derivados, hoje mostramos como podem facilmante atualizar para esta nova versão.
O Firefox 57 Quantum já está disponível para a maioria dos sistemas operativos e destaca-se, de imediato, pelo novo design e novas funcionalidades. Segundo a própria Mozilla este browser é 2 vezes mais rápido que as versões anteriores e consumos de RAM muito mais baixos que a concorrência.
Principais novidades
- Novo design que é suportado por um novo tema
- Novo logo
- Novo modelo ao nível dos separadores
- Gestão eficiente de memória RAM
- Super performance na abertura de páginas
- Add-ons que foram redesenhados para esta "web moderna"
Como forçar a instalação do fabuloso Firefox 57 Quantum no Ubuntu?
A atualização para o Firefox 57 Quantum pode ser simplesmente realizada através da atualização do sistema. No entanto, quem quiser apenas atualizar Firefox para esta nova versão basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/firefox-next sudo apt update && sudo apt upgrade sudo apt install firefox |
Depois de instalado, fechem qualquer instância do Firefox e voltem a executá-lo. Para saberem se já têm a versão final usem o comando firefox --version.
Se não é utilizador frequente do Firefox, sugerimos que experimentem esta última versão pois está simplesmente espetacular. Se tiverem problemas na instalação em outras distribuições ou sistemas, deixem nos comentários que nós damos uma ajuda.
Download
Este artigo tem mais de um ano
A nova versão ainda está muito bugada. Por exemplo não mostra a minha pagina de inico quando eu abro o Fx.
Mentira! Esta bugada para ti, não para todos. Falas de uma maneira como se fosse geral.
Eu não tenho isso, logo é um problema teu.
Já tive esse problema umas quantas vezes nos últimos anos.
Ao fim de uns quantos meses o firefox fica todo bugado. Não memoriza as definições guardadas, nem histórico, nada. E não é do pc, pois já me acontece isto há 3 pc’s atrás.
Mas sim, se reinstalares a coisa resolve-se, no entanto, tal como disseste ao Marco, lá por não te acontecer não quer dizer que não aconteça a ninguém.
É um bug e pelos vistos continua por resolver.
ps: Fiz a última formatação há cerca de um ano e ainda não aconteceu esse bug mas…
Se ainda não aconteceu, não penses já que vai acontecer. Apesar de a mim nunca tal ter acontecido, não vou argumentar o teu relato.
Se em 1 ano e meio ainda não aconteceu, significa 2 coisas: há 1 ano e meio que usas o FF (ou pelo menos o tens no PC) – se fosse tão ruim assim não o tinhas -, e há 1 ano e meio que esse bugada toda não acontece.
Passado é passado. Há muitos anos atrás larguei o FF por me ser ruim, há 2 anos que o uso por me ser óptimo. Não o julgo pelo que me aconteceu há uns 8 anos atrás 😉
Já experimentaste fazer uma limpeza ao teu computador?
Até agora impecável. Muito fixe
Vê lá bem as definições disso. A mim não me está a acontecer: abro e aparece a minha página inicial. :/
os beneficions de usar archlinux………
Explica lá isso… Uso Arch e ainda não chegou o quantum
A sério, já uso desde 14 Nov…
(https://www.archlinux.org/packages/extra/x86_64/firefox/)
NO Opensuse tumbleed ja ó tenho à uns dias também…
Sim, já anda por aí há alguns dias.
Ainda bem que vocês acham tudo fabuloso, fantástico, espectacular e muito rápido. Se calhar sou eu que tenho o único PC do mundo onde este novo Firefox tem um desempenho tão mau que pela primeira vez estou a pensar em desinstalá-lo definitivamente.
Arrisco mesmo dizer que esta é a pior versão de sempre do Firefox. Nunca esteve tão lento, nunca consumiu tanta memória… e , já agora, nunca foi tão feio.
Ainda agora abri a página do Expresso e até me ri de desespero enquanto o browser se engasgava todo… coitado do novo Firefox, tudo o que se anda a dizer dele é puro marketing.
Pode ser da máquina 😀
“máquina”
No meu não se engasga, mas embora o cpu ande nos 2-5% de ram está a comer quase 2Gb com 8 separadores abertos.
antes de desinstalar o fabuloso browser!! vão desinstalando os add-ons que têm primeiro..
de facto nunca tive um browser tão rápido como este firefox novo
A questão é que eu só ainda uso o Firefox por causa de alguns addons, caso contrário já teria desinstalado esse super-mega-fixe-fabuloso-fantástico-e-espetacular browser.
…e vão 2….
Está tão rápido que já nem consigo ‘ver’ os add-ons…
O mínimo que podiam ter feito, era informar e perguntar se os utilizadores estavam interessados (para já) em fazer a actualização..!!!
No meu caso gasta mais memória que o Chrome…
Deves ter um chrome super super light 😛
Vá testa lá isso em condições 🙂
Em que sites?
Se forem sites da Google, nem eu esperava outra coisa: a Google nos seus sites faz de tudo para que o Chrome seja o melhor (porque será). Noutros sites, depende do seu conteúdo e da forma como o motor de cada browser lida com o conteúdo.
No geral, o FF comigo usa menos memória.
Mas como diz um amigo meu, “enquanto houver RAM, é para ser usada, que é para render o custo dela” xD
Preferia a versão anterior em alguns sites esta versão começa a patinar.
Lá vou eu ter que começar a usar chrome.
Que sites? Há uns quantos sites na web que dão uso à forma como o Chrome processa certos elementos de CSS e JS, pelo que os browsers mais standard-compliant (como o Diretor) “patinam” – não porque são maus, mas sim porque os sites andam numa de browser-sniffing e a esperar os comportamentos do Chrome para funcionar.
Um pouco como acontecia no IE6, com a excepção deste último ser lento.
É bom que haja browsers que sejam mais standard-compliant; é pena estarmos a regressar aos tempos do IE6, mas desta vez com o Chrome… mas desta vez, o pessoal até parece gostar disso.
Não há necessidade de adicionar ppa, é só dar um sudo apt dist-upgrade pois já está nos repositórios. Caso não esteja aparecendo mude o repositório para o principal.
Voce pode ver no launchpad https://launchpad.net/ubuntu/+source/firefox que ja está disponível. Abraços.
Realmente está muito rápido e consumindo bem menos memória, muito bom.
Ta consumindo muita memoria, tanto no meu pc que usa KDE, core i5, 4gb de memoria e SSD… no pc da empresa com configurações semelhantes também, a unica diferença é que no trabalho estou a usar o Win10.. O novo FF ta um comedor de memorias
pena essa versão não funcionar como deve ser no meu win 10. cada vez que abro um separador ele congela entre 1-7 segundos, impossível utilizar, e nem consigo descobrir o que é. fiz uma instalação limpa, sem extras o freeze ficou entre 1-3 segundos, mas mesmo assim é uma irritação constante. alguém passou por algo semelhante?
HTTP_USER_AGENT: Mozilla/5.0 (X11; Linux i686; rv:57.0) Gecko/20100101 Firefox/57.0
HTTP_ACCEPT: text/html, application/xhtml+xml, application/xml;q=0.9, */*;q=0.8
HTTP_ACCEPT_LANGUAGE: ja, pt-PT;q=0.8, pt;q=0.6, en;q=0.4, en-US;q=0.2
Fedora 26 (32bit).
Sim desta vez o FF está muito mas muito melhor….-RAM ++++fast. god job Mozilla.
Na minha opinião, o firefoz está melhor e tenho um pc antigo! Agora, só espero pela boa vontade dos criadores de extensões, para migrarem as mesmas para webextension! As poucas que uso, 90% não funcionam… :\
No meu caso já estou utilizar esta versão para o Ubuntu 16.04 dos repositórios oficias , o sistema fez a atualização .
Experimentei esta nova versão do Firefox , digo , deixei de utilizar o google chrome , o Firefox esta super rápido , o scroling mais suave que o google chrome .
Deixo aqui o link para versão portátil deste Firefox para GNU/Linux :
https://bintray.com/probono/AppImages/download_file?file_path=Firefox-57.0.glibc2.3.4-x86_64.AppImage
https://bintray.com/probono/AppImages/Firefox
falta suporte a muitas extensoes
Sempre usei firefox e é o meu browser predefinido mas tenho de admitir que esta versão está com muitos problemas. Se o minimizo durante muito tempo ele simplesmente deixa de funcionar ou então fico com problemas em posicionar ou redimensionar como quero.
As telas pretas no youtube pararam, que bom, Firefox desde 2004, sou um usuário fiel, ti amuh fire foX.