A promessa da Starlink passa por disponibilizar uma rede de Internet global, disponível no mundo inteiro. A questão, que pretende ser respondida pela Delta Airlines, foca-se na viabilidade de a constelação de satélites fornecer Wi-Fi durante os voos.
Hoje em dia, nem todas as companhias garantem esse acesso.
Conforme adiantado pelo The Wall Street Journal, a Delta Airlines terá começado a testar os satélites Starlink da SpaceX por forma a garantir que os seus passageiros têm acesso à Internet a bordo. A novidade foi adiantada pelo CEO da companhia aérea Ed Bastian que, numa entrevista, revelou estar a realizar “testes exploratórios”.
Efetivamente, hoje em dia, poucas são as companhias aéreas que oferecem a possibilidade de acesso à Internet durante os voos, além de implicar uma cobrança extra. Por isso, e por haver passageiros que fazem questão de estar conectados durante os voos, aquelas têm procurado opções que permitam garantir essa conexão.
Starlink quer fornecer uma Internet global, na terra e no ar
Até agora, a SpaceX lançou 2.335 satélites para a órbita terrestre baixa, num caminho que se prevê longo até ao objetivo de 42.000. conforme sabemos, esses satélites destinam-se a disponibilizar Internet global, chegando mesmo aos destinos mais remotos.
De facto, aquilo que a Delta Airlines está a testar agora é um dos objetivos da SpaceX para a Starlink: fornecer Internet a bordo. Aliás, em junho de 2021, o vice-presidente da Starlink, Jonathan Hofeller, revelou, durante a Connected Aviation Intelligence Summit, que a empresa estava em “conversações com várias companhias aéreas”.
Temos o nosso próprio produto de aviação em desenvolvimento. Já fizemos algumas demonstrações até à data, e procuramos que esse produto seja finalizado para ser colocado nas aeronaves num futuro muito próximo.
Acrescentou o vice-presidente da Starlink.
Mais tarde, nessa mesma altura, Elon Musk recorreu ao Twitter para revelar que a SpaceX estava à procura de uma certificação para fornecer o seu serviço a bordo de aviões como o Boeing 737 e Airbus A320.
Schedule driver there is regulatory approval. Has to be certified for each aircraft type. Focusing on 737 & A320, as those serve most number of people, with development testing on Gulfstream.
— Elon Musk (@elonmusk) June 25, 2021
Desde o verão de 2021, a Delta Airlines possui um acordo com a Viasat, uma empresa de comunicação por satélite, para o serviço de Internet a bordo. A companhia aérea garante acesso à Internet por cinco dólares por voo, ou por 49,95 dólares por mês.
Leia também: