Contador Inteligente: lista de códigos que aparecem no visor
Através de um contador inteligente é possível fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente). Saiba como pode ler o consumo em horas de vazio, consumo em horas de ponta e consumo em horas cheias.
Um contador inteligente é um dispositivo inteligente de gestão de energia elétrica, integrado numa infraestrutura tecnológica, que, para além de medir o consumo de eletricidade, permite o tratamento e disponibilização de dados e o apoio ao fornecimento de serviços, através da comunicação remota.
Contador Inteligente: leituras automáticas e Operações remotas
Se tem um contador inteligente, se olhar para o visor vê vários números a passar com um "código" associado. Os códigos significam o seguinte:
- 1.8.1: consumo em horas de vazio;
- 1.8.2: consumo em horas de ponta;
- 1.8.3: consumo em horas cheias.
Neste visor é também possível saber informações como:
- 0.9.1: hora atual;
- 0.9.2: data atual;
- 13.0.1: ciclo horário;
- CD3T: ciclo diário com três tarifas;
- CS3T: ciclo semanal com três tarifas;
- 1.6.10: potência máxima atingida nos últimos 30 dias.
Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade beneficiam de serviços como:
- Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
- Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
- Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
- Despiste de avarias mais eficaz: permite um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
- Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderá ser-lhe dada informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
Isto é tudo muito bonito, mas este contadores também poderiam facilmente medir a energia injectada na rede e fazer um acerto no fim do mês… não o fazem pq estão a ter LUCRO
O meu regista a injeção, o que acontece no mercado português é que o crédito energético é só de 15 minutos, tudo o resto é “oferecido”
Concordo consigo.
Todos os contadores inteligentes medem a energia injectada.
… mas para roubar o produtor.
Tenho um contrato para venda de excedentes á cerca de um ano com a Coopernico, injectei cerca de 800KWh e até ao momento nem um pagamento foi efetuado.
Já solicitei a rescisão e agora adotei a injeção zero.
Exato… Um bom Ups e deixa de pagar eletricidade a chulos…
Exactamente concordo, mas ninguém explica como fazer. Eu por exemplo sei tenho pena é de não ter dinheiro suficiente para efectuar a instalação. Eu não pagava um cêntimo aos chulos
Na aquisição dos painéis senao foi informado devia ter sido. Tudo o que e excedente e oferecido a distribuição! Sem custos associados.. daí toda a gente vender painéis! E porque tem gente a lucrar com isso e não só o instalador!!
Em teoria está tudo certo, na prática nem por isso.
Tenho contador inteligente há vários anos e continuo a receber estimativas, os meus mais não, tudo porque os meus pais estão no mercado regulado e pertencem a SU (antiga EDP Serviço Universal, antiga EDP) eu sou Goldenergy, empresa privada fora do universo EDP, o nosso distribuidor é a E-Redes empresa que pertenceu ao universo EDP. O que quero dizer com isto é que quem é EDP ou pertence as antigas empresas do universo EDP o sistema funciona que não é recebe por estimativas a maior parte do tempo.
Já fui EDP e não tinha estimativas, quando passei a ser Iberdrola, e depois Goldenergy passei a ter, os meus sogros igual, os meus pais sempre foram EDP SU nunca receberam estimativas.
Uma vez tive problemas liguei para a E-Redes e a menina respondeu, “Bem vindo á EDP Comercial, em que posso ser útil…” aí fiquei a saber que embora separados vivem “todos” na mesma casa é triste como se engana o consumidor português mas é nassim.
Isso pode acontecer porque a empresa privada que fornece o serviço a EDP também pode estar a fornecer o mesmo serviço a e-redes. O que acontece e que a pessoa que atendeu a chamada enganou se no nome da empresa que deveria ter dito.
É normal existir uma centralização de serviços em callcenters.
Sim é verdade, mas é muita coincidência ligar para a e-redes e atender a EDP, nunca me aconteceu ligar para a MEO e atenderem da Vodafone, nem ligar para a Goldenergy e atenderem da Iberdrola.
Depois se for cliente das empresas do antigo monopólio EDP tudo funciona as mil maravilhas se fores de fora, nada funciona, é triste e dá que pensar
Desde que me colocaram um contador “inteligente” deixei de ter estimativas nas faturas e a minha fatura vem com os valores de consumo bem descriminados, as leituras feitas correctamente e o meu fornecedor não faz ou fez parte do universo EDP.
E de cada vez que liguei para a E-Redes, usando o contacto da página da Net, fui atendido pela E-Redes que se identificou perfeitamente e reconheceu o meu local de consumo sem problemas. A minha experiência deixou espantado com a precisão da informação, coisa pouco habitual neste país.
Fui anteriormente cliente da SU mas desisti assim que passou a ser o fornecedor com a tarifa mais cara.
Para contextualizar, e-redes é o distribuidor/operador da rede e só há um e não é vassalo da empresa x ou, presta serviço de forma igual quer tenham EDP ou Iberdrola ou o que seja. O que acontece a quem tem um contador inteligente e ainda assim recebe estimativas, é porque ter este contador não é sinónimo automático de ter facturas certas, porque nem é esse o propósito do equipamento. A leitura é comunicada pelo contador ao operador de distribuição (e-redes) que depois a comunica à empresa comercializadora numa data específica e por esta definida. O que aconteceu durante muito tempo é que o contador era instalado e sem qualquer garantia de integração na rede, e por vezes o contador era instalado a pedido expresso do cliente e uma vez mais, sem qualquer garantia de integração na rede. Em suma, meteu-se a carroça à frente dos bois durante muito tempo, daí ainda haver clientes com este contador instalado mas fora da rede inteligente. Não é o que acontece desde 2023 para cá, em que se o cliente é comunicado da elegibilidade para substituição do contador, é porque já existe disponibilidade na zona para integração na rede inteligente. E mesmo após instalação, o contador ficará na rede inteligente e com todos estes serviços remotos referidos no artigo, apenas e só a partir do momento em que o operador de distribuição assim o confirmar ao cliente (“o seu contador está integrado na rede inteligente”). Até lá, é aguardar. Contudo prevê-se que toda esta substituição/integração na rede inteligente esteja concluída até finais de 2024, segundo o DL 14/2022, de 14 de Janeiro
Tudo verdade, apenas com algumas não verdades.
O meu contador foi colocado quando a E-Redes assim o entendeu, foi-me comunicado que estava integrado na rede inteligente, o meu ciclo de faturação é 19 e o meu fornecedor de energia sabe disso, e mesmo assim recebo estimativas desde que sai do universo EDP, primeiro na SU depois na Comercial, quando passei a ser Iberdrola e depois Goldenergy passou a haver estimativas.
Quanto aos contactos sim aconteceu me a mi eu ligar para o número que está na pagina da E-Redes e ser atendido por uma senhora da EDP comercial.
Coincidência não sei, mas acontece
A e-redes senão estou enganado e a antiga EDP distribuição como tal faz parte da EDP! Grave acho que é os ditos contadores serem inteligentes como dizem e se eu n der a leitura todos os meses eles fazem estimativa na mesma!
Tem que entrar na e-redes seja por app ou via web e dar permissão para as outras empresas terem acesso às leituras caso contrário essas empresas privadas faturam por estimativa e não pelos consumos reais, com os contadores inteligentes na E-Redes tem descriminado os consumos diários nos ciclos horários e tem gráficos de gasto de energia e também gráficos de uso da potência.
@Luís Martins Luís isso foi a primeira coisa a fazer, mas palavras da Goldenergy, e Iberdrola, a E-Redes não dá acesso a essas empresas, e envia a tarde e a más horas o ficheiro Excel com os consumos, eu tenho acesso a esses dados e indiquei predisposição para facultar esse arquivo ao meu fornecedor de energia, mas o mesmo disse-me que terá de ser um ficheiro oficial enviado pelo distribuidor, ou seja a E-Redes.
Tenho provas que tudo funciona para cliente EDP Comercial, e SU Eletricidade (antiga empresa da espera EDP) e pelo menos com Iberdrola, Goldenergy, e Endesa a E-Redes não fornece os dados atempadamente ou o acesso aos dados.
Se funciona para si, ainda bem
Isso é a Goldenergy e a Iberdrola a mentir à descarada para te sacarem mais uns euros de avanço…
Há anos que não uso edp e sempre tive as leituras reais do contador contabilizadas como deve ser. Mas sei que há empresas que não têm interesse nisso e essas 2 são a prova.
Quanto recebestes para escrever este comentário?
Eu tenho contador inteligente, sou fornecido pela Goldenergy, dou a contagem do meu contador, bate sempre certo, estou muito satisfeito, comparando com alguns fornecedores que já tive Goldenergy pesoas muito sérios.
PARABENS
Obrigado pela informação
Mas também acho que desde Novembro que me instalaram pago mais energia
Além de tirarem funcionários também nos tiram € da carteira
Quanto ao pagar mais isso nunca me aconteceu, pois eu tenho vários sistemas de medição online e offline e todos batem certo com o que o contador diz.
Mesmo com as estimativas as contas batem certas, normalmente a estimativa são de 2 ou 3 dias, à conversa com o meu atual fornecedor (Goldenergy) nestes dizem que não recebem os ficheiros com os dados de consumo por parte da e-redes a tempo da faturação já chegaram a atrasar a fatura uma semana e nada. Eu disse que já lhes tinha dado acesso no portal da e-redes para que eles pudessem consultar o meu perfil de consumo e assim poderem até sugerir melhores perfis de consumo, eles responderam que a e-redes bloqueia esse acesso, pois não é do interesse deles que haja melhorias no consumo.
Falasse de cartel nas telecomunicações, mas há um oculto na energia, pois apesar de separadas, elas (as empresas do antigo monopólio EDP) vivem juntas “comem” juntas e o zé Povinho que se lixe.
Exactamente o mesmo problema aqui
A factura subiu para o dobro
A resposta elda EdP
“Reparamos que tem razão, mas deve ligar com a e-redes para ver se existe algum problema”
Já o fiz e contínua fatura atrás de fatura com valores muito superiores
É triste viver num país que está assim. Cada um por si
Estando na edp, com 99,99999% de certeza que arranja um tarifário mais barato noutra empresa, por isso pode começar por aí para reduzir a fatura
+10000
O simulador da ERSE tem tudo que precisa de saber quanto a preços. E mudar da EDP quase certamente vai refletir umas boas dezenas de euros de poupança anual (depende do consumo, obviamente)
Pagar eletricidade à edp e queixar-se do preço é ridículo! É das mais caras que há e mudar não custa dinheiro!
Estou no indexado e pago 1/3 do valor pelo kwh e andei meses a pagar literalmente 0€ (ZERO EUROS) de eletricidade!
Média mensal de 2022 na EDP = 83,99€
Média mensal de 2023 na Luzboa = 27,52€
Felicidades no momento que fez este post. Quero ver daqui a mais algum tempo.
Há mais de 1 ano que ando a poupar… Portanto, daqui a mais algum tempo poupei ainda mais.
Vocês sabem que podem sair do indexado a qualquer altura, certo?
E sabem que podem poupar centenas de euros por ano, certo?
Qual foi a parte da média mensal de 2 anos inteiros que não deu para perceber os quase 700€ de poupança entre a edp e o indexado?
Essa mentalidade é que alimenta essas empresas que usam e abusam dos que têm medo de mudar.
E já agora, sabem que hoje a esta hora já sabemos que amanhã o kwh vai estar a 0,07€ não sabem?
Falta acrescentar o código 1.8.0 que mostar o valor total do consumo. Alguns contadores têm um botão que permite alternar entre os vários códigos e assim podemos conhecer o nosso consumo entre 2 momentos.
A energia em Portugal funciona como um jogo de sorte e azar em que o perdedor é sempre o mesmo o consumidor.
Sim.
A EDP Comercial.
São 2 empresas a lucrar.
É inadmissível.
A Energia tem de ser fornecida e administrada pelo Estado, não podem ser empresas privadas a prestar esse serviço pois colocam em causa a Soberania do País, a sua auto-suficiência, a qualidade dos serviços prestados, e prejudicam os Portugueses.
Sim.
A EDP Comercial.
São 2 empresas a lucrar.
É inadmissível.
Concordo INTEIRAMENTE com José Nabo
Claro que não interessa à EDP, devia haver legislação obrigando a EDP a fazer uma conta-corrente da energia injetada
O contador é muito bonito de facto, mas o cliente não devia ter de fazer cálculos para apurar a sua contagem mensal.
Pergunto não seria possível terem feito um contador eletrónico com contagem sequencial que informassem o cliente da contagem efetuada?
Até a página da E-Redes não aparece essa informação, temos sempre de fazer contas e mais ainda que tem painéis como eu ainda tenho de fazer contas entre o consumidor, descontado, injectado, enfim não interessa a ninguém que o consumidor saiba o que realmente consumiu, injectou, e eventualmente o que foi descontado da injeção que fez.
Nao percebo nada disto, mas o código mais importante é o 1.6.10
Conseguem com este código verificar se nao será melhor baixar a potencia contratada para poupar dinheiro ao final do mes, mas voces nao estao preparados para esta conversa.
Sim, eu tenho 6,9 contratados, mas 3 em 4 semanas excedo e passo para os 7,4 muito porque carrego o carro elétrico e embora tenha os 30A contatados, carrego o carro a 32A e o contador não vai a baixo e deixa-me exceder para os 32A carregando muito próximo dos 7,4kWh.
O que podia haver era potência variável e pagava se o valor constante o que se consumia, ou seja não havia limite, mas se num mês 4 dia em que carregava o carro chego aos 7,4 mas nos restantes dias os 4,6 chegam ou até menos pagaria consoante a potência que atingia nesse dia.
Não digam que não é possível, porque informaticamente tudo o é, e hardware já existe pois eles têm essa informação
fui consultar esse valor e tenho a 3,28. Tenho como potência contratada 4,6.
Devo alterar para 3,45 ou é arriscado visto estar perto do limite?
Passaria de 0,3196 Termo Potência (€/dia) para 0,2198 .
Tenho um contador inteligente que foi instalado a 28 outubro 2023. O técnico que fez a instalação informou que estaria em pleno funcionamento dentro de 1 mês. Portanto, logo considerei novembro como fim das estimativas. A verdade é que, hoje dia 25 fevereiro 2024, continuo com leituras estimativas ou seja de nada adiantou para mim esta mudança. Contactei a ERedes e justificaram que ainda não estão reunidas as condições para este funcionamento. COMO??? Então colocam os contadores sem terem reunidas as condições???Pergunto que tipo de gestão é esta? Coloca-se o “carro à frente dos bois”. E nós clientes onde ficam os nossos interesses e direitos??? Só temos deveres??? Na minha opinião, esta empresa precisa repensar a forma como respeita os serviços que presta.
Amigos falta o codigo do consumo total que vai pagar.Que é o 180
O melhor contador é o meu…. Pedi para o retirar porque estava no estrangeiro… Agora armazeno a energia dos painéis em baterias…. Num inversor 5kw
Contador inteligente, é uma forma tecnológica para exploração do consumidor.
Essa é, de facto, a triste conclusão a que nos obrigam. Caso contrário não davam justificações idiotas e sem sentido. Ou então
existe na Eredes, um problema de gestão evidente. Proponho que substituam “os pensadores diretivos” e admitam pessoas competentes e que respeitem e defendam “valores” .
AREDES VIEIRA POR CONTADOR NOVO ESTE ESTRAGADO UMA PEÇA DA MAGUINA DE LAVAR OS CARROS E COM CONTADOR DE ANTIGO NAO TIVE PROBLEMAS E NÃO SUMIR O PREJUÍZO
A EDP e a E-REDES são duas trapalhonas burlonas.
A EDP faz contratos simples em contadores trifásicos.
Perante a reclamação enviam um técnico para verificar se a instalação é trifasica.
(o técnico antes de entrar em casa já se ria)
A imbecil burlona dizia que era trifásico na entrada mas não na saída.
E insistiu e insistiu e insistiu. VIGARISTAS
Agradeço os seus comentários positivos.
Instalei recentemente +8 Painéis fotov. ficando com, 14 uma potência total inferior a 6,9 kws. E também 1 bateria de 10 led. Pensava eu que a bateria funcionava em sistema de vasos comunicantes, entrando sempre a energia produzida, saindo depois a consumida que ultrapasse os 10 da bateria e só depois saísse para a rede.
Além do mais utilizo diariamente ventilação CPAP o que pensava me garantisse energia para as interrupções da rede.
Não, quando a rede está com interrupção desliga a bateria, ficando sem energia SOS para o ventilador.
Vigarice??? Falta de informação? A EDP que fica com excedentes elevados não tem solução SOS para acudir aos dependentes de energia???
Ajudem-me s.f.f. SOS.
Muito bonito, mas estas maquinas não podiam mostrar tudo de uma vez? Seria mesmo necessário estar 10min a olhar para um visor de treta por vezes num sitio sem luz ou de acesso difícil, ainda ter de saber os códigos correspondentes, tudo isto para comunicar uma leitura?
Melhor que agora são para ignorar, já que fazem tudo sozinhos
A substituição do contador atual por um “inteligente” é obrigatória?
O dono do contador é que decide se usa o velho ou se mete um novo.
Nós não somos ouvidos nesse processo.