Como ter uma assinatura digital de longo prazo?
A assinatura digital permite ao titular de Chave Móvel Digital (CMD) com funcionalidade de assinatura ativa, por vontade própria, assinar documentos em formato pdf. Saiba como fazer uma assinatura digital de longo prazo.
A CMD é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e também passou a estar disponível também em sites de empresas privadas.
Uma assinatura digital de longo prazo é uma assinatura eletrónica que mantém a sua validade e integridade ao longo do tempo, mesmo que os certificados digitais associados expirem ou sejam revogados. Esse tipo de assinatura é amplamente utilizado para documentos que precisam ser preservados por anos ou décadas, como contratos, relatórios e outros registos legais.
Autenticação.gov: como fazer uma assinatura digital de longo prazo
A aplicação Autenticação.gov para computador permite ao cidadão tirar partido das funcionalidades eletrónicas do seu Cartão de Cidadão, como:
- assinar documentos digitais com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital
- personalizar a assinatura digital
- visualizar a morada e finalizar o processo de alteração de morada no Cartão de Cidadão
- alterar os códigos PIN do Cartão de Cidadão
- incluir notas ou informações que o cidadão entenda, como contactos a utilizar em caso de urgência, grupo sanguíneo, alergias, etc.
- visualizar e imprimir os dados pessoais constantes no Cartão de Cidadão.
Para realizar uma assinatura digital de longo prazo, basta abrir a app Autenticação.gov e selecionar a opção Adicionar selo temporal e depois ativar a opção Validação de longo prazo.
Como viram é muito simples assinar um documento com a assinatura digital de longo prazo. Para tal descarregue o software aqui (Há uma versão para Windows, para Mac e até para Linux). Quem quiser também pode usar a versão online para assinar documentos - ver aqui.
Uso online! Um serviço bom e útil do estado português!
Por aqui alguém sabe como fica a obrigação para freelancers/empresários em nome individual da “Assinatura digital qualificada” nas faturas a partir de 1 de Janeiro?
Acho que a coisa de poder ser pdf normal sem assinatura digital vai ser alargada a 2025 pelo orçamento.
Certezas só depois da publicação