CloudFlare – Protecção e velocidade no seu site
Por Pedro Fernandes para o PPLWARE.COM Os factores mais importantes para os utilizadores que têm um site online é a segurança e velocidade do mesmo.
Existem muitas maneiras de melhorar a segurança do seu website contra ataques de DDos, spam e bots, assim como existem muitas opções para melhorar a velocidade do mesmo. Mas para isto necessita, muitas vezes, de pagar enormes quantias por diversos serviços.
Para quem não quer gastar dinheiro e pretende estes benefícios, existe uma alternativa gratuita e muito simples de utilizar, o CloudFlare.
Este serviço, disponível em http://www.cloudflare.com , permite melhorar drasticamente a segurança do seu website bem como a velocidade para todos os utilizadores, de forma gratuita e sem complicações.
Basicamente, o CloudFlare trata-se de um serviço de CDN gratuito, do tipo "cloud computing", como o existente em muitos grandes websites e de empresas como o Facebook e a Google, mas não custa o mesmo que um serviço do género.
Para melhorar a velocidade, o CloudFlare conta com diversos servidores por todo o mundo, para disponibilizar aos seus visitantes o acesso mais rápido ao seu site e aos seus conteúdos. Basicamente, o Cloudflare guarda, em cache e por diversos servidores, os seus ficheiros estáticos, como imagens, javascripts e CSS, de forma a disponibilizar os mesmos aos utilizadores, utilizando o servidor mais próximo do local onde se encontram, diminuindo assim o tempo de carregamento dos mesmos.
Assim como trata da velocidade, o CloudFlare oferece também diversas camadas de segurança, possibilitando bloquear ataques de bots de spam e mesmo de ataques DDos ligeiros. E, caso pretenda bloquear um IP específico, também o poderá fazer, impedindo assim os utilizadores nesse IP de aceder ao seu website.
E o melhor disto tudo é que pode utilizar o serviço gratuitamente, sem pagar enormes quantias, como os dos serviços de CDN regulares.
O serviço tem uma interface simples e agradável, que permite ver algumas informações do seu website, como o número de pageviews, o número de Gb que os seus utilizadores "pouparam" e que o seu servidor não disponibilizou, conservando assim alguma largura de banda e tráfego dos mesmos (útil para quem tem tráfego limitado nos planos de alojamento).
Além de apresentar melhorias para si e para os seus visitantes, o CloudFlare permite também "poupar" recursos do seu servidor, garantindo assim um consumo do processador mais baixo e, como já foi referido, uma poupança de tráfego.
O serviço conta ainda com diversas apps para melhorar o seu site online e com uma opção de “Always online”, que permite manter o seu website online, mesmo quando o seu servidor está offline. E não necessita de efectuar grandes configurações para poder utilizar o serviço. Basta alterar os nameservers do seu domínio para poder beneficiar de todas as vantagens.
Existe uma frase que muitos utilizadores devem estar a colocar: "Mas, por ser gratuito, não tem a mesma qualidade que os serviços pagos."
Isto é errado, pois o CloudFlare consegue mesmo, em alguns casos, superar algumas empresas que disponibilizam serviços de CDN. O serviço conta com a parceria de grandes empresas de alojamento, como a "HostGator" e, recentemente, algumas empresas de alojamento nacional.
Como pode ver, não existem desvantagens, mas existem alguns inconvenientes:
- Não poderá utilizar SSL, tendo que pagar uma taxa adicional para tal, ou desactivar o serviço para o domínio com o SSL.
- O acesso ao Cpanel, WHM ou outros painéis de controlo deve ser feito por um subdomínio.
Para finalizar, de entre os serviços disponibilizados, existe também a opção de bloquear o acesso de utilizadores que tenham vírus conhecidos nos seus computadores, evitando assim possíveis roubos de identidade ou outros ataques. Poderá também ser útil para quando os utilizadores desconheçam a existência do vírus no seu computador.
Além do plano gratuito, existe uma versão PRO que, por 20 dólares mensais, permite obter uma maior protecção e velocidade para os websites.
Homepage: CloudFlare
Este artigo tem mais de um ano
Não conhecia, vou experimentar.
Parece ser excelente 🙂
Obrigado!
É sem duvida excelente… 🙂
recomendo que faça um pequeno teste para ver por si mesmo…
E obrigado a toda a equipa da pplware pela oportunidade.
O site é um projecto aberto a quem quiser partilhar conhecimento. Obrigado pela tua participação.
Estou testando e achando tudo muito interessante… Adorei as opções de bloqueio por IP, mas senti a falta de poder bloquear por domínios e UserAgents. Uma das possibilidades mais “curiosas” desse Cloudflare é a capacidade de nivelar a velocidade dos serviços de hospedagem bons e ruins. Por exemplo: é possível aumentar a velocidade de serviços de hospedagens gratuitos que geralmente são sobrecarregados, desde que aceitem domínios próprios.
vamos lá ver o que dá! Bela dica. Thz
Obrigado pela dica… também vou experimentar.
Excelente artigo, não conhecia.
Foi com esta empresa que a The Lulz Boat aka LulzSec, o famoso grupo de hackers, protegeu o site deles contra vários ataques!
Não deixa de ser engraçado, um grupo de hackers ser protegido de outros hackers desta forma 😀
É um sistema excelente, trenho resultados comprovados, tanto nos meus sites como dos meus clientes.
Cheguei a fazer uma parceria com a CloudFlare, e agora é possível para o cliente chegar ao cpanel e activar a cloudflare de forma instantânea.
Recomendo a todos a sua utilização.
Podias explicar isso melhor? Tambem queria fazer algo assim para os meus clientes.
talvez aqui ajude:
https://www.cloudflare.com/hosting-partners.html
😉
Boa noite ,
Excelente dica , não conhecia .
Cumprimentos
Serva
Desculpem estou nas experiências com o meu pc de testes e deu borrada , agora penso já estar correcto
Cumps
Serva
Já conhecia e já experimentei, fica aqui o relato da minha experiência, classifiquem como entenderem:
– Efectivamente os sites ficaram mais rápidos.
– A carga ao hosting diminuiu (e já estava sob aviso, de uso massivo de recursos).
Situação:
– O hosting mudou de ip e de dns.
Resultado:
O cloudflare não actualizou os dns para os recentes, fiquei sem sites durante 2 dias (1 dia porque não reparei outro para propagação dos antigos dns).
Tentei recuperar a password, não deu (e ainda não dá).
—
Acredito ser um caso isolado, mas fica a minha partilha 🙂
Efectivamente, quando se muda o IP do servidor original, é necessário limpar a cache. Existe um botão nas opções do website para fazer isso em todos os servidores da Cloudflare… “Purge cache” 🙂
Quanto ao problema da password, pelo menos deste lado, não vi nenhum problema. 🙂
Estou testando.
@JS nunca o site fica offline, é porque não soubes-te fazer as coisas, também já tenho parceria com o cloudflare há alguns meses para facilitar a activação por parte dos clientes via cPanel 11 😉
Cumprimentos.