Carris envia tempos de espera por e-mail
Há muito que é possível obter por SMS o tempo de espera real por um autocarro da Carris. No entanto, implica custos. Numa era em que smartphones e tablets estão constantemente ligados à web, a empresa disponibiliza o serviço "E-mail ao minuto" que vem assim possibilitar a recepção dos tempos de espera sem custos adicionais.
A Carris tem sido, a meu ver, uma empresa de transportes que tenta estar a par da evolução tecnológica. Já em 2010 a empresa lança o Carris Netbus, uma gama de autocarros tecnologicamente avançados com a particularidade de fornecerem internet sem fios sem qualquer custo.
A versão mobile do site (m.carris.pt) está, na minha opinião, muito bem conseguida: simples e leve. Além de ser possível consultar os horários, tarifários e postos de venda, permite simular percursos e verificar tempos de espera em tempo real.
Quando comparada com os sites pesados e complicados da CP, Metro, Fertagus e tantos outros, é bem visível o esforço da empresa em acompanhar as novas modalidades de interacção com os dispositivos móveis no exterior, ao pé das suas paragens.
Se anda frequentemente de transportes públicos, compreende certamente a necessidade de minimizar o tempo de espera pelos mesmos. Em transportes como o autocarro e o metropolitano faz todo o sentido! No Metro e na Carris já se popularizam os painéis de informação que mostram o tempo de espera em tempo real, mas não é suficiente, como já deve ter reparado.
Como receber os tempos de espera por e-mail?
É aqui que um serviço de informação como o "E-mail ao minuto" se torna muito útil. A premissa é simples: se enviar um e-mail com "C[espaço][código da paragem]" para sms@carris.pt, recebe de seguida um e-mail com os tempos de espera para essa mesma paragem. É exactamente igual ao serviço "SMS ao minuto", mas sem custos.
Além de ser possível enviar um e-mail como o acima descrito, a consulta do tempo de espera de uma paragem pode ser feita também através do site mobile e completo. É pedido o e-mail do utilizador para onde serão enviados os dados.
Pode consultar todos os códigos de paragem através deste link.
Mais info: Carris | Tempo de espera
Este artigo tem mais de um ano
Isto (ou um serviço igual) já existe há muito tempo na carris, pelo menos á um ano atrás.
Existia oficialmente o serviço de SMS ao minuto. Não sei ao certo há quanto tempo o serviço por *e-mail* existe, mas não deve ser há muito tempo. Eu própria tomei conhecimento há muito pouco tempo.
Por julgar que não está muito popularizado (basta olhar para o nº de referências do Google, quase nulas) e pelo facto dos plafonds 3G e dispositivos móveis serem cada vez mais “normais”, achei importante partilhar o serviço. 😉
Eu utilizava isto há cerca de um ano atrás, funciona bem qb apesar de as vezes demorar um bocado a receber o email. No entanto como acho que é um bom serviço, e que realmente não está divulgado o suficiente, acho correctissima a tua ideia… parabéns pelo trabalho!
Existe já faz um bom par de anos. Não me armando em herói a ideia foi minha. Falei com um responsável da carris numa exposição ele gostou tomou nota e depois apareceu.
Cheguei a tentar isto, mas muitas vezes o mail de resposta demora a chegar.
Se calhar porque o teu telemóvel demora a ir buscar o e-mail? Experimenta forçar a actualização manual do e-mail… resolve?
Seria bom se a informação recebida estivesse correcta.
Acho que no site mobile não dá para ver os tempos nas paragens em tempo real, só os tempos entre paragens e assim…
Ok, ok… já vi… é pela introdução do email… já punham isso mais acessível…
Exacto. De facto sim, deveria estar mais acessível…
Para quem não tem tráfego de dados, compensa muito mais enviar uma mensagem para o “SMS ao minuto”, para além de ser mais rápido. 8 cêntimos, no meu caso, também não é muito.
Claro… este serviço é ideal para quem tem plafonds de dados.
Podes estar em casa/trabalho e recebes logo no email. Assim sabes qd deves sair para a paragem.
Já agora, se mandam SMS para a Carris ou para a STCP podem usar a app myBus que está disponível para iPhone e Android. É um “formatador” de SMS’s mas funciona bem e é grátis!
iPhone: http://itunes.apple.com/us/app/mybus/id482660078?ls=1&mt=8
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.beware.mybus&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsInB0LmJld2FyZS5teWJ1cyJd
Excelente partilha, Carlos!
alguém pode disponibilizar o apk? agradecido.
eles deviam era preocupar-se em chegar a tempo!
Tal como já foi referido o serviço já existe há algum tempo mas esteve em baixo bastante tempo. Graças ao pplware vou experimentar novamente pois já tinha desistido. Pensei que tinha sido mais um corte de custos 🙂 A Carris tem tido boas iniciativas neste domínios, pena que algo falhe na pontualidade e comportamento dos motoristas…
O serviço foi abaixo há uns valentes meses atrás mas voltou a estar “online” nem chegou a um mês depois disso… de qualquer modo bom post, é sempre bom divulgar este tipo de informações, só acho é que está mal redigido, pois a introdução dá a entender que é um serviço novo, quando na verdade existe há já pelo menos um ano…
Tens toda a razão, o verbo “lançar” foi mal empregue, pelo que corrigi. Sabes, é o hábito de escrever “novidades”.
A partir de certa hora há carreiras que fazem encurtamentos e a versão mobile não mostra os horários desses percursos mais pequenos mas vemos informação “inútil” como por exemplo Carreira Certificada.
A meu ver é a única falha que o site tem.
Vou escrever a mesma coisa que escrevi no Facebook:
“Com tanta coisa importante que a Carris deveria investir agora andam numa e e-mail? Também avisam por e-mail quando fazem greves e lixam a vida aos utentes?”
Tenho dito!
Isso de dar um contacto para obter uma informação é quase tão estúpido como ir à estação dos correios para ver as horas…
Estão a tentar substituir uma coisa simples que é o protocolo HTTP que serve precisamente para obter informações com o SMTP que serve para enviar mails…
Se querem obrigar alguém a dar o endereço de mail para obter estas informações mais vale obrigar a criar um login com user e password, pelo menos são dados que o browser ou uma aplicação dedicada pode introduzir automaticamente antes de obter a informação. Existem serviços idênticos com SMS para a loja do cidadão, outra estupidez nos dias de hoje.
Já sei, vou criar um serviço de utilidade pública que o utilizador envia um FAX com carimbo reconhecido pelo notário, e recebe uma carta registada as horas 😛
Sim, mais valia fazerem uma aplicação para Smartphones com esta funcionalidade onde o utilizador podia ter 2 ou 3 paragens e ver em tempo real quando vao passar os proxmos autocarros, e porque não um widget para Android?
Isso do FAX para ver as horas não vale a pena, o Android mostra na barra de status.
em Espanha estão a desenvolver um sistema com base no código QR que liga a uma aplicação (SIG) e mostra o próximo autocarro no google maps
Dá bastante jeito e é muito útil no dia a dia, e já uso á muito tempo esta funcionalidade. Mas os autocarros com internet ainda são muitos poucos. Mas também não se pode querer tudo.
Ola ,
A opcao de email, é antiga e tranalhosa.
Ja existe uma app para iphone que da os tempos de espera sem recorrer ao mail e com possibilidade para guardar as paragens favoritas em: http://www.wix.com/joao3001/transportes
Vejam!
A opção do e-mail não tem mais de 1 ano. Essa app, tal como o site oficial diz, usa o serviço de e-mail da Carris. Portanto dá no mesmo, embora seja uma interface diferente.
Tem o mesmo efeito que consultar m.caris.pt e tocar em “Tempo de espera”.
Esta aplicação permite facilitar a vida do utilizador (assim como todas as APPs), ao contrario do e-mail é possivel por exemplo guardar as paragens favoritas e aceder-lhes com um toque.
Outra vantagem é por exemplo o painel melhorado em relação ao e-mail e em relação aos proprios paineis da Carris!
Recomendo vivamente pois gasta-se menos de 20 segundos para se saber um tempo de espera. E via m.carris.pt demora-se bem mais de 1 minuto.
Em todo o caso, se quiserem posso dar-vos um promo code para testarem a APP e verificarem a sua utilidade, visto que fui eu que a desenvolvi 🙂
Eu sou um utilizador intensivo deste serviço há já bastantes anos… Eles sempre lá esteve, as pessoas é que não usam ou nem reparam que ele existe.
A verdade é que é um serviço brutal para nos coordenamos no transbordo entre autocarros. É pena o serviço ter um custo…
Gasto diariamente uns belos 48 cêntimos de saldo, mas que devido aos tarifários actuais que acumulam saldo, nem se torna um mau investimento.
Agora, este serviço devia ser gratuito ou mesmo haver uma App oficial, que penso que para os novos Nokia já exista…
Agora para quem tem um Nokia S60 da velha guarda que infelizmente parou no tempo, relativamente a aplicações… As SMS são a única safa.
Mas para dizer que é um serviço muito bom para quem souber como tirar partido dele, coordenando os transbordo e ir para as paragens só no tempo devido, rentabilizando o tempo para outras tarefas ou momentos 🙂
O serviço tem algumas falhas de vez em quando, como as SMS não chegarem, a informação não ser a mais precisa, etc
Mas a verdade é que a Carris podia muito bem investir na simplicidade deste serviço e no acesso gratuito dos mesmos.
Além de tornar a vida mais eficiente dos seus clientes, poderia atrair muitos potenciais novos clientes que em tempos de crise contam trocos para a gasolina, mas ainda não mudaram para os Transportes públicos devido à falta de coordenação e atrasos já normais…
Aliás algo como o Google Maps, no modo de Transportes Públicos, isto em tempo real, era BRUTAL!
Está para chegar o dia em que eu active o GPS no Smartphone e possa colocar a a Partida e Chegada de determinados locais e me vá analisando em tempo real quais os transportes que devo apanhar para chegar no mínimo tempo possível.
És utilizador do serviço de SMS “há bastantes anos”, correcto? Isto porque o serviço de e-mail não tem mais de 1 ano. De notar que, para quem tem plafond de dados, não tem custos.