Pplware

ANACOM: Fatura de comunicações da MEO, NOS e Vodafone tem aumentado

Acha que paga mais na fatura de comunicações do que o que pagava há uns anos? É verdade, os dados revelam isso mesmo. Apesar da concorrência, da massificação das tecnologias, os preços em Portugal têm disparado.

Sabia que em Portugal o preço das comunicações aumentaram 7,6%, enquanto que na União Europeia diminuíram 9,9%?


Fatura dos Portugueses mais pesada que de muitos europeus…

Entre 2009 e 2019, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,6%, enquanto que na União Europeia diminuíram 9,9%. A diferença estreitou-se em 2019 devido à entrada em vigor do Regulamento Europeu que reduziu os preços das chamadas intra-UE (Regulamento U.E. 2018/1971).

De acordo com os estudos de comparações internacionais de preços de telecomunicações promovidos por instituições independentes (Comissão Europeia, OCDE, UIT), oa fatura  dos serviços móveis, dos serviços individualizados de Internet e de pacotes de serviços para níveis de utilização mais reduzidos encontram-se acima da média dos países considerados.

Variação do IHPC das telecomunicações na U.E. entre dezembro de 2009 e dezembro de 2019

Por exemplo, de acordo com os estudos de comparações de preços mais recentes promovidos pela Comissão Europeia em 2018 e 2019:

O estudo revela ainda que os principais prestadores de comunicações eletrónicas (MEO, NOS e Vodafone) aumentaram as mensalidades e outros elementos tarifários dos serviços de telecomunicações residenciais em Portugal entre 2009 e 2016, normalmente no início de cada ano. Neste período os preços das telecomunicações cresceram 12,4%.

A partir de 2017, os “ajustamentos de preços” passaram a ser implementados apenas por alguns prestadores e afetaram apenas os contratos celebrados em anos anteriores, não implicando alterações significativas dos preços publicitados para novos clientes. No ano de 2020, a MEO e a NOS anunciaram novo “ajustamento de preços” no valor de 1%, valor superior à inflação do ano anterior (0,3%).

ANACOM

Exit mobile version