Ampache: Um estilo de Spotify Open Source mas gerido por si
Se realizarmos algumas pesquisas online, facilmente se descobrem plataformas digitais para quase tudo, especialmente plataformas Open Source.
Uma das plataformas que temos testado nos últimos tempos chama-se Ampache e permite criar um estilo de Spotify próprio, podendo o utilizador aceder às suas músicas a partir de qualquer dispositivo e local. Vamos conhecer as características desta plataforma.
No segmento das plataformas de música há o Spotify, Emby, Deezer, Subssonic e outros streamers de conteúdos multimedia baseados na Web que permitem o acesso simples a músicas e vídeos. No segmento do Open Source há o Ampache.
A plataforma Ampache é fantástica para centralizarmos os nossos conteúdos de áudio e também de vídeo. Desta forma é possível aceder aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet.
No geral, esta plataforma permite a gestão dos conteúdos, criação de utilizadores e tem suporte para um conjunto vasto de plugins dos quais se destacam:
- Amarok (2.x)
- Coherence (UPNP A/V MediaServer)
- Rhythmbox Plugin
- Terratoc Noxon iRadio
- Just Player
- Traxstar
- Ampache Mobile (cliente WebOS)
- AmpachPre (cliente WebOS)
- AmpacheX (Cliente para iPhone e iPod)
- Lullaby
- Ampacheberry (Cliente para smartphones BlackBerry)
O Plex e o Kodi são, provavelmente, dois dos melhores media centers. No entanto, esta plataforma que apresentamos, apesar de não ser tão completa, é uma excelente para quem pretender ter os seus próprios conteúdos disponíveis em qualquer dispositivo. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
Este artigo tem mais de um ano
Isto parece ser uma copia descarada do plex. Nem as cores mudaram.11
Ja agora, o titulo esta muito longe da verdade. Nao é um estilo de spotify. É exactamente o contrario do spotify. O spotify é para quem nao tem musicas e quer ouvir em qualquer lado, este é tipo plex, kody ou emby. Era dificil meter plex no titulo nao era? Enganar as pessoas rula mais pelos vistos
Yup!
eh eh eh, verdade.
Gosto mais do funkwhale (https://funkwhale.audio)
E para quem tem um PC encostado lá em casa or um Raspberry Pi experimente o Volumio – um dap e agregador de musica. https://volumio.org
ambos opensource
Obrigado pelas duas sugestões paralelas 🙂
Não conhecia nenhuma delas e ando a usar o Plex por agora.
EC muito obrigado!
Não conhecia o Volumio e parece bem interessante, vou experimentar no Raspberry Pi.
Qualquer coisa do o uma pasta com músicas e o serviço smb ativo, juntamente com uma app de leitura de ficheiros remotos faz a festa. Sem necessidades de softwares ‘extravagantes’. Mas boa sugestão. Como falaram anteriormente, é um pouco mais parecido com o PLEX que com o spotify. Apenas mais dedicado à música e não tanto à multimedia como o PLEX (files, séries, fotos e música).
Qualquer coisa como…
Já andava a pensar nisto há algum tempo!
E cliente para android?
Eu uso o SubSonic, e tem cliente para tudo…
O emby é muito bom e a comunidade é muito activa, sempre com updates e novas funcionalidades. Uso sempre e não quero outra coisa.