PplWare Mobile

Wikipédia quis seguir a moda da IA. Os próprios editores foram os primeiros a protestar

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. João says:

    Sou todo a favor da IA na Wikipédia!

    A ver se finalmente nos libertávamos de editores que seguem as próprias crenças e agendas!

    É por isso que a Wikipédia nunca vai longe! Falta o rigor científico!

    • LA says:

      Como é que pode haver rigor científico se IA tem como fonte a informação disponibilizada e criada por humanos. Sendo muita dessa informação, falsa.

      • joão says:

        A IA fornece informação sempre baseada em fontes. Se as fontes forem criteriosas e com bases cientificas, a informação fornecida pela mesma assim será (fora as possíveis alucinações, claro…).

        É a abordagem tomada no Watson da IBM (e dai ser usado/destinado a empresas de topo). A informação é sempre cientifica e não a “javardice” que sai do ChatGPT & Cia

        • says:

          Claramente que a AI é mais fiável que os humanos. Tal como vimos o Grok a “negar” o holocausto, as várias AI chinesas a não falarem em coisas que o regime não quer e bem que estávamos aqui o dia todo a procurar exemplos.
          Qualquer AI é tão boa como quem a programa e as fontes que usa. E o problema das fontes é que muitas vezes, mesmo aquelas com a chancela de credíveis, são um total lixo.
          Por muito bom que seja o modelo, não acredito que uma mega empresa não coloque algum tipo de salvaguardas para a sua própria imagem e seus interesses. Afinal, é preciso pagar as contas.

    • Técnico Meo says:

      +11111

    • Macropédia says:

      “De acordo com Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, quando um ponto de vista é partilhado por um grupo extremamente pequeno de pessoas ele não deve ser incluído na Wikipédia, independentemente de ser verdadeiro ou falso ou de poder ser comprovado ou não.”

  2. Profeta says:

    Ia ser a confusao geral, se ja existem artigos com informacao duvidosa na wikipedia, com a IA ia ser pior.

    • joão says:

      Não acredito que fique pior do que o que já está!

      Quando temos fontes fidedignas a corrigir erros a Wikipedia e a estabelecer rigor cientifico para logo a seguir serem revertidos por editores pseudo-eu-sei-tudo-e-sou-o-dono-da-verdade só porque não servem as suas “agendas”, duvido que que fique pior…

      • says:

        O que eu acho que vai acontecer com a AI, é que vamos ter os modelos a vasculhar a internet pelas ditas fontes. O problema é que existe demasiada informação falsa e imprecisa e não sei se a AI vai ser capaz de separar o trigo do joio. Temos de olhar para a AI um pouco como olhamos para pessoas de cabeça mole. Acreditam em tudo o que leem. A juntar a isto tudo, também já temos alguns exemplos de modelos AI com “agendas”. Nesta fase, não acredito que qualquer modelo AI seja totalmente isento e parcial.
        É verdade que a wikipédia tem muitas lacunas. Um modelo misto talvez seja o ideal.

      • Macropédia says:

        A Wikipedia baseia-se na verificabilidade, não na verdade!

  3. FnF4ver says:

    A IA só diz disparates.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.