Muito se tem falado na IA e nas ferramentas associadas, como o popular ChatGPT. Mas esta tecnologia tem espoletado várias questões e preocupações, muitas delas relacionadas com o seu impacto no mundo laboral, uma vez que se estima que possa levar ao desemprego massivo em várias áreas, bem como mesmo à extinção de muitas profissões. Desta forma, na nossa questão semanal queremos que nos diga se receia que a Inteligência Artificial possa acabar com muitos postos de trabalho. Participe!
Receia que a Inteligência Artificial acabe com muitos postos de trabalho?
Há muitas razões para vermos com bons olhos o crescimento e a implementação da Inteligência Artificial nas nossas vidas, uma vez que esta é, sem dúvida, uma preciosa ajuda em várias tarefas rotineiras, em casa ou no trabalho. Mas o outro lado também nos deve preocupar.
Ou seja, há vários receios de que a IA no mundo laboral possa causar um número significativo de despedimentos, na medida em que pode substituir o ser-humano nas suas funções. Alguns estudos recentes indicam que daqui a 10 anos a Inteligência Artificial pode promover um boom na produtividade, mas também afetar 300 milhões de empregos, podendo até levar à extinção de algumas profissões como cargos administrativos e advogados.
Nesse sentido, no início deste mês a IBM disse que vai substituir 7.800 funcionários pela Inteligência Artificial. Para além disso, numa das nossas últimas questões, 51% dos leitores consideraram que a Inteligência Artificial não vai contribuir para um mundo melhor.
Assim, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se receia que a Inteligência Artificial possa acabar com muitos postos de trabalho? Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com