Pplware

O ChatGPT estará prestes a apresentar anúncios!

Não é novidade que a OpenAI procura uma forma de rentabilizar o seu investimento. As subscrições pagas seriam o modelo perfeito, mas aparentemente não estão a ganhar tração. Assim, chega novamente a ideia de que o ChatGPT estará prestes a apresentar anúncios!


ChatGPT estará prestes a apresentar anúncios

A OpenAI está a adotar um novo modelo de receitas para o seu popular chatbot, o ChatGPT. Como a receita proveniente das subscrições pagas não atingiu as expectativas, a empresa considera investir em publicidade e patrocínios. Segundo o Financial Times, estima-se que o ChatGPT tenha cerca de 800 milhões de utilizadores, mas somente cerca de 5% deles têm subscrições pagas.

O jornal afirma ainda que a receita anual da OpenAI é de aproximadamente 13 mil milhões de dólares, dos quais cerca de 70% provêm da sua base de utilizadores pagantes. Avaliada em cerca de 500 mil milhões de dólares, a empresa planeia investir milhares de milhões de dólares no próximo período, mas ainda não encontrou uma fonte de receitas estável e robusta.

Quais são os planos do ChatGPT?

Alternativas de assinatura e expansão global

Para além do seu modelo de publicidade, a OpenAI diversificou as suas ofertas de subscrição. O plano mais acessível, chamado Go, foi lançado em alguns países europeus. Este é um passo significativo que a empresa dá para alargar a base de utilizadores e aumentar o número de subscritores pagos. Ainda não foi anunciada uma data de lançamento oficial nem uma versão finalizada do modelo com anúncios.

Se a publicidade se tornar generalizada, manter as expectativas dos utilizadores e a perceção de integridade da empresa será crucial. A receita publicitária, com a receita de subscrições pagas, poderá tornar-se um componente chave da estratégia de crescimento sustentável da empresa. Antes da implementação deste modelo, precisam de ser feitos preparativos significativos em termos de infraestrutura, resposta do utilizador e confiança na marca.

A OpenAI considera seriamente a transição para anúncios no ChatGPT. A incapacidade das subscrições pagas, por si só, em atender ao crescimento levou a empresa a explorar novos modelos de receitas. Embora ainda não tenha sido feita uma implementação clara, existem fortes indícios de uma mudança para um modelo de negócio focado na publicidade.

Exit mobile version