Youtube Disco – O seu VJ pessoal
Depois de ter celebrado 5 anos no passado dia 15 de Fevereiro, o Youtube apresenta-nos agora um serviço em jeito de presente de aniversário. Este já se encontrava disponível na área de testes do site, mas só agora foi "oficializado" o serviço de music discovery, permitindo a criação de listas de reprodução com os nossos artistas favoritos, mas de uma forma mais completa que a disponibilizada anteriormente.
O Youtube Disco era um serviço há muito pedido pelos utilizadores e que mais cedo ou mais tarde teria de aparecer com a marca Youtube, pois já vão aparecendo websites que tiram partido do Youtube para catalogar a música dos seus utilizadores.
Para usarmos este serviço temos apenas de aceder ao endereço youtube.com/disco e aí efectuamos a pesquisa pelo artista que pretendemos ouvir. O resultado é uma lista dos vídeos musicais que esse artista tem no Youtube, próprios ou colocados por fans.
Os resultados da pesquisa são imediatamente apresentados e muito completos. A forma de apresentar esses resultados consiste em duas listas:
- À esquerda, uma playlist colocada que contém vídeos do artista pesquisado e vídeos de outros artistas similares;
- À direita é apresentada uma lista que contêm 3 abas, uma de músicas do artista seleccionado (Videos de Artistas), outra com uma lista de vídeos do artista e de outros similares (Mistura - a lista que compõe a playlist da esquerda) e uma última aba de Artistas Relacionados com links para os artistas similares utilizados para gerar essa mesma playlist.
Caso pretendam podem sempre adicionar novos artistas às vossas playlists. Basta apenas pesquisar pelo artista pretendido e adicionar músicas à playlist actual. E podem fazê-lo música a música, sem precisar de adicionar toda a discografia que o Youtube contém.
Em jeito de conclusão salientamos os seguintes pontos neste serviço do Youtube:
- Possibilidade de criar playlists com vários artistas.
- Facilidade de adição/remoção de vídeos.
- Apresentação de artistas similares.
- Gravação e publicação de playlists.
Contudo, podemos apontar algumas imperfeições: quando se pesquisa um artista, é devolvida uma lista de artistas similares. No entanto, a lista automática de reprodução à esquerda contém apenas 4 ou 5 artistas desses artistas similares, havendo por isso bastante repetição nas músicas. Se pretende ouvir música de um mesmo artista, o Youtube Disco é para si, caso contrário, será com certeza melhor utilizar outros serviços do género que explorem mesmo as similaridades com um artista.
Mesmo assim, este parece-me ser mais um serviço do Youtube que vai ser útil e que muitos vão usar e abusar. Era esperado por muitos e agora está disponível para todos.
E como estive a testar o serviços, deixo-vos aqui uma pequena playlist que fiz. Divirtam-se.
Homepage: YouTube Disco
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
O Google não pára!!!
Só novidades atrás de novidades! O Google cada vez mais me surpreende!
São estas pequenas coisas, que faz dos serviços Google o melhor de sempre!
É o que digo a mim mesmo, já viram o quanto a Google é grande?
Qualquer dia para podermos mexer num computador precisamos de licença da Googuinhas…
É SO, search engine, gadgets, browser, rede social… É tanta coisa…
Vai ser lei, ter uma conta no GMail… (para ter acesso…)
Digo eu…
Eles não param! Todos os meses (ou quase todos os meses) aparecem novos serviços! A Google está a evoluir em termos de oferta.. a uma velocidade alucinante.
Estas pequenas coisas fazem com que pessoas como eu (que diga.se de passagem, era completamente viciado no Firefox) mude para novos terrenos (neste caso o Google Chrome 4).
Se este novo serviço for bem trabalhado, optimizado, melhorado etc, é bem provável que deixe de “piratear” aquela musica que gosto tanto pra não ter que comprar o CD todo, ou, comprar online.
Ah.. e é claro, não pode passar a ser pago.. pois isso tira a clientela toda né?!
Acho que era boa ideia eles fazerem um modo que desse para ouvir apenas o som, e não carregar a imagem…
Era bastante útil para ouvir musica, faziam-se listas e ouvia-se, até reduzia a pirataria!
Estou à espera do Html5 vai mudar muito na web, na minha opinião…
E para que serve isto afinal?
“(…) bloqueou o seu país com base nos direitos autoriais”
A funcionalidade até está bem pensada, mas se estamos restritos na mesma com os “direitos autoriais”…
Bem aqui em Madrid isto “bufa” que é uma “lambarice”! 😀 😀 😀
Que maravilha!! Tou a ver o spotify a passar a segundo plano e o foobar também aqui para o netbook 🙂
Eu uso este serviço à umas semanas e gosto bastante. No entanto e na minha opinião existem diversos aspectos que podiam ser melhorados. Por exemplo deviam apenas aparecer nas playlists os vídeos que se podem realmente ver, retirando aqueles que não estão disponíveis por qualquer razão (que não são poucos). As playlists geradas podiam também ser dinâmicas, isto é, se procurarem por uma banda qualquer, os vídeos a constar na playlist “Mix” serão sempre os mesmos.
A ideia de carregar apenas o áudio era também uma funcionalidade interessante, mas sendo o youtube um serviço de vídeos não sei até que ponto eles a implementariam.
Mas de qualquer das formas é um bom serviço e bastante útil para as longas horas de trabalho/estudo.
Cá no Brasil temos um Presidente em fim de mandato deixando cair a máscara de democrata moderado e nos expondo a retaliação por apoiar incondicionalmente o comunismo cubano, chavista, chines e as ameaças do governo iraniano. Nessa batida, logo estaremos em listas de restrição permanente do EUA e da UE.