PplWare Mobile

YouTube deixa cair suporte ao IE6 e a outros browsers

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Allware says:

    Já estava na altura, daqui a nada não é só no youtube, mas também no resto das páginas todas… Que remédio se não actualizar…

  2. Paulo says:

    É o rumo normal de todas as coisas …

  3. Bónus says:

    Acho muito bem, deixarem de perder tempo com browsers obsoletos.
    O IE6 é a maior dor de cabeça para quem programa para a web, e é incrível como ainda tem uma quota de 20% do mercado.

    • Greenplastic says:

      Eu vou a câmaras municipais, bibliotecas, espaços net, a maioria ainda tem o IE 6.0, logo aí já é uma percentagem.

      • Ricardo Maia says:

        IE6 ainda tem uma percentagem considerável porque nas grandes empresas existem aplicações web que só correm no IE6. O que obriga a instalação por omissão deste browser obsoleto.

    • Nuno Peralta says:

      Essa BOSTA faz-me perder horas e horas com uma coisa que demoro uns 5 minutos a desenvolver para os outros navegadores todos… Era capaz de matar alguém!

      • Bónus says:

        Exactamente o mesmo comigo.
        Odeio o IE6, pelas horas de trabalho que perco, e que podiam muito bem ser desnecessárias.
        Mas o 7 e o 8 também me dão que fazer, comparando com os outros browsers.

        • Merlin says:

          Sem dúvida que o ie7 e 8 também dão muito que fazer. Mas nada se compara com a porcaria do IE6.

          The thing just won’t die!!!

          Mas no entanto já cansei. Quando crio páginas faço-as apenas para as últimas versões de cada browser. Quem não tiver o browser actualizado leva com o belo aviso que necessita de se actualizar.

          E Quem não quer que se deite!

          Não estou para estar a torturar o meu pequeno neuronio (o único que não está de férias!) com as tretas do IE6 ou restantes browsers ultrapassados.

  4. André says:

    Pronto já não vou mais ao youtube nos pcs da minha escola

  5. Emannxx says:

    Finalmente.. já não era sem tempo…

    Agora só falta os restantes “grandes serviços” começarem a deixar de suportar o IE6 (como por exemplo o Facebook, o Hi5, o MySpace etc).. e este browser irá finalmente “morrer”.. pois é de facto uma grande dor de cabeça.. falo por experiência própria…

  6. Pois says:

    pois… a questão não se prende com o ser “antigo” e problemático ou não, a questão prende-se que detêm apesar da sua longevidade mais de 20% de cota de mercado que a google “youtube” pretende uma boa parte dessa cota para o seu chrome, o que não acredito que venha a acontecer pois essa cota migrará na sua maioria para o IE8…quanto a mim esses “megasites” deveriam ter mais respeito pelos seus usuários e não forçar as pessoas a mudarem ou modernizarem-se isso cabe a cada qual fazer por si, ou não…

    • filipe says:

      É preciso ser-se muito ignorante para se dizer uma coisa destas…

      Ou então não!

      O wue é certo é que o Internet Explorer seis é um browser inseguro e perigoso, não só para quem o usa como também para os outros, e é uma coisa muito má que haja tanta gente a usá-lo… Esta decisão da Google é das merlhores notícias que tenho ouvido. Talvez agora as pessoas comecem a aperceberem-se da porcaria que fazem cada vez que abrem o IE6.

      Não tem nada a ver com quem usa Chrome ou não… Que porra de tacanhice… Afinal de contas o Chrome é uma porcaria mais ou menos… Até o IE8 é melhor… E tem mais funçoes…

      • kekes says:

        Mas que é uma tentativa da Google para tentar converter alguns ao Chrome é… Eu por acaso não caio nessa, a Google para mim não tem feito bom trabalho no Chrome como prometeu.

        • d05 says:

          Tive que desinstalar num pc o chrome porque a pessoa o instalou sem o querer realmente prometia ser mais rápido e instalou(apararece na pagina inicial da google).
          Resultado detestou e dizia que não era tudo mentira.
          O anuncio do youtube vai ser á semelhança da pagina da google…ou pensam que a google é burra.

    • Nuno Peralta says:

      Não tem nada a ver… O Facebook também alerta (ou alertava) se usares o IE6… Simplesmente essa porcaria só dá mais trabalho a quem desenvolve, só porque a Microsoft decidiu ser especial…

    • Frigo says:

      LOL???

      respeito por atrasados? A base da vida é a evolução.

      Se não ainda vivíamos nas cavernas porque tínhamos de respeitar os que não quiseram evoluir logo.

      uma coisa é mudar de browser, parte de gostos ou necessidades de cada um.

      agora não actualizar o que se usa é simplesmente estupidez ou preguiça

    • Paulo Martins says:

      Achas? Assim sendo o Google ou outra empresa qualquer nunca poderá tirar vantagens das novas tecnologias como o HTML5 ou outras que possam existir e que os browsers mais antigos não suportem. Aquilo que tu dizes é que devemos ficar parados no tempo porque há pessoal que não quer sair da pré história.

    • tsa says:

      Ser ignorante é triste. Mas mais triste é ser ignorante e não se saber disso.

    • Bónus says:

      Respeito por um browser obsoleto e que não respeita minimamente os standards web?
      Nem no simples acid 2 test ele passa.
      E no acid 3 fica-se pelos 12%.
      Isso é parar no tempo!

  7. Nuno Amaral says:

    Até que enfim. Aliás a Microsoft devia obrigar a actualizarem o IE6.

  8. Koiso says:

    o problema disto tudo sao os pc em locais publicos, alguns ja tem firefox e chrome mas a maior parte so tem o rançozo do explorer 6….as camaras pagam balurdios a tecnicos de informatica p fazer serviços tao estupidos e faceis e estes nem sequer sao capazes de instalar coisas de jeito!

  9. Pois says:

    pois…falam, falam e falam mas parece que não sabem a realidade existente em organismos publicos em que os terminais de acesso gratis á internet tem mais de 10 anos a maioria com o win 2000 instalado e com o IE6, esses locais na sua maioria são assistidos e geridos por funcionarios que não sabem, não querem ou não podem mudar nada…esses terminais ainda são usados por milhares de pessoas que pelas mais diversas razões nomeadamente a económica não possuem outra forma de entrar online…e esta é apenas a realidade nacional…a ver pela infeliz tristeza de respostas de alguns “génios” aí acima essas pessoas que são 20% dos internautas não merecem RESPEITO por parte dos sites que “engordaram” e continuam a “engordar”…pois pobre google são pobrezinhos e vivem de subsidios lol…

  10. kekes says:

    Os computadores públicos são o grande problema… Eles são e facto a grande cota disso, e não me parece que vao actualizar o browser por causa do Youtube… Pena, porque é tão facil instalar um IE8, ou Mozilla nos PC’s…

  11. Paulo Rodrigues says:

    Pois é, eu por exemplo trabalho numa câmara e funciono, ainda, com o IE6. Lento, apesar de funcionar numa LAN, crasha vezes sem conta. Provavelmente será por ter instalado o Windows 2000, que não me actualizam o IE para a versão mais recente, é o que me dizem os técnicos de informática, mas caramba já vamos no Windows Seven, e eu com esta chaleira.
    Ainda por cima trabalhamos com muitas aplicações online de documentos digitais. Algumas empresas sacam umas “massas” a desenvolver essas aplicações, e depois os parques informáticos não são actualizados, e toda a gente se queixa.

    • MacGyver's Friend says:

      O problema é que as actualizações não são gratuitas, e existem aplicações que foram desenhadas para funcionar com o IE6, e que com a actualização do IE, têm elas também de ser actualizadas. Numa pequena empresa não se nota muito, mas numa grande empresa….. vai lá vai…. Sugere isso e dizem-te logo: “Claro que fazemos a actualização. Quantos meses é que quer ficar sem salário?”

      • André F says:

        Exacto, eu tenho um cliente em que todos os terminais TÊM que ter o IE6 Instalado para poder aceder a umas aplicações todas XPTO que lá têm. Nem o IE8 em compatibility mode funciona, e testámos Opera, Firefox, Chrome, Safari, Maxthon, só o IE6 é que funciona com aquilo.
        E quem desenvolveu a aplicação está a pedir à volta de 30000€ ao cliente para desenvolver uma nova aplicação actualizada, por isso é importante saber o PORQUÊ de ainda se ter esse software, ao invés de actualizar tudo de uma vez e deixar imensas pessoas sem trabalhar e de se apontar dedos. Tenho dito!

  12. a Friend® says:

    Finalmente começam a bloquear esses browsers antigos em especial IE6 que é uma miséria ainda terem suporte…

    Mas a noticia também justifica uma coisa que sempre me intrigou:
    Porque é que o Chrome em tempo record já vai na versão 5?… a resposta parece ser mais simples do que pensava:

    “Quote”

    Mas felizmente, a lista de browsers não suportados não se limita ao IE6. A lista completa é a seguinte:

    * IE – versões anteriores a 7.0
    * Firefox – versões anteriores à 3.0
    * Chrome – versões anteriores à 4.0
    * Safari – versões anteriores à 3.0+

    ___

    Para poderem justificar que “bloquearam” também 4 Chromes, para não serem acusados de “xenofobia” 😀 lol.. estes gajos fazem cada manipulação que até doi… Mas resumindo, IE6 já devia ter sido banido até mesmo pela própria Microsoft…

    Browsers tão antigos não há justificação plausivel para que eles continuem a serem usados. O suporte dado já não é grande, estão completamente desactualizados para os Standards actuais e são um buraco de bugs e segurança!

    • jmtdstoc says:

      “são um buraco de bugs e segurança!”

      Bem, então aí também podemos atribuir alguma culpa ao Adobe Flash que é um íman de bugs e insegurança.

      • a Friend® says:

        Eu que o diga, já me ando a passar do o Flash em algumas ocasiões.

        Ontem no meu Macbook actualizei o Flash e surgiu logo anomalias… é inacreditável.

        Crash Flash Plugin – Chrome

        E no meu Desktop (Windows 7) tem se arrastado em certos videos e obriga-me como quase a reiniciar o PC… Não sei o que eles andam a fazer mas o Flash anda a piorar!…

        • dppako says:

          Nunca me aconteceu… mas a culpa é da Adobe que mantém plugins antigos para mac os.

        • Bónus says:

          Nunca tive problemas, mas como se tem falado tanto do enorme consumo de recursos do flash, esta semana, por curiosidade, abri o Monitor de actividade, enquanto navegava por sites com flash.
          Fiquei pasmado! O plugin do flash, estava a consumir mais RAM, do que o próprio Safari!

        • a Friend® says:

          O problema é que eles não implementam direito o Plugin ao API da Apple (COCOA) e o que acontece é que este plugin só anda a fazer “estragos” nos Browsers todos.

          Muitos ainda ficam indignados como é que o iPhone e iPad não tem Flash… lol…

          Enfim, consegui umas melhoras agora com a desinstalação total e instalei o ultimo beta 10.1 beta3… parece estar mais fluido em ambas as plataformas.

          • viperbruno says:

            Esse flash (beta) que te referes no IE esta intragável! E no FF por vezes não me faz o streaming em condições. Portanto, e melhor testares essas coisas para não ficares mal na hora H.

          • a Friend® says:

            @Viperbruno

            Eu sei, esta versão usa a GPU (já tinha feito um artigo aqui no pplware a falar sobre isso).

            Só que os ultimos drivers da Nvidia já activam por definição esse mesmo suporte, ou seja, começou a “atrofiar” com o Flash 10, e agora com o Flash 10.1 ficou melhor (embora beta ainda)

            No MacOsX é que enfim…a Adobe realmente anda mesmo preguiçosa e tenho que dar razão ao Steve…JOBS!… 😀

            Flash consome mais recursos que até um programa dito “pesado” .. é inacreditável…

          • Bónus says:

            @ a Friend®,

            A última versão beta do plugin do flash, já é escrita em Cocoa, mas só no Safari.
            Nos outros browsers continua a ser em Carbon, porque ainda não tiram proveito dos recursos do OS X, como o Safari.
            A “culpa”, não é só da Adobe, mas também da forma como os outros browsers estão programados.
            Por isso é que os crashes no Safari, não são tão frequentes.
            http://macmagazine.uol.com.br/2010/02/15/flash-player-10-1-sera-mais-rapido-no-mac-os-x-para-animacoes-graficas/

  13. Pois says:

    pois…enfim é lamentável que algumas pessoas aí acima respondam com insultos a um comentário que apenas é uma opinião do autor sem ofender ninguém e demonstrem desrespeito para com o mesmo e para com mais 20% de internautas que no nosso País por razões económicas por exemplo recorrem a terminais públicos na sua maioria com mais de 10 anos e com o win 2000 e IE6 instalado, esses internautas merecem todo o RESPEITO pois também ajudaram a “engordar” a Google, será que com uma medida destas os responsáveis por esses mesmos terminais irão finalmente actualizar o IE ? a mim custa-me acreditar o que sucede é que irão ser privados de aceder a esses mega sites…e já não quero falar de funcionários públicos e não só que trabalham com o IE6 por não lhes ser permitido alternativas…pois coitadinho do Google é “pobrezinho” e não pode manter por mais tempo a assistência a um browser…mas afinal são apenas atrasados e ignorantes os prejudicados não é ?…

  14. Pois says:

    Ps: publiquei este ultimo comentário que mais não é que uma repetição do penúltimo porque não o vi publicado em largos minutos, motivo pelo que peço desculpa por me repetir…

  15. book says:

    Eu queria um script assim, limpinho, para implementar nos meus websites.

    Alguma sugestão?

  16. jubi says:

    Para todos os que utilizam computadores publicos onde apenas existe o IE6 existe uma solução muito simples para este caso.

    Qual é?

    O Google Chome.

    E depois dizem: “mas não o podemos instalar porque não temos privilégios de administração!”.

    Podem instalar pois.

    O Google Chrome é instalado mas na área pessoal do utilizador que está logado.

    Simples e directo e ficam com um browser actualizado.

    Cumprimentos.

    • viperbruno says:

      Mas muitas vezes esses acessos estão bloqueados, muitas vezes a cache do IE esta desactivada por isso mesmo (e por motivos de segurança claro). O melhor seria usar uma versão portable mas la esta se te for permitido tal coisa (LiveCD?)

  17. viperbruno says:

    No youtube e feita referencia ao Opera mas no artigo simplesmente que foi ignorado.

    • Meu caro,

      Estive a reler a página de ajuda do Youtube (link do artigo) para verificar se teria cometido a injustiça que referes.

      E felizmente não encontrei em lado nenhum referencia ao facto de o Opera deixar de ser suportado. Encontrei sim 2 referências ao Opera como sendo uma das muitas hipóteses de upgrade para browsers mais recentes.

      E deixo aqui o texto que na página do Youtube faz referencia aos browsers que vão deixar de ser suportados para que não fiquem dúvidas:

      The following browsers will be impacted by the change:

      Any browser older than Microsoft Internet Explorer 7.0
      Any browser older than Mozilla Firefox 3.0
      Any browser older than Google Chrome 4.0
      Any browser older than Safari 3.0+

      Como podes ver não tens ai o Opera a ser indicado.

      E mais, para reforçar o que disse antes. As referencias ao Opera limitam-se a possibilidades de upgrade e, no artigo, apenas referi que devem actualizar. Não indiquei que deve ser o browser A, B ou C.

      Pelo prisma que usaste no teu comentário os demais “amigos” dos restantes browsers também devem implicar com isso? Não me parece. Ou o Opera está a sentir-se ameaçado?

      • viperbruno says:

        Tens razão. O Opera não esta ameaçado, após ter sido considerado em testes o navegador mais rápido e do seu suporte ser melhor, mesmo tendo menor quota que outros, por exemplo, que o do FF. E digo isto tendo sido um FF fan…

  18. d05 says:

    E qual quer dia começam a dar problemas a quem não use o chrome como a microsoft.

    É a evolução ou a teoria da conspiração?

  19. d05 says:

    É estranho o texto.

    A google vai lançar alguma coisa no dia em que vai deixar o suporte?

    • viperbruno says:

      O Chrome 5? Neste caso acho que e conspiração a mais, qual o problema disso? A MS também te vai oferecer uma actualização para escolheres o navegador pré-definido (caso uses um Windows 7 Europeu), devido a nossa UE.

    • tone says:

      á partida não, simplesmente vão ter menos trabalho quando tiverem que lançar novas funcionalidades

      como web developer fico bastante contente por ver que os grandes nomes da web estão a deixar de oferecer suporte ao IE6.

      aqui na empresa só damos suporte ao IE6 se o cliente p€dir

  20. says:

    Para quem diz que é para tirar cota de mercado ao browser da Microsoft para o Google Chrome:

    Se o que aparece a quem usa IE6 é a imagem que está neste post, o IE8 até é o primeiro da lista.

  21. igama says:

    Só tenho uma coisa a dizer : ALELUIA!

    IE6 é um buraco de segurança (hmm é basicamente um buraco em tudo ) e as pessoas deviam instalar alternativas. Esta iniciativa da Google vai fazer as pessoas verem as alternativas.

    Muitas empresas continuam a usar IE6 por causa de sistemas internos, acham mesmo que vão actualizar por causa disto ? Claro que não, vão deixar o IE6 e meter outro browser em paralelo ( conheço empresas que fazem isso ).

  22. Fernando says:

    Não uso o IE6 desde 2004.

    Na minha opinião o IE6 é o pior dos piores, sempre foi ruim desde o nascimento: lento, inseguro e sem recursos.

    Agora… a política de atualização do Crome no Windows é bem desagradável (invasiva, não pergunta nada, o processo carrega disfarçadamente no sistema…)

    Como no Linux a atualização é via PPA (quando EU quero), uso-o no Ubuntu 9.10

  23. VAITUGA says:

    como podem ver ( e desculpem se tou a repetir alguem) o OPERA ( qualquer versao)continua com suporte, frente ao mais usado do mundo e ao mais conhecido do mundo (IE e FIREFOX)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.