Yahoo Search Direct – A resposta ao Google Instant
Provavelmente poucos se lembram do papel que a Yahoo teve no boom que a Internet sofreu há uns anos. Foi este motor de pesquisa que revolucionou a forma como pesquisamos conteúdos na Internet e como podemos lhes acedemos sem termos de estar a memorizar endereços. Esta importância esbateu-se quando a Google apareceu no mercado e eclipsou de forma fulminante a restante concorrência.
No entanto a Yahoo não parou no tempo e foi sempre apresentando algumas novidades no seu motor de pesquisa e foi sempre mantendo uma grande lista de outros serviços web associados. Pois agora a Yahoo lançou uma nova pesquisa em tempo real que, segundo a empresa, consegue ser ainda melhor que o da sua concorrente Google. O Yahoo Search Direct consegue dar ao utilizador muito mais informação que o Google Instant.
Esta novidade foi ontem apresentada numa conferência de imprensa que a Yahoo deu em São Francisco e onde foi apresentado de forma oficial o Yahoo Search Direct. A utilização deste novo serviço será feita da mesma forma que é usado o motor de pesquisa da Yahoo.
O utilizador coloca o texto que pretende pesquisar e de forma instantânea são-lhe apresentadas propostas de pesquisa e o resultado de cada uma delas. O número de propostas apresentadas é de 10 e pode cada uma delas ser vista directamente na caixa que é apresentada abaixo da caixa de pesquisa.
A diferença desta serviço para o da Google, segundo a Yahoo é que os resultados das pesquisas são apresentados nessa caixa e estão limitados a 10, permitindo por um lado a concentração da informação num local e por outro uma menor confusão ao utilizador. Por outro lado e foi dada uma grande importância a este ponto, o Yahoo Search Direct fornece respostas aos utilizadores e não apenas links para páginas, tal com o Google Instant faz.
Para já, o Yahoo Search Direct, está disponível apenas num endereço específico e não para a totalidade dos utilizadores. Podem aceder ao endereço search.yahoo.com e testar o serviço. O vídeo abaixo, disponibilizado pela Yahoo, mostra as potencialidades e as características do Yahoo Search Direct.
Os planos da Yahoo para esta nova funcionalidade pretendem dotá-la de características tão distintas como a possibilidade de incluir resultados do Facebook, associar pesquisas entre diferentes utilizadores (amigos) ou disponibilizar esta funcionalidade para diferentes browsers e caixas de pesquisa em páginas web.
O Yahoo Search Direct vai ser um concorrente directo do Google Instant, isso é um facto assente. As diferentes filosofias de apresentação de resultados são sem dúvida os elementos diferenciadores e será isso a ditar a escolha e preferência por parte dos utilizadores.
Homepage: Yahoo Search Direct
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom! Sou utilizador do Yahoo à já alguns anos, e acho que muita gente podia aprender que os motores de busca não se resumem só ao Google. Ás vezes é bom variar um pouco para obter resultados diferentes.