Worten Onlive – um portal de tecnologia próximo de si
O consumo online é hoje a "esmeralda" que cada empresa tenta preservar. Qualquer empresa consegue abrir um espaço online para o seu cliente mas, e porque cada vez mais o cliente é exigente, estes portais na Web têm de conseguir responder às necessidades dos visitantes.
As grandes cadeias de lojas físicas sabem disso e estão a portar para a Web sítios para servir o seu cliente (e não só) de forma personalizada. Estudemos um caso recém chegado ao mercado online, o Worten Onlive, e poderemos ver até onde o poder de persuasão das grandes superfícies pode ser transportado para a Web!
O Worten Onlive é um portal que fomenta a divulgação, discussão, análise e novas experiências relacionadas com todo o tipo de tecnologia. Pretende aproximar o utilizador do ambiente técnico inerente à generalidade dos produtos electrónicos, explicando sem tabus os conceitos mais importantes.
Lançado em Março de 2012, o portal Worten Onlive tem vindo a afirmar-se no sector da informação tecnológica, onde pode esclarecer as suas dúvidas e partilhar o seu conhecimento com os outros utilizadores.
O portal tem uma estrutura muito própria. Não é um fórum, não é um blog e muito menos uma loja. É sim uma plataforma que se resume na troca de experiências e de conhecimento no sentido de apoiar as necessidades do utilizador.
É composto por 3 secções: Tech Team, Live Help e Worten Lab.
Na secção Tech Team está disponível um conjunto de vídeos que explicam a melhor forma de utilizar os seus produtos, esclarecendo as suas capacidades e tecnologias suportadas. São produzidos pelos técnicos da Worten e procuram simplificar e explicar o que para si poderá ser pouco claro.
Na área Live Help, os utilizadores têm à disposição uma equipa técnica para esclarecer todas as dúvidas onde, se se achar capaz e assim o entender, poderá também contribuir com a sua experiência e opinião acerca de determinado assunto. A organização desta área é semelhante a um fórum e, para o incentivar na participação, existe um ranking de pontuação que destaca quem mais participa e ajuda com qualidade.
Finalmente, o Worten Lab pretende dar a possibilidade do cliente se candidatar a experimentar, gratuitamente e durante 30 dias, um produto que ambiciona onde, em troca, terá apenas de partilhar a experiência que teve durante o período de testes. Se essa partilha de experiência cumprir determinados requisitos e pretender posteriormente adquirir o produto, poderá ter um desconto de 25% a 50% na compra desse produto. Poderá verificar aqui o histórico de produtos que estiveram a empréstimo para utilização temporária gratuita.
Numa altura de novas tendências e "remodelação" de hábitos relacionados com tecnologia, a Worten pretende dinamizar o conhecimento e aconselhar o melhor produto consoante os requisitos do utilizador. Adicionalmente, por esta via consegue prestar um serviço pós-venda de qualidade aos seus clientes, podendo acompanhá-los em todas as dificuldades que enfrentarem.
Este artigo tem mais de um ano
Hugo ,
Bom dia , excelente o teu post , embora ainda não tenha explorado o sitio a fundo é sem dúvida nenhuma uma forma de cativar clientes com um determinado perfil , a interface está muito limpa e de facto nota-se o grande esforço que foi necessário para construir um sitio como este , era bom que outras lojas que também são referencia em Portugal mas que têm aos poucos vindo a desinvestir em pessoal qualificado pudessem seguir o mesmo caminho .
Obrigado pela partilha , já está nos meus favoritos
Cumprimentos
Serva
Por acaso cada vez mais procuro analisar o mercado online, recorrendo a portais das grandes marcas, antes de comprar. No entanto também é um facto que comprar online é cada vez mais fiável e mais barato.
Estes portais são boas ferramentas para quem quer comprar bem, e com cuidados em acertar no produto.
Na Worten não compro mais nada. Desde que fui mal atendido e se borrifaram para os meus direitos de consumidor, tendo registado a situação no livro de reclamações, que ignoraram, para mim morreu.
Aperta com eles. O teu direito a ser bem atendido terá de ser sempre salvaguardado, seja na Worten ou noutro qualquer serviço.
Assino por baixo…!!!!
Comigo já aconteceu algo semelhante e tive que ser “enérgico” para ganhar algum respeito. Depois lá trataram da minha situação com todo o respeitinho e bem caladinhos…!!!
Pensam que por um gajo aparecer com a roupa suja de tinta é algum pato que está por ali…
O problema não é a empresa mas sim os colaboradores. Se foram mal tratados reclamem dos mesmos. Eu trabalho na Worten e não atendo mal os meus clientes. Aliás sou eu que ofereço para lhes fazer valer os direitos de consumidor. Pena que não sejam todos assim. Aliás um aparte para todos vós.
Não culpem a Worten no que toca a garantias visto que nós somos intermediários. Apenas recebemos os artigos e enviamos para o Reparador em questão.
Boa tarde,
Não tirando qualquer mérito ao website, até porque acho que está muito atractivo e actual, só acho que existe um “grave” erro na usabilidade do menu. Tentem passar várias vezes de um menu para outro e apercebem-se do que digo.
De resto, parabéns à Worten pois o site está bastante agradável.
Concordo. É um ponto que podem melhorar realmente.
Gostei da explicação através de videos e da forma profissional como estão feitos. Aliás, quando aqui há tempos sugeri ao pplware para abordar algumas matérias através de video, estava a pensar em algo do género.
Só que, em matéria de vídeos, a plataforma do Sapo, mais usada pelo pplware, tem muito a melhorar, daí que, se um dia decidirem dar um passo nesse sentido, as opções deveriam passar mais pelo youtube ou pelo Vimeo. Não gosto de nos videos do sapo ter que gramar 15 ou 20 segundos de publicidade, para depois ver o conteúdo que me interessa. E se calhar não sou só eu!
Se fizeres “refresh” à página com os videos sapo consegues passar a publicidade.
Coitados dos que pagam para lá estarem…
Não és, é verdade… temos pressionado no sentido de melhorarem, há dias foi na questão do HD, já falámos na questão de melhorarem a plataforma para poder ser reproduzida em sistemas mobile, ter em atenção ao tipo de publicidade, etc…
Eles estão a melhorar, mas… tudo tem levado o seu tempo, e por vezes nós temos de usar outras plataformas.
Enfim, vamos pressionando para que evoluam e eles, com as suas possibilidades…
Para mim o problema da Worten é mesmo os preços. Sendo um revendor “tradcional” não parece conseguir acompanhar o mercado competitivo das tecnologias ao nível dos preços. Rara é a ocasião em que comparando os preços, a Worten ganha. Até outras redes de lojas conseguem ir atualizando os preços, mesmo assentando num modelo tradicional de “lojas de rua”.
E ao contrário de outros players, os preços mais caros não justificam o serviço de atendimento ao cliente que outras lojas adventam…
Esta minha opinião apenas se baseia em equimentos informáticos. Mas mesmo nos electrodomésticos não parece haver grandes vantagens.
Espero que seja algo a rever no modelo de negócios. Pela minha experiência, as lojas portuguesas conseguem ser bem competitivas com congeneres internacionais com forte presença no ecomerce.
Sempre fazem mais que a MediaMarkt, que apesar de preços melhores (às vezes), a porcaria do site (não tem outro adjectivo) nem uma lista completa de produtos tem.
Very true.