Worten multada por vender disco com dados de colaboradores
As empresas, por fruto da sua actividade, armazenam vários tipos de informações pessoais tanto dos seus clientes como dos seus colaboradores.
Vindo de Espanha, chega-nos o exemplo da Worten Espanha, que mostra como a segurança dos dados pessoais pode ser facilmente ineficaz. Saiba o que aconteceu!
A segurança dos dados pessoais dos clientes e colaboradores deve ser uma das maiores preocupações das empresas, mas, na Worten Espanha, um erro levou a que dados pessoais dos seus colaboradores fossem divulgados indevidamente.
Esta história remonta a 2013, quando um cliente foi à Worten Espanha comprar um disco rígido novo e, ao descobrir que o disco não era novo, fez uma reclamação na Associação de Consumidores. Com o desenrolar da reclamação, descobriu-se um novo dado que levou a uma nova queixa. Para além do disco ser usado, tinha informação relativa a dados pessoais dos colaboradores da loja de Sevilha, que entretanto fechou em 2015.
Após perceber a gravidade do problema, a Facua (a Associação de consumidores) apresentou uma queixa à AEPD (Agência de protecção de dados espanhola) onde destacava a má conduta da empresa em relação à gestão de dados dos seus recursos humanos, evidenciando uma infracção da lei.
A AEPD multou então, passado três anos, a Worten Espanha em 10.000€ argumentando que a empresa não garantiu a segurança dos dados pessoais dos seus colaboradores, sendo consequência de uma insuficiente ou ineficaz implementação de segurança, resultando numa infracção grave.
A Worten Espanha, que detém uma administração e um funcionamento independente da Worten Portugal, aceitou a multa, referindo que colaboraram sempre com as autoridades desde que tiveram conhecimento do caso, tratando-se de uma situação isolada devido a um erro humano.
Este incidente vem expor mais uma vez a fragilidade da segurança dos dados pessoais detidos pelas empresas, que devendo haver um controlo maior sobre as medidas de segurança a serem impostas.
Este artigo tem mais de um ano
O pior é que são MUITAS lojas que fazem o mesmo… Onde trabalho já alertei para esse tipo de situação (por exemplo computadores expostos ao público, que por vezes as pessoas fazem login nas várias contas e até tiram fotos) Porém, não dá lucro reinstalar o PC por isso… Vai mesmo assim.
comprar material de exposição é a maior parvoíce que um consumidor pode fazer já que em portugal, um país onde a concorrência é apenas uma fachada da real cartelização, o preço de um equipamento de exposição é, praticamente sempre, o mesmo que o de um produto não exposto.
em outros países o preço dos produtos de exposição sofre uma redução geralmente igual ou superior a 20%.
ora se os consumidores boicotarem os produtos de exposição, nada disto acontece.
e isto minimiza as responsabilidades das empresas como a worten? não. e tem alguma coisa a ver com o assunto aqui tratado? marginalmente tem e aproveitei para alertar 🙂
Só compra na worten quem quer ser enganado.
Ou quem não tem outra escolha, não se esqueça que o mercado online não é apelativo a toda a gente
Não precisa ser online.
Muitas lojas de informática venda mais barato que a Worten.
É uma questão de ter um pouco de paciência e procurar.
um site que eu gosto muito é o redcoon.pt, comprei lá o meu PC. na worten o meu PC custava 600€, na redcoon estava a 499€. não demoram muito a trazer as coisas a casa e vem tudo desde a fabrica: no meu caso o meu Acer veio da propria fabrica da acer, situada em Madrid se não me engano, não há cá peças usadas na redcoon, vem tudo desde a fabrica e não demora muito a chegar, o meu PC demorou umas 2 semanas, nem tanto.
um site que gosto de comprar a nivel de informatica é o imperiomultimedia.pt, bom site de informatica, embora até hj só lá tenha comprado uns tinteiros, mas não acho as coisas muito caras.
existem diversos sites por aí, talvez se possa usar o kuantokusta para para descobrir uns bons sites, foi deste jeito que descobri a redcoon e o imperio multimedia.
tem cuidado com a redcoon.
frequentemente, a redcoon vende versões anteriores dos modelos que se encontram nas lojas.
quanto ao kuantokusta, é um bom site mas tb deu cabo de muitas pequenas empresas que, por diversas razões, não tinham o preço mais baixo de um determinado produto, às vezes por diferenças de cêntimos. acabavam por não vender mas tinham que pagar todos os acessos via kuantokusta.
sim, eu sei que é assim que funciona a publicidade mas o tuga gosta de ir ao mais barato sem pensar em mais nada. às vezes é preferível pagar um pouco mais qd a loja é de confiança, está mais perto, paga mais aos empregados, tem um bom serviço, etc, etc.
claro que no caso das wortens, fnacs, etc, todos sabemos que o caso não é esse.
nah por acaso na redcoon nunca tive problemas. uma das primeiras coisas que fiz mal recebi o computador foi verificar se a versão do computador era a mesma no site: normalmente no site está acompanhado da marca, modelo, e uma especie de numero de serie, como na etiqueta do PC. bateu certinho com o que eu tinha. tbm verifiquei o hardware e o design, para ver se era o mesmo. comprei o meu PC lá sem problemas.
nisso do kuantokusta, o pá, suponho que seja a vida… se na worten o empregado recebe 500 e na loja dos 300 o empregado recebe 700, isso é opção da empresa e o empregado recebe isso porque aceitou o contrato e procurou mal o emprego, ou simplesmente queria trabalhar na worten independentemente do ordenado. pelo menos é o que eu acho
e enganado porque? os produtos são exactamente os que se vendem noutros lados, você esta a falar do que , exactamente???
preço e esquemas
SSD Samsung 850 Pro de 256GB por 65€ na Worten é mau preço?
Eu nem é para defender a Worten, mas a verdade é que volta e meia dá jeito. 😉
De facto bom preço, mas deve ter sido fruto duma campanha qualquer. Normalmente artigos de informatica na Worten só tinteiros e algum material quando há campanhas. Em geral os preços são inflacionados e preparação técnica do staff deixa um pouco a desejar.
65€????? Deves estar enganado
https://www.worten.pt/disco-ssd-samsung-250gb-850-evo.html
Além de estares a defender a Worten com “unhas e dentes” alegas um preço que por acaso não existe.
O pro não é de certeza!!
L_730, não, não estou enganado. Tu colocaste o link do 850 Evo, eu falei no Pro. Ora vê por ti: https://www.worten.pt/disco-ssd-samsung-256-gb.html
Rui Costa, não estou a defender a Worten com unhas e dentes, apenas referi que, por vezes, aparecem preços catitas como é o caso que acabei de referir. O preço não existe? Abre o link que acabei de colocar acima. 😉
James, vê lá o link que coloquei e verifica se não é o pro. 😉
@L_730, se calhar tu é que estás enganado! https://www.worten.pt/disco-ssd-samsung-256-gb.html
É mau preço. eu arranjo Western Digital 250GB por 40€ apenas… 65€ custa um disco também WD de 500GB…
por isso, sim, é mau, muito mau… é como eu noutra vez, comprei lá um rato da HP sem fios; 1 semana depois passo numa loja de informatica no Porto com exatamente o mesmo modelo, mas ao invez de 20€, custava só 12…
as minhas mini colunas, são da Altec… 2 meses depois encontro umas da Sony na zona de Gaia por 25€ com o dobro da qualidade e metade do tamanho… e tipo, da Altec para Sony ainda vai um montão…
Pois mas a WD não tem SSDs
Khidreal, comparar um SSD com um HDD… Sim senhor. Ou não percebeste nada da conversa, ou não percebes nada do assunto. Ou quiçá ambos.
“Quack”,por esse preço,e tivesse eu dinheiro,comprava já um !! Lembro-me que comprei um SSD Samsung Pro de 250 GB numa loja de informática no fim do ano passado,numa promoção de Natal,e custou-me na altura mais de 70 e tal euros.Se fosse hoje comprava de imediato este na Worten !!
David Piçarra, Aguamenti, Homo Erectíssimo,
pelo menos pareceu-me WD lá na loja, olhei para eles de relance;
só sei que estive na loja de informática por causa de um erro que tive no HDD que pensei que ia ficar sem ele, e o técnico falou-me: se o disco não der para reparar, queres colocar um novo? mas atualmente não instalo HDD, agora só SSD. ao que eu disse: e qual é o preço desse disco? respondendo ele: neste momento só tenho discos SSD de 250GB, e são para 40€. ao que eu concordei.
felizmente o meu disco voltou a funcionar, mas de qualquer maneira, lá para dia 25 vou lá meter o disco SSD, e aí, se querem uma foto da fatura para confirmar que não estou a inventar, eu não me importo de fazer o seu upload, já que aqui toda a gente só gosta de Wortens e rádios populares onde os preços são absurdos…
mas de relance pareceu-me mesmo que os discos eram da WD, mas já confirmo se é ou não quando lá for.
Só um exemplo: Seguros.
Sei do que falo porque já estive do lado de lá da barricada eheh
os seguros que a worten faz para os seus clientes são um roubo… pagar 70€ ao ano por 1 computador? prefiro guardar o dinheiro, que nos 4 anos ou 5 que tenho o PC poupando esses 70€ já posso comprar outro PC LOL
só se o PC q comprares for tão fraquinho ou de uma gama tão baixa q, passado 2 anos, não aguenta software nenhum com um desempenho decente.
claro que, para quem apenas precisa de uma “maquina de escrever” e não se importa q se desfaça aos bocados em pouco tempo, isso é um bom preço.
Pelos vistos venderam usado por novo, qual foi a parte da noticia que não entendeu?
E na FNAC só compra quem quer ser “roubado”…é só comparar preços!
+1
+1
Até parece que FNACs, Media Markets, Radio Popular e por aí fora não enganam o “zé povinho”… Uns até mais do que outras.
Tira as palas que hoje em dia todas as grandes superficies têm de facilitar para agarrar clientes que se fossem levar as regras do consumidor à letra não trocavas/devolvias artigo nenhum sem avaria visto que a lei não obriga a tal…
Lol, a lei não obriga….
não a leio não obriga
As coisas da vida não são obrigatoriamente pretas ou brancas: há vários tons de cinzento, do mais claro ao mais escuro. A idade e a experiência ensina-nos isso. Há claramente equipamentos à venda nesse local que eu jamais compraria, mas também outros que eu compraria certamente. Como já aconteceu no passado. É também tive más experiências com eles! As promoções podem ser muito interessantes por vezes. E para abrir a pestana, tenho sempre o Kuantokusta…
Não é só na worten, na FNAC nem vos conto como é
E já venderam máquinas fotográficas digitais onde nos cartões das mesmas já tinham fotos…. Sabem de quem? Dos próprios funcionários na praia. … Afinal já era usada…. Lol
Despedimento com justa causa…
Por norma esses equipamentos estão selados, só não vi esclarecido na notícia como um disco usado pela loja é vendido ao cliente.
O selo é um bocado de plástico com cola, facilmente falsificado.
10000€ , mas que multa tão pesada para uma empresa da dimensão da wonten.
+1
Já comprei na worten um PC portátil onde o mesmo continha informações pessoais como extratos bancários, empréstimos de casa, hipotecas, fotos de família inclusive bebés. Inacreditável. Só reparei passado 2 dias, cheguei worten e os mesmos não me queriam aceitar a troca pela caixa estar completamente danificada… Armei um escândalo e no final lá trocaram. Se fosse hoje, com todas as redes sociais, Tinha partilhado com todos antes da troca. Surreal
Nesse caso o problema era mais da pessoa que “devolveu” o portátil ou quis troca-lo por alguma razão e não se deu ao trabalho sequer de o restaurar de modo a se proteger da eventual revenda do artigo. Não tiro culpas à loja que o revendeu sem confirmar se tinha dados mas o descuido inicial foi da pessoa que não se importou com os dados que o portátil levava… E você se comprou o portátil com a caixa em condições e não a soube abrir correctamente era bem feito que não lhe fizessem a troca visto que não foi desse modo que lhe venderam o artigo. Garanto-lhe que caso fosse a uma FNAC com o artigo nessas condições mandavam-no “passear”…
então e tirar a lacragem da caixa? tbm não é “entregar o artigo como nos foi entregue”, já que a lacragem teve de ser aberta para poder abrir a caixa… ou seja, não estás a entregar conforme recebeste… e caixa? estás preocupado com a caixa? quando tu devolves um produto a empresas como a Worten sabes o que acontece ao aparelho? ele vai para a fabrica da empresa que fez esse aparelho. se houver reparo, esse aparelho volta para revenda (mas a preço de novo, não de revenda) e ta-daaaa: esse aparelho vem com uma caixa nova e lacrada, outra vez…
a caixa é para facilitar o envio neste caso da Worten para a fabrica do aparelho, caso contrario têm de pagar por uma caixa nos correios – ou arranjar uma… não me digas que custa muito a empresas como Worten pagar 3 ou 4 euros por uma caixa?
Tas mesmo a falar como alguem que sabe do que fala mas enganas-te…
Abrir/remover o selo de lacragem da marca é uma coisa, destruir a embalagem sem cuidado algum é outra coisa…
Eles ao aceitar a devolucao/troca do artigo por “insatisfacao” do cliente, esse mesmo artigo tem de estar em perfeitas condicoes de revenda e nao, nao vai para lado algum para reembalamento…
quando aceitam o artigo com a caixa destruida, como alguns energumeos fazem pra abrir as caixas, esses artigos ou sao vendidos sem caixa ou vao para destruicao…
nao fales de coisas que nao sabes rapaz…
Uma vez comprei um tablet na worten e o senhor que me acompanhou a venda disse-me que podia trocar EM 30 DIAS se não ficar satisfeito com alguma característica do produto. Ora após experimentar o tablet numa semana não fiquei satisfeito com a bateria porque consumia bastante (sim porque a bateria é uma característica). Fui devolver o produto, a caixa esta em condições, como nova, apenas o selo rasgado (o que é normal para abrir a caixa), o tablet como novo nada de riscos ou amaços… e o que me disseram? NÃO, não pode devolver.
SOLUÇÃO: Fazer reclamação no livro e foi remédio santo, até o dinheiro do seguro me devolveram.
Correcção: …que podia trocar —> *devolver
@Khidreal Tu dizes cada barbaridade que não faz lembrar a ninguém.
Lê as condições de venda antes de fazeres alguma compra seja onde for.
A sério .. lê mesmo.
Já troquei um portatil na Fnac por ter um pixel morto, e ou trocavam ou ia para o livro de reclamações.
Ai mandavam passear… Te garanto que dali eu não saia sem a troca! Tens noção da gravidade da situação?!??!?? Não deves ter só pode!!
Amigo a FNAC é uma empresa tão grande que se está literalmente e desculpe o termo “a cagar” para as reclamações no livro. Palavra de funcionário de uma FNAC em Portugal! E não trocamos artigos cujas caixas estejam danificadas (isso é alertado quando é feito o pagamento do artigo e está escrito em vários sítios das nossas lojas). Abraço Rui!
Vocês não devem ter noção da gravidade que é uma loja vender algo usado, tendo informações pessoais e confidenciais de uma família.
Eu acho é incrível vender se algo novo sendo já usado. Se fosse na outlet ainda compreendia.
o mesmo acontece com os PC’s que estão a funcionar no establecimento: quando o modelo é o ultimo, esse computador verá o seu disco rigido a lever um wipe (apagar tudo o que tem dentro do disco), será instalado um windows OEM (se não me engano é o OEM) e colocado dentro da caixa, sendo esta selada como se fosse acabada de vir da fabrica… mesmo para camaras fotograficas, smart watches, etc.
Novamente a dizer asneiras… Pcs de exposicao sao vendidos restaurados com o software de origem e posteriormente vendidos…
pode existir um ou outro cliente que saiba fazer o restauro e nao queira esperar e ai leva-o como esta… mas é tudo feito com o concentimento do cliente e ele é que aceita levar o portatil nas condicoes que esta e nao o contrario como queres insinuar…
A mim o penúltimo portátil q tive (um Toshiba L50B) era de exposição… mal chegou a casa a primeira coisa qUE fiz foi um format e reinstalação do Windows. Não chegou a um ano e meio na minha mão e foi à assistência 4x com problemas de disco… á 4ª não voltou e acabaram por me “dar” o meu actual portátil (fizeram a devolução do artigo e descontaram o valor no cartão logo tive q comprar o novo lá), novo na caixa…
Até agora funciona 5* (só levou um upgrade de RAM)
Para evitar isso temos de ser nós a implementar regras no acto da aquisição. A minha lista de regras é:
– Não comprar nada que não venha selado com o selo original
– Não comprar nada “de exposição”, pois as lojas costumam fazer isso com material devolvido por outros
– Verificar a caixa antes de pagar e não tirar os olhos de quem nos atende para que não embalem uma caixa diferente, nem imaginam quantas vezes isso acontece, normalmente com o pretexto que a nova caixa está em melhores condições
– ´Guardar o recibo, testar e inspecionar tudo ao pormenor com a maior brevidade possível, se possível antes mesmo de pagar (nem sempre é possível, infelizmente)
– No caso de algo não bater certo deveremos efectuar a troca imediatamente, muitas lojas tentam de tudo para não o fazer, mas a lei protege-nos nesta área, basta fazer o que está correcto: pedir o livro de reclamações e chamar a policia para registar a reclamação, e contactar a Deco com o máximo de dados possíveis. Assim que a loja se sentir ameaçada surge logo uma solução, o que em alguns casos não chega e o mais correcto é mesmo seguir a via legal.
Só um reparo:
Se o produto, não apresenta qualquer defeito, não existe nenhuma lei que obrigue uma loja a trocar ou aceitar a devolução de um produto, porque simplesmente o cliente mudou de ideias. E em caso de avaria, a loja também não é obrigada a fazer uma troca, o que tem de fazer, estando dentro da garantia, tem de tomar medidas para resolver a questão.
http://www.centroarbitragemlisboa.pt/sections/perguntas-frequentes
exatamente.
a aceitação da devolução por insatisfação do cliente faz apenas parte da política de satisfação do cliente de uma empresa pelo que a sua aplicação depende única e exclusivamente da empresa.
só há um detalhe, se o produto for vendido com defeito (atenção que defeito nada tema ver com avaria embora uma avaria que não é solucionada virá a constituir um defeito) sem que este tenha sido comunicado ao cliente aí sim a empresa é obrigada a aceitar a devolução do mesmo. poderá também propor um desconto que o cliente aceitará ou não.
Num caso destes, no mínimo, o disco deveria ser destruído e substituído por um novo, pois mesmo formatando existem ferramentas forenses capazes de recuperar os dados mesmo após formatação ou reparticionamento.
É doloroso saber que um disco perfeitamente funcional irá ser destruído, mas para protecção de dados é mesmo a melhor solução, todas as empresas o fazem e mesmo antes de os destruir , são limpos, formatados e reparticionados várias vezes para garantir uma menor taxa de sucesso na tentativa de recuperação de dados.
dd if=/dev/zero ou mesmo o dban e não é preciso destruir nada, não liguem ao que se diz no CSI que hollywood ainda pensa que uma fonte de alimentação é um disco rígido https://youtu.be/IWTH7mB4rXk?t=5s
Também ninguém vai gastar milhares de euros a inspeccionar discos “novos” comprados na worten quando se pode comprar dells usados no olx por tusta e meia
Exagerado, isso que dizes é puro desperdício, nao faz sentido , entao pergunto eu nunca te avariou um PC ?
Em caso afirmativo tiras o disco antes de o mandar para reparar ?
Seja lá em que reparador for, digo eu, e como podes tirar o disco se por exemplo o problema do PC for do software ou do So ?
Pois eu respondo por ti, todas as tuas informações ULTRA SECRETAS ficam ha mao de semear dos tipos das reparações e ninguém reclama coisa nenhuma, eu já comprei cartões de telemóvel supostamente novos, com números atribuídos a outras pessoas e inclusive registados nessas mesmas pessoas, e fazer o que? para alem de reclamar e repor a situação.
E se formos para os PóPós que disso percebo eu, deveriam de ver os BARRETES que apanham sem saber ler nem escrever, inclusive em casas de marca e concessionários oficiais….mas o importante é a aparência para colocar umas fotos no facebook, nao é?
Fazer aproveitamento é lógico, desejável, e necessário, já pagar algo usado como se novo fosse…é VIGARICE.
situaçao isolada?? LOL,fui la comprar um smartphone para oferecer quando cheguei a casa fui ligar nem me pediu para configurar ja vinha configurado… outra comprei uma pulseira garmin vivosmart hr,quando vou oferecer,ja vinha conectada a conta do utilizador a quem tinha sido vendida anteriormente e toda suja no sensor de batimentos cardiacos.ou seja vendem usado ao preço de novo. por isso nao é isolado o incidente pelo menos em portugal deve ser em cada 3 vendas 1 é material usado e devolvido.
A isso só te digo uma coisa, abre os olhos… Só leva artigo de exposição quem não se importa ou simplesmente não diz aos vendedores que quer um artigo selado…
Já comprei um bundle teclado + rato sem fios na MediaMarkt que não era o de exposição, vinham em caixa selada, e ao chegar a casa a abrir reparei que faltavam teclas no teclado e que as pilhas supostamente incluídas tb não estavam presentes!
Claro que trocaram na loja quando fui reclamar, mas mesmo assim fica a impressão que não são só os artigos de exposição que são revendidos e muitas vezes sem sequer os funcionários olharem ao estado dos mesmos!