Wireless – Norma 802.11n finalmente aprovada
O IEEE (Institute of Electronic and Electrical Engineers) aprovou finalmente a nova norma wireless 802.11 n que permitirá velocidades na ordem dos 300 Mbps.
O padrão 802.11 n, oferece 6x mais velocidade quando comparado com a norma 802.11g que permitia 54 Mbps e um alcance de 70 metros (dependendo do ambiente).
Opera nas frequências 2,4GHz e 5GHz e utiliza a tecnologia, MIMO (multiple input, multiple output) que utiliza várias antenas para transferência de dados de um local para outro, permitindo assim melhor aproveitamento do meio de transmissão.
O padrão foi inicialmente criado hà 7 anos, e até chegar a versão final sofreu várias alterações tendo sido criado 12 drafts.
O 802.11n vem assim colmatar algumas limitações existentes no 802.11g, permitindo assim a expansão das comunicações a outros horizontes (ex. transmissão de dados multimedia, VoIP, VoD, IPTV, etc).
Através de tecnologia MIMO, os pontos de acesso 802.11n podem utilizar dois ou quatro fluxos simultâneos, o que dobra ou quadruplica a taxa de transmissão, atingindo respectivamente 144.4 e 288.8 megabits.
A Wi-Fi Alliance informou que a maioria, ou todos, os equipamentos actuais baseados na versão Draft N, poderão ser actualizados para a versão finalizada do 802.11n através de uma simples actualização de firmware.
Mais de 400 pessoas espalhadas por 20 países diferentes trabalharam para construir o padrão 802.11n sendo o resultado um documento com 560 páginas que será apresentado em meados de Outubro.
Este artigo tem mais de um ano
300 Mbps… é a pura da loucura!
Nas redes Wireless, 300Mbps não se traduzem por exemplo aos 300Mbps numa rede com fios….é sempre bastante menos..
@Offtopic
Vão até à pagina do Bing.com, seleccionem a versão Inglêsa dos EUA… depois abram:
http://www.bing.com/visualsearch
Está espetacular… a Microsoft, sem duvida, está a esforçar-se em grande nesta corrida…desta vez está de parabéns 😉
Já vi aquilo no bing e está mt bom mm
300 mbps a dividir por todos os gajos que estiverem ligados ao router/ap… ainda assim, já é óptimo.
Finalmente!
Boas.
O alcance desta nova norma ronda que valores ha velocidade maxima de transmissao ???
Obrigado
Daniel!
Então quer dizer que actualizando o firmware dos routers puderemos ter acesso a essas velocidades???
Não….será que sim????
@Helder Coelho
Desde que o teu router wireless suporte a norma n e a tua placa cliente do pc, não vejo qualquer problema. Atenção que os 300 Mbps são (digamos) teóricos pois estão dependentes do cenário de utilização (ex:existência de interferências).
@Pedro Pinto,
Muito obrigado, completamente esclarecido!!! 😉
Infelizmente, ainda são poucas as placas de rede wireless que suportam esta norma! :S
Espero que agora comessem a sair mais placas de rede wireless com suporte a esta norma que é fantástica!
Tenho um router
* tenho um router que suporta esta tecnologia, mas como a placa do portatil não suporta, não posso usufruir da maior distancia que esta norma proporciona, excepto no meu fixo que ligo através do adaptador que vinha com o router.
Portáteis a partir de 700 euros já tem norma n. E sim, é toshiba.
o meu vaio tem anos e tem norma n.. toshiba…..
So falta referir que o limite teorico da tecnologia está nos 600 Mbps.
🙂
Não esta no 1TB teóricos? Investigadores Japoneses afirmaram que tal era possível.
1GB queria eu dizer. Fiz um iFail desculpa ai.
Corrijam o título: “Wireless – [b]Normal[/b] 802.11n finalmente aprovada”
Para “Wireless – [b]Norma[/b] 802.11n finalmente aprovada”
cump’s
offtopic
como posso gravar as configurações completas de uma rede wifi protegida? tenho acesso a uma rede dessas na empresa, mas sempre que formato o pc tenho de pedir para me voltarem a configurar tudo.
Viva!
Existe uma forma de fazer isso através do windows + pen USB. Lembro-me de o Windowz ter um software que permite guardar essas informações numa pen e através da mesma configurar qualquer computador sem se terem que divulgar passwords nem preocupações com as configurações 🙂
Infelizmente esta é toda a ajuda que posso dar, uma dose de google e terá as suas respostas!
Cumprimentos.
qualquer dia começam a fritar os nossos neurónios!
Como sei que norma tem a placa do meu portatil??
Boas notícias sem dúvida! 😀
Só mais uma coisa… Alguém que perceba mais do assunto me pode elucidar sobre umas questões?
Tenho um router wireless belkin há uns tempos já com norma n, e acerca deste eu já tinha algumas informações sobre as velocidades substancialmente mais altas que permite. Tenho também num vaio uma placa wireless que suporta a norma n. No entanto, esta mesma placa, pode ser configurada para as frequências de 2,4GHz e 5GHz. É aqui que eu tenho dúvidas.. Qual é a vantagem/desvantagem de cada uma? Para internet e para transferência de dados de/para um disco externo ligado ao router, como conseguirei melhores velocidades?
Obrigado e desculpem pelo testamento 😛
Com 5 ghz consegues obter um maior alcance da tua rede porem o adaptador de recepção (estou a presumir que tens um portátil) tem de ter também norma n. Depois esclareço melhor isto, agora não tenho muito tempo.
Para internet e para transferência de dados de/para um disco externo ligado ao router, como conseguirei melhores velocidades?
Com a norma n sem duvida alguma.
@Tiago Dias,
Então é assim: as redes wireless podem operar na frequência do 2,4 Ghz e 5 Ghz.
As normas 802.11b (11Mbps) e 802.11g (54 Mbps) operam nos 2,4 Ghz, a norma 802.11a (54 Mbps) opera nos 5Ghz. A norma 802.11n pode operar na frequência dos 2,4Ghz e 5Ghz.
Teres uma rede a funcionar nos 2,4 ou 5 Ghz não significa que tens mais velocidade disponível !!! Se tiveres possibilidade de ter a tua rede a funcionar nos 5Ghz é melhor pois existem menos interferências e “qualidade” de serviço. Na frequência dos 2,4 Ghz já existem muito equipamentos a funcionar (ex. telemóveis, microondas,….) e daí as probabilidade de existirem mais interferências
Espero ter ajudado
Pedro Pinto
Obrigado por teres completado o que disse.
@Pedro Pinto,
Obrigado! Agora só mais uma dúvida: para colocar a minha rede nos 5 Ghz terei que configurar isso também no router wireless certo? Não basta por a placa do portátil nos 5 Ghz..tenho que fazer isso também no router, impossibilitando o uso de dispositivos a funcionar nos 2,4 Ghz, correcto? É apenas por curiosidade, pois tenho outros computadores a ligar à rede que não podem ser configurados para 5 Ghz, e também o PDA que as vezes liga à rede…etc.
Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento 😀
Caro Pedro,
Muito boa explicação, contudo existem mais algumas razões para o qual devemos preferir a banda dos 5GHz à banda dos 2.4GHz.
Nos 2.4GHz, o número de canais sem “overlap” é de 3 enquanto que nos 5GHz são 23. O que significam estes detalhes, só para quem estiver interessado, caso contrário, isto traduz-se simplesmente em maior capacidade da banda 5GHz face aos 2.4GHz.
No que toca ao planeamento das redes, a tarefa está facilitada devido ao maior número de canais, e também existe o fenómeno de “channel Bonding” que não irei descrever mas em que esta norma aposta forte.
Conclusão, na minha opinião, penso que não faz sentido aplicar utilizar esta norma nos 2.4GHz quando se tem possibilidade de optar pelos 5GHz!
Cumprimentos!
@viperbruno,
Obrigado pela resposta! Quanto á pergunta de como consigo maiores velocidades, ou qual é a melhor ligação, estava a falar entre as frequências 2,4 e 5 Ghz, já considerando o funcionamento na norma n, visto que tanto o portátil como o router me possibilitam.
O Pedro Pinto já respondeu entretanto à dúvida, a diferença não está nas velocidades mas sim nas possíveis interferências com outros equipamentos.
Obrigado ;P
Liguem o wireless apenas quando faz falta. Não há nada como ter a net por cabo em casa.
É mais rápido de facto mas como é que ligava os telemóveis, ps3, IP-TV receptor sem wireless? Com muitos fios pela casa fora não?
Como os falsos da Zon dizem: “…tudo ligado sem falhar”
De kagada (aka tv kaka) já eu estou farto principalmente na operadoras nacionais… Os mesmos tarifários, os mesmos preços, no mesmo momento. Portugal no seu melhor. Desculpem o offtopic mas ainda tenho esperança que isso mude num futuro, que sejamos como os países da Europa “forte” onde existe de facto concorrência.
Quando o bolo dá para todos porquê se chatearem com tretas de concorrências ! E é uma vergonha acontecer em quase tudo, gasolina, medicamentos, livros, etc, etc ! São lobby’s e vícios instalados !
viperbruno: ligar sem fios não é apenas uma questão de velocidade contra facilidade de ligação.
Também tens de ver as questões de saúde! Repara que ainda não existem estudos sao longo de vários anos pois a tecnologia é muito recente. Podemos fazer analogias por outros tipos de ondas, etc, mas se durante a noite vais dormir e não usas sem fios.. para quê estar ligado?
Está em curso um estudo oficial (Health Protection Agency – Inglaterra) relativamente à radiação das redes WI-FI.
Este estudo foi definido em 2007 (devido à utilização do wi-fi em escolas) e em Julho de 2009 teve os primeiros resultados
Os estudos estão a ser feitos na banda dos 2.4 GHz e será depois efectuado na banda dos 5 GHz
Já agora, alguem tem dados sobre qual a banda com mais radiações?
Sobre o estudo, as radiações são aceitáveis (os portáteis utilizados emitem mais radiações para trás do que para a frente).
Num estudo com 15 portáteis verificou-se que o resultado chegava aos 57 mW sendo o limite aceitável os 100 mW.
Assim pensem duas vezes em estar muito tempo numa sala com 30 portáteis! Já para não falar nos telemóveis que também por ali andam e nas antenas e repetidores que alguém deve ter colocado para ter melhor sinal.
Ainda vamos ver muito sobre o assunto… e só posso dizer que voltar ao cabo é o melhor!
Taking into account the directional properties, the Equivalent Isotropically Radiated Power (EIRP) calculated for all laptops was in the range 17-57 mW and well below the 100 mW (EIRP) limit set for Europe.
http://www.hpa.org.uk/web/HPAweb&Page&HPAwebAutoListName/Page/1199451940308
E já agora o seu router tem o WI-FI ligado mesmo que não o esteja a usar … apenas porque um dia pode precisar?
Então leia: group of people in Europe as a whole and in the USA have reported general and severe symptoms such as headache, fatigue, tinnitus, dizziness, memory deficits, irregular heart beat, and whole-body skin symptoms.
Wireless electronic devices and health – Wikipedia, the free … – http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_electronic_devices_and_health
É pertinente… mas preocupa-me mais os telemóveis!
Só me aborrece este “timing” quase perfeito para os fabricantes, depois da tanta asfixia que tem tido relativamente a este tipo de tecnologia! Agora os preços é que vão subir… enfim (MAU TIMING!)
Vão aparecer de certo os slogans que apareciam nos actuais equipamentos com a norma 801.11n draft, “até 300mbps”, pois agora vai ser o exagero… “até 600mbps”.
E duvido que a maior parte dos equipamentos passará por um simples upgrade ao firmware! (Deve ser dos de 100€ pra cima)
Outro reparo que considero importante e que devem estar ou não a par, é que este tipo de tecnologia tem sido travada, devido ao actual subida no consumo de portáteis. E porque? pura e simplesmente pelo excesso no consumo de energia!
Agora pergunto, ao oficializar esta norma, os fabricantes agradecem… mas será que a bateria agradece? Hmmm… duvido! A ver vamos…
Desculpem a pergunta,pois penso que comparado com os posts aqui colocados eu não percebo mesmo nada disso, por isso agradecia se possivel um esclarecimento.
Tenho um router Netgear G com fibra 50 megas, no meu portatil tenho uma placa wireless 802.11b/g+BT a funcionar a 2.4 Ghz 54 mbps, apesar de ter 50 megas de net por wireless só consigo 20 megas a 2 metros do router sem obstaculos.
Para tirar partido dos 50 Megas precisava de ter no pc uma placa wireless N ?? Certo
agradeço o esclarecimento.
Nicolau Silva