PplWare Mobile

Windows mais seguro que um Mac

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Vasco Silva says:

    Este artigo é perfeito para mandar a uns amigos “viciados” em mac…. lol

    • Alexx says:

      Sou mac user, reconheço as suas vantagens e os seus defeitos e afirmo claramente, o que nos vai safando é sermos poucos … porque se o número aumenta/diminui a exclusividade, as fragilidades vão aparecer tal como no windows. Não esquecer que o que é dito para o mac é igualmente válido para o linux … o que significa que é melhor não andarem atirar pedras ao ar!

      • Vasco Silva says:

        eu concordo com o que dizes, a informática é tudo menos segura, apenas vamos criando mecanismos de defesa que apenas retardam um pouco mais os ataques, mas eles vão sempre existir.
        Eu uso Windows, Linux e também o Leopard, tenho as três plataformas, e reconheço que todas têm as suas vantagens e defeitos.

        Apenas fiz o comentário numa de brincadeira;)

      • BigOix says:

        Não esquecer que o que é dito para o mac é igualmente válido para o linux … o que significa que é melhor não andarem atirar pedras ao ar.

        Linux não é mac , mac é só um, Gnu/linux , são vários por isso não se pode fazer comparações, porque existe vários tipos de linux um mais seguros que outros , a segurança em linux depende mais do utilizador que do sistema, outra coisa em linux não existe safari,São sistemas diferentes apesar de ter muitas semelhanças, e um verdadeiro utilizador de Linux nunca diz que o Linux é 100% , todos sistemas têm a suas falhas, mas pior para mim é o Windows porque tem portas que minguem sabe onde elas estão, ponde de parte sem falar os ditos famosos vírus

      • ALL says:

        Subscrevo, os S.O. são tão ou mais vulneráveis consoante o numero de utilizadores que o usam.

        Apesar de bastante satisfeito com o meu Win7, reconheço que os SO Linux deverão ser mais seguros mesmo na eventualidade de uma explosão na sua popularidade por o simples facto de ser open-source e consequentemente os patchs de correcção para eventuais falhas de segurança saírem num período muito menor (mas isto sou eu apenas a deduzir).

      • Chico says:

        Cuidado com essa afirmação sobre linux. Não posso afirmar com numeros, mas a internet (web) é fundamentalmente suportada por sistemas unix/linux. Grande parte da investigação desenvolvida hoje em dia em termos de segurança é feita em ambientes linux. A maior parte dos especialistas nesta área formaram-se usando e abusando do linux.

      • mac says:

        A segurança é ilusória, no que respeita a um PC, independentemente do Sistema operativo que tenha. No entanto para os fanáticos de segurança deixo uma pequena dica que aprendi com a experiência profissional… O único Pc seguro é aquele que se encontra desligado.

        • Queimado says:

          O unico pc seguro, é aquele que está fechado e isolado num bunker, onde a unica pessoa que sabia onde se situava e tinha a chave, já morreu há muito tempo.

      • José says:

        Aqui está um estúpido que não percebe a diferença de software livre e do linux em particular comparado com a cambada de outros SO’s, Fazes ideia em quanto tempo uma falha é corrigida na comunidade comparado com o windows ou MacOSX? Mais uma coisa, o unix nos dias de hoje não é o Linux e vice-versa, os seus desenvolvimentos são separados, falhas no unix não quer dizer falha no linux.

    • Guilherme de Sousa says:

      acho q é preciso fazer uma analise mais cuidada.

      a verdade é q os ataques em massa sao feitos atraves de malware(virus, trojans, etc), e esses é q sao os mais nocivos.. e sao estes q afectam maioritariamente em grande escala o windows!

      o tipo de ataques a q estes crackers se referem sao ataques directos a maquina, situaçoes q so acontecem quando esta revela ter algum interesse.

      mas é claro q se isto for verdade, demonstra q o mac é mais vulneravel a ataques maquina/maquina do que o windows, no entanto nao faz com que este seja menos seguro, pois a segurança nao se resume actualmente apenas a este tipo de ataques.

      cumps

    • concordo planamente contigo.. existe pessoal que só ve as vantagens no mac e passam ao lado nas falhas..

      Bom post Ana Narciso 😉

  2. Alexx says:

    Tradução do artigo: não existem sistemas seguros. Haverá sempre um buraquito, uma fragilidade que pode ser explorada. Se lhe juntarmos o convite do utilizador à entrada de malware … o sistema mais seguro é quando está off.:-D

    • berseckx2 says:

      100% verdade, o que se poderá fazer é “reduzir o tamanho” desse buraquito lool

    • Vítor M. says:

      O principal problema dos sistemas operativos encontra-se entre o ecrã do computador e a cadeira.

      É difícil ter um sistema operativo seguro quando o seu principal componente, de funcionamento, é composto por infinitas variáveis de risco. 😀

      Mas agrada-me esta notícia: um perito (e estamos a falar num perito e não num opinion maker), atesta a qualidade do Windows 7. Podemos dizer então que estamos perante o melhor sistema operativo feito até aos dias de hoje.

      • Jorge Rodrigues says:

        hmmmm sinceramente acho que não há melhor nem pior.. o Miller é um Pro da Apple… não é mais que a obrigação dele saber explorar o software da apple tanto vantagens como desvantagens.

        Em verdade o windows só será melhor se conseguir ser verdadeiramente “plug and play” o que é uma grande fantasia da microsoft… está para nascer o dia em que ao instalar o windows não seja preciso instalar milhentas aplicações e drivers só para o básico.

        no entanto fico contente que o Windows seja hoje em dia mais seguro e estavél … pelo que aparente a microsoft deu um passo na direcção correcta.

        • Fernando says:

          Quando for construído um computador com os mesmos componentes só para Windows como acontece com a Apple, este não precisará de ter tantos Controladores a carregar.
          Queria ver o MacOS a correr em qualquer computador, com milhentas combinações possíveis de Hardware como faz o Windows. Depois sim dava para comparar.

          • Jorge Rodrigues says:

            uma palavra para ti LINUX
            por norma após instalação falta instalar um talvez dois drivers … compreendo a situação do windows até porque o uso há mais de 15 anos… … mas só agora no 7 é que as coisas se estão a compor… o que são boas noticias….

          • António Oliveira says:

            Eu uso uma versão Leopard para um portátil IBM e tenho outro rigorosamente igual com Windows 7. As diferenças de performance são abismais. A Microsoft conseguiu dominar o mercado, isso não significa que o fez por ser melhor. Há tantos exemplos noutras áreas de sistemas que não foram bem sucedidos por razões que não se entendem.

    • sr bytor says:

      acho que é mentira porque tenho um professor que tem o Ubuntu e ele disse-me que é o unico sistema operativo imune a vírus.

  3. berseckx2 says:

    eu pergunto: e se ao invés de usar o safari usar o Firefox ??? não será mais seguro ??? eu utilizo mac (não sou anti-Windows) e eu só utilizei o safari uma vez, e foi para tirar o Firefox, e nunca tive problemas !!

    • Ana Gomes says:

      A mesma coisa comigo. Safari não presta… só o usei para fazer o download do firefox que é 100 vezes melhor. Para alem do problema da segurança no safari, está constantemente a crashar. Usem firefox e nunca terão um problema. Eu tenho o meu macbook há 4 anos e qualquer coisa e nunca tive o minimo problema. Tenho um imac em casa com 10 anos ou mais e nunca tive o minimo problema. A minha mãe no trabalho tem um imac com 15 anos que não pode ser desigado por questoes de trabalho e lá está ele há 15 anos dia e noite a trabalhar e é o computador que mais trabalha (apesar de terem 6 imac’s dos novos). Alguem sabe o que é o prazer de nunca ter tido um unico problema no computador? Falo tanto de hardware como de software. A bateria deste macbook está sempre carregada e está ligada á corrente. Ainda aguenta 4 horas só com a bateria. Lembro que uso este computador todos os dias, muitas horas por dia. Vejo os pc e window users á minha volta só com problemas. A minha irmã comprou um compaq que no 1º mes já levou um disco novo e 15 dias depois a bateria deixou de funcionar (esse computador ainda nao tem 4 meses). Ontem fui com o meu namorado á rádio popular buscar o hp dele porque queimou a mother board. Chegamos ao café ele ligou o pc e depois de 10 min na net já tinha um vírus (isto com o windows 7). Ai o que eu me ri. lool Segunda feira vai direitinho comprar um mac.. Pronto.. e é esta a minha experiencia com mac. Como é que querem que as pessoas não sejam fãs de mac?

      • book says:

        “Chegamos ao café ele ligou o pc e depois de 10 min na net já tinha um vírus (isto com o windows 7)”

        Parece-me um caso de alguem com falta de cerebro.

        • Vítor M. says:

          Eu como essa só a que ouvi hoje:

          “não entendo, vou à página xpto e diz-me logo que tenho um cavalo de troia, porra desligo logo, é o pior virus que anda aí”

          Eu não sabia se me ria ou se chorava, mas faz parte da cultura informática estas preciosidades…

          Depois os “oportunistas” dizem… “compre um mac que aquilo não tem vírus é dá para ir à net, receber o mail e ter o hi5 e o facebook.”

          Depois como não se haverão de vender macs???? 😉

          • book says:

            Indeed. Houve que andasse ai a defender que para andar na internet se devia tirar a carta, como a de condução.

            Por um lado, concordo. lol

      • Bónus says:

        Eu deixei de usar o Firefox, desde que saiu a versão final do Safari 4.
        Nunca tive nenhum problema, e acho-o muito superior ao Firefox.
        O Safari crashava por causa do flash. Mas agora o plugin trabalha de forma independente, e se houver um problema no flash, já não crasha o Safari.

        • Vítor M. says:

          Como muita boa gente que nunca teve problemas com o IE mas porque apareceu a moda de dizer mal do IE e mudar para o Firefox, passaram a dizer mal porque era “nice” ;P

          Ainda hoje instituições bancárias e outros importantes centros de informação usam o IE (agora o 8) e nada de mal veio ao mundo… nada como um bom marketing, tipo lavagem cerebral para vender uns macs 😉

          • jmtdstoc says:

            Eu nunca tive problemas com o IE, enquanto utilizei Windows. Mas também NUNCA gostei do IE, enquanto o usei… nunca o achei intuitivo e a versão 8 então está completamente impossível de a “entender”.

            O Firefox é fácil de usar, de configurar e perceber o que cada configuração faz. O IE tem imensas opções que não sei o que fazem… e desisti…

            Quanto ao Safari já experienciei alguns crashes com ele mas o pior é que é talvez demasiado simplista e faltam-lhe algumas funcionalidades como as do Firefox.

            Os Mac’s vendem-se bem por causa da qualidade do produto e do serviço pós-venda, não por lavagens cerebrais. Pelo menos eu falo por mim…

            Decerto sabem que os novos iMac’s de Outubro de 2009 deram alguns problemas graves a nível dos monitores e placas gráficas. A Apple, além de devolver o dinheiro pago pelos clientes ainda lhes PAGOU um extra pelo incómodo. Conhecem mais alguma marca que faça isso?

            Está a decorrer uma campanha de troca de discos de Macbooks de 2006 que deram problemas nos discos rígidos, em que a Apple troca os discos gratuitamente aos clientes afectados. Estamos a falar de Macbook’s FORA da garantia. Conhecem mais alguma marca que faça isso?

      • César says:

        já no windows acontece o mesmo… o IE serve quase só para descarregar o firefox.
        E digo quase porque como desenvolvo para a web também uso para testar os sites já que o IE não come tudo…

  4. João Melo says:

    UI… Este artigo está mesmo a pedi-las. Vai chegar aos 100 posts muito rápido.

    @a friend entra em acção….

    Vamos lá ouvir as suas explicações facciosas, ups… enganei-me, queria dizer, imparciais.

  5. lourenço says:

    na minha opinião este tipo de comparações só faz sentido para quem precisa de se agarrar a uma especie de boia salva vidas..

    ha sempre 1 razão para as coisas serem como são…., o windows n é munido de montes de protecção só porque sim…, esse facto é inerente a todo o lixo que é feito para atacar o proprio windows..

    se a quantidade de lixo que é feita para windows é superior a quantidade de lixo q é feito para mac.., então faz todo o sentido a Microsoft proteger-se mais do que a apple…, porque raio haveria a apple de se proteger de algo que n a ataca?…,

    n sei.., é a minha opinião…, e algo que acrescento ao tipo de gente que perde tempo a fazer comparações parvas só tenho 1 coisa a dizer: vão mas é procurar alguém para praticar o coito que isto assim n dá com nada..

    • Fábio says:

      Então porque proteger uma casa que não foi assaltada?

    • Vítor M. says:

      Obviamente que não é nunca comparável um sistema ou outro pela quantidade de mercado servido por um e pelo outro.

      Os sistemas operativos são desenvolvidos com base nas necessidades dos utilizadores.

      Ora essa é a premissa para diferenciar escalões ou níveis entre sistemas operativos.

      Lembro-me de há uns meses, o Linus Trovard ter afirmado que o Kernel do Linux estava a ficar “gordo”, isto porque as necessidades dos utilizadores estavam a exigir mais do sistema operativo e este teve de engordar. Aparecerem então mais bugs e problemas nas últimas versões do Ubuntu que numa outra qualquer transacta.

      O mesmo de passará e passa com os MAC OS. À medida que cresce a quota de mercado MAC mais necessidades vão sendo apontadas e mais recursos são anexados ao sistema operativo, isso aumenta a probabilidade de erro.

      Depois há a velocidade de inovar: a Microsoft (com ou sem legitimidade) apresenta sempre um grande leque de inovação a cada versão do Windows (nos principais saltos). Vemos uma enorme evolução do Windows 3.1 para o Windows 95, depois a chegada em força do mundo multimédia trazido pelo Windows 98, a estabilidade e homogeneidade do poderoso Windows XP e a evolução temática trazida pelo Windows 7, onde foram vários os conceitos agregados a esta plataforma (segurança pró-activa, grafismo aero, handwriting, multi-touch, Microsoft Speech Recognition, etc). Há sempre a tomada da dianteira no suporte a novos segmentos, como os netbooks, tablets e afins.

      Ora tudo isso acarreta uma dinâmica incrivelmente pesada, é espectável sempre alguns problemas (por isso a Microsoft tem versões menos conseguidas como o Windows ME e o Windows Vista, digo eu). Os restantes SO’s com menos mercado e menos variáveis para responder, têm mais segurança e mais “tempo” de preparação. Não são melhores, são diferentes.

      À parte disto há as filosofias de construção de cada sistema.

      • a Friend® says:

        segurança pró-activa, grafismo aero, handwriting, multi-touch, Microsoft Speech Recognition, etc)

        Inovação Microsoft?

        1. Grafismo Aero foi adoptado através do conceito AQUA, do MacOsX em 2001

        2. Multi-touch já existe desde o Leopard, lançado em 2006

        3. Handwrite Recognition foi lançado a primeira vez com sucesso em 1989 no Apple Newtoon e já existe desde os primeiros MacOs.

        4. Speech Recogtion igualmente, já existe aos anos no Mac, e a Microsoft ainda luta para que ele funcione na perfeição no Windows.

        Não vou deixar links, mas nada que uma pesquisa mais cuidada não confirme o que disse…

        • Vítor M. says:

          Tudo existe há anos nos Mac… antes na Xerox, até o iOxigenio, porque eles metem o nariz em tudo, mas na realidade não são lideres em nada.

          Não vou entrar na onda se são bons ou maus, sei que não são a preferência mundial e têm uma quota de mercado residual.

          Agora que fazem hardware de qualidade e têm um marketing extraordinário? É outra parte da conversa que não está em causa.

          Mas sim, agarra-te a essa parte que é a única que sobra.

        • Vítor M. says:

          Dizes tu… fazem deles os melhores e com os melhores produtos em todas as gamas. Nada que chegue aos “server” nada que chegue ao Office, nada que chegue à polivalência do Windows, nada que chegue à formação juntos das escolas, aos projectos de vários níveis (como o Magalhães e e-escolas, entre muitos outros que ao longo dos anos foram apresentados pela Microsoft)… enfim!!! Volto a dizer que a Apple ainda é uma empresa que não pode ombrear com a Microsoft e essa da satisfação do cliente é um mito. Conheço alguns que estão “desenamorados” com o Mac que compraram.

          Mas se lhes falarmos… ui aquilo é do melhor, fazem tudo com aquilo (e com o boot camp). Posso estar enganado, mas 60 a 70% dos utilizadores MAC (se não for mais) tem um Windows instalado.

          Sim mas são daqueles que dizem sempre que não…. escondem como se fosse um pecado capital… 😀

          • Bónus says:

            60 a 70%? Sim, também penso que deve andar por esses números.
            Mas porquê?
            É que dentro desses que têm o Windows instalado, penso que a maioria são obrigados a isso.
            Eu por exemplo, não tenho um Windows instalado, tenho 3! 🙂
            Sou obrigado a ter 3 Windows instalados, só para poder testar as minhas aplicações web no IE6, IE7 e IE8.
            E quando sair o IE 9, vou ter 4!
            Assim como um utilizador windows, também tem que recorrer a máquinas virtuais com Windows, para poder fazer o mesmo.

          • Observador says:

            Tão enganado está.
            Nem 10% são.
            E desses menos de 50% o usam regularmente.

        • Ana Gomes says:

          O meu imac que tem 12 anos tem o tiger que já fazia as mesmas coisas que o windows 7 faz. há 10 anos que instalei lá o tiger. Quem imitou quem?

          • Shadow says:

            Mas ainda existe alguém que não imite os outros quando estes fazem bem??

            Só mesmo os que ficam para a história… e jamais são recordados.

          • a Friend® says:

            @Shadow

            Imitar não é inovar, é isso que tens que explicar ao Vitor M… que diz que a Microsoft inovou e a Apple:

            “medida que cresce a quota de mercado MAC mais necessidades vão sendo apontadas e mais recursos são anexados ao sistema operativo, isso aumenta a probabilidade de erro.”

            Ou seja, ele está a apontar detalhes e a dizer que o Mac não tem, quando eles existem aos anos no MacOsX… até muito antes do Windows os adoptar.

            Ou seja, a adopção desses sistemas só aumentou a probabilidade de falhas no Windows…

          • Shadow says:

            A meu ver ele aí só está a dizer que o win e mac já estão gordos e propensos a erros. (porque ele falou antes do linux…)

            E acima de tudo parece-me que se refere que a Apple era um plataforma inteiramente fechada e finalmente deixou de o ser, embora ainda não seja multi-plataformas como o win.

            E sim concordo o facto de o win ser pau para toda a obra, é que faz dele bom e no entanto mais propenso a erros…

  6. mcosta says:

    Muito bom! É deste tipos de artigos que o pplware precisa… Venham mais análises…

  7. Allware says:

    boas. Bom post, mas já pensaram na percentagem de utilizadores Mac? Ainda ñ é muito alta, claro que se a plataforma windows tem muitos utilizadores, muitos deles se dediquem em fazer virus e outros a combate-los. Se a mac tem menos utilizadores logo não existem tantos vírus… Isto é tudo muito relativo…. Mas também é muito óbvio que a Mac ainda tem muito para andar!

    • lourenço says:

      @allware

      “mas também é muito obvio que a MAC ainda tem muito para andar!”

      a minha pergunta é: para que?..

      eu acho que é o seguinte…., características de mac em linux, elas existem..
      características de mac no windows, elas existem.. e curiosamente sempre depois do “mac” andar..

      e eu pergunto…, se windows inova, e linux idem…, porque é que só o fazem depois da MAC andar!….. porque?… quer dizer…., a nivel de segurança o windows protege-se de malwares porque existem formatos de malwares compatíveis em windows q por sua vez não são compatíveis com mac, e essa é a razão pela qual a apple n tem necessidade de criar 1 porcaria de uma segurança em função de algo q n faz sentido…. e a mm coisa com os restantes..

      ouve ai alguém q referiu o tipico português do “casa assaltada, trancas a porta”

      quando n ha nada para se proteger, n ha protecção que seja digna de fazer o que faz…

      bem, a uns anos foi espalhado um mito de que as empresas que são criadoras dos belos dos Anti-virus, Anti-malwares etc…, são os proprios criadores dos virus correspondentes e outros independentes..,

      e se assim é.. então reflecte-se o facto de n haver grande coisa de virus em mac.., sendo q também n ha grande coisa de anti-virus..

      mas isto é algo pessoal.., tb n quero estar aqui a alimentar conspirações contra pandas ou adwares ou nortons e afins

  8. Ryan says:

    Isto e bom para os fanboys da Apple nao se andarem sempre a gabar. Gabem-se de ter dinheiro para comprar Macs mas nao adianta falarem da seguranca windows-Mac. Por estas e por outras prefiro comprar um pc e depois faco o que quero la dentro… normalmente instalo linux… heheheh

    • Paulo says:

      Não querendo entrar na já gasta discussão MAC vs Windows. (ambos tem coisas boas e coisas más). Sou utilizador MAC á 15 anos mas utilizo windows desde que apareceu. Sinceramente acho o termo fanboy como ofensivo como se as pessoas que utilizam MAC fossem todos tótos cheio de nota que os compram por valorização pessoal perante os outros que são inteligentes mas tesos, e vêem nessa compra uma oportunidade de humilhação de todos os outros!

      São escolhas que tem de ser respeitadas, bem como tem de ser respeitadas as coisas boas que cada OS tem. É normal um utilizador OSX valorizar a ausencia de anti-virus por que é um facto. Como é normal um utilizador windows valorizar a maior quota de mercado ou outra característica que diferencia o windows.

      Nem todos são fanboys ou ricos, apenas tem necessidades ou maneiras de viver diferentes, e temos de nos saber respeitar.

      Mas como provocação se me permite; é possuidor de um MP3? Se sim é um Zune, Sony, etc, etc, ou Ipod.
      E se sim, o porque da escolha?

    • Nuno says:

      O grande, e a meu ver único, problema da apple é exactamente ser caro. Mas podes verificar que os preços já desceram muito. No entanto, tenho um mac book em 2ª mao e ja trabalho com ele há 3 anos. A minha irma nesse espaço de tempo está a comprar o 2º pc. Digo-te desde já que quando fui à net no dela era só mensagens pra instalar isto e aquilo e anti-virus etc…pah apple é um sossego. Pra quem não quer perceber de computadores e utiliza-os só como ferramenta de trabalho é a melhor coisa. Fazer redes, sincronizar com impressoras, formatar… com 3 cliques MÁXIMO fazes isso. Como disse é um sossego. Espero só que fiquem mais baratos.

    • Grove says:

      “normalmente instalo linux”

      Vocês normalmente instalam windows e linux..

      Eu ainda não re-instalei nada desde que tenho o meu mac de 2006..

  9. Vítor M. says:

    Não sei se se lembram que ano passado o Safari havia também comprometido a Apple no evento CanSecWest 2009… o Internet Explorer 8 tem sido apontado como o mais estável de todos os browsers da actualidade, estas notícias vêm reforçar essa ideia.

    • Jorge Rodrigues says:

      já não era sem tempo que a microsoft lançava um IE minimamente capaz…. demoraram quanto? 10 anos?…

      como se diz … mais vale tarde do que nunca…

      • HB says:

        E a Apple ainda não lançou nenhum de jeito. E parece que ainda vai tardar. 🙂

        • viperbruno says:

          Para Windows ainda não, e nem lhes interessa muito! Eles não estão neste segmento para competir, ou pelo menos como os restantes adversarios o fazem. A Apple apenas criou o Safari para oferecer uma melhor experiência aos utilizadores do MacOSX. Criou a versão para Windows para os fans não sentirem falta da maça e/ou para publicitar o seu nome.

          Concluindo: Para MacOSX fazem o melhor, os outros que se …..
          E não me venham com a treta da incapacidade do Windows.

          • HB says:

            Qual será a vantagem de lançar um software para o mercado com o objectivo de não ter sucesso ou ser apenas uma anedota? Essa estratégia não a percebo muito bem, se bem que nunca estudei marketing nem nada dessa área. Mas na cabecita do Esteves deve fazer sentido 🙂

          • a Friend® says:

            Tudo depende das maquinas, maquinas recentes não se queixam do Safari.

            O problema do safari está no “CoverFlow” que é aquele histórico com os thumbnails, etc… se o computador for fraco ou tiver uma placa grafica fraca, chapeu… fica lento como tudo.

            No meu caso, como tenho o PC bem equipado, o Safari corre excelentemente bem.

    • jmtdstoc says:

      Acredito perfeitamente que o IE seja extremamente estável. Aliás, como já referi num post mais acima eu NUNCA tive problemas de crashes com o IE. Sempre foi fiável.

      • Wolverine says:

        Engraçado… Eu tenho uma boa percentagem de clientes em que de um dia para o outro deixaram de conseguir aceder a determinados sites, nomeadamente o das finanças e de bancos… Simplesmente não aparece nada e depois aparecem aquelas mensagens de erros de depuração. Muda-se para firefox e o problema desaparece. Nem perco tempo a tentar entender qual a causa do problema.

        Quanto à quota de utilização do IE, esta só tem os valores que tem porque o IE vem embutido no Windows. Para certos clientes meus, a Internet “é” aquele símbolo do “ézinho” no desktop. Quando falo em Firefox, nem sequer sabiam que existem outros navegadores… Este é o resultado de anos de “viciação” pela Microsoft dos utilizadores no Windows: durante anos e anos não se preocuparam com a pirataria nos Windows até ao XP. Toda a gente copiava cds e era sempre a instalar. De repente vem o Genuine Advantage para dizer que a ração foi cortada. Querem? Paguem!
        Se bem que concorde que se deva pagar o desenvolvimento de um SO, sou totalmente contra o facto de o valor ser exorbitante face ao número de cópias que se vendem.

  10. Symbiosis says:

    Eu uso Windows no computador da empresa e o Snow Leopard em casa, no Mac nunca tive qualquer tipo de problemas de invasões, vírus nem nada do género, nos meus dois pc´s com Windows Server 2008 r2 e Windows 7 da empresa, estou constantemente a fazer limpezas de vírus e lixo que o Windows acumula e que o antivírus deixa passar, que é nada mais nada menos, que “abrir portas a hackers”. Além disso queria deixar mais um reparo, eu uso o Windows 7 desde que ficou disponível a versão release candidate no TechNet, e com este tempo de uso reparei que o Windows 7 é realmente seguro, mas quando começa-mos a instalar programas e a moldar o sistema á nossa imagem, as falhas e os buracos começam a aparecer.

    • viperbruno says:

      Gandas nabos que devem de ser ai na empresa… Ou então é uma má configuração do sistema que permite isso. Contas limitadas?! Podes ir ao extremo, de apenas permitir a execução de pacotes já instalados, para evitar isso.

      • Symbiosis says:

        Devido ao tipo de utilização para qual os sistemas foram instalados não se pode limitar assim tanto as contas e permissões.

        Acredita o que podia ser feito a nível segurança está feito, melhor só mudando de antivírus, mas enfiar isso na cabeça do administrador não é fácil.

        Este lixo que falo, vem do internet Explorer.

        • Symbiosis says:

          *Este lixo que falo, vem através do internet Explorer.

        • viperbruno says:

          Os PCs (com W7) estão ligados directamente ao Server?

          Se sim podias fazer controlo de trafego no server, por exemplo, caso a maquina que tem o server seja potente, instalas produto X de segurança no server e produto Y nas maquinas com W7.

          Em relação ao lixo do IE, podes obrigar a utilização do modo privado, que normalmente não afecta a “produtividade”, quando esta existe.

          • Symbiosis says:

            Não, a nossa rede está configurada de uma maneira diferente.

            Usar o “inPrivate” do IE realmente é uma solução que resolve 50% do problema, para os restantes 50% estamos a montar uma appliance que eu recomendo a todos administradores de redes… http://www.watchguard.com/

  11. 3biz says:

    Isto não é nada mais nada menos que um bocadinho de logica e raciocinio.

    Um pau de dois bicos.

    Vejamos:

    Ao mesmo tempo que o Mac OSX protege o utilizador dos virus, porque estes são desenhados 99.999999999999% para windows, perde pelo lado em que a segurança do proprio sistema operativo não é tão posta à prova.

    No Windows há milhoes de pessoas em todo o mundo procurando um buraquinho, uma falha de seguranca. Ao fim de todos estes anos, com muitos patches e muita experiencia o windows é cada vez mais uma parede mais perfeita e mais capaz.

    O Mac nisto perde. Não é tao atacado e é uma membrana fina. Provavelmente se posto à prova do fogo que o windows é seria uma completa desgraça.

    • Jorge Rodrigues says:

      sim talvez assim seja mas lembra-te que as filosofias de programação são diferentes, embora o Windows tenha dado um grande salto positivo com o lançamento do 7. O facto de ser o mais utilizado torna-o naturalmente no mais atacado.

    • MV says:

      O MAC é uma mebrana fina ?

      Não nos podemos esquecer que os pais do OSX é o Darwin e FreeBSD 2 sistemas construidos de raiz para ser seguros, primeiro segurança e estabilidade e só depois novas ferramentas.

      O que vai contra o dilema da Microsoft, primeiro copiara as inovações dos outros, dar-lhes outros nomes, incluir no sistema à pressa e a segurança por ulitmo.

      Ainda ha pouco tempo é que a Microsoft corrigiu uma falha com mais de 17 anos, porque admitia que não era uma falha mas uma funcionalidade…o mesmo o pormenor de alguns ficheiros de permissões de escrita não poderem ser modificados via explorador do windows, mas sim recorrendo à consola com o comando attrib, para a Microsoft é também uma funcionalidade, tem um KB sobre a susposta funcionalidade.

    • Symbiosis says:

      Não é muito difícil encontrar um “buraquinho” no Windows nu de antivírus e firewall’s que bloqueiam tudo e mais alguma coisa, como nos sistemas da Apple, que podemos utilizar “seguramente” sem essas protecções adicionais.

      Provavelmente, se tivessem tentado invadir os OS’s e não os browsers, talvez, seria o Windows que perdia nisso.

      Mas de qualquer forma, o artigo refere-se á segurança do Safari e não do sistema.

  12. José Fonseca says:

    Parece ser mais um artigo sobre segurança de Safari Vs IE do que de Mac vs Windows

  13. MV says:

    O texto é um bocado falacioso (não estou a defender A apple), mas a vulnerabilidade que demorou 5 segundos foi no concurso, o hacker investigou a vulnerabilidade durante mais tempo até descobrir a mesma.

    Os 5 segundos foi efectuado no concurso onde o mesmo já sabia que parte do código atingir.

    A vulnerabilidade não é no sistema operativo mas sim no browser instalado por defeito e que a apple teima e manter o safari tem sido ao longo dos tempos o elo mais fraco deste sistema, mas a apple e as suas manias de ignorar os aviso.

    Se formos pela mesma análise o windows 7 é tão seguro quanto o seu Internet explorer 8 e diga-se existem centenas de falhas tb para este browser, començando pela fantástica inovação da Microsoft do Active X (que diga-se nunca devia ter visto a luz do dia 😛 )

    O mesmo se pode dizer em Unix ou BSD, se o firefox tiver uma falha critica o sistema pode ser facilmente explorado, quer se tenha antí-virus, firewall ou permissões restritas.

    A diferença aqui depende de como o programa corre e as suas permissões, se o browser não for executado com permissões administrativas a falha é facilmente controlado e pouco poderá fazer, o que nem sempre é o caso.

    Tecnicamente tudo se resumo aos browsers e não ao sistema operativo.

    Pois bem se se instalar o Safari mesmo versão no Windows 7, este tb será hackeado em 5 segundos, comparação de alhos e bugalhos, ou mais noticia sensacionalista, parece-me quase que alguém foi pago para dizer esta atrocidade 🙂

    Abraço

  14. António Oliveira says:

    Pois quanto à segurança não sei, acho duvidoso pois o tipo de protecção implementada em Mac (tem por base o sistema Unix) é muito eficaz visto que um utilizador normal não pode corromper o sistema. O que sei é que no Windows tenho protecções para tudo e no Mac trabalho sem essa preocupação. Também sei (e reconheço que o Windows 7 é finalmente um sistema operativo muito bem construído) é que em 2 portáteis rigorosamente iguais o Leopard bate o Windows 7 em rapidez e eficiência de gestão do hardware, já para não falar da linha de comando nos Mac que nos deixa um controlo enorme sobre a máquina. A mim agrada-me mais e tenho usado Windows desde o início, mas ainda bem que existe diversidade de escolha

  15. Quim says:

    Não digam asneiras. O que é inseguro é o browser!!!

    O sistema operativo é infinitamente mais seguro.

    • Rui says:

      Não é bem assim.
      Um bom S.O. fornece mecanismos de segurança às aplicações.
      Um bom exemplo é o Data Execution Prevention que só agora foi implementado no Snow.

    • Shadow says:

      Pois mas é sempre o software o elo mais fraco e não o SO.

    • Carlos B. says:

      “eu tenho uma caixa forte super segura. nada passa por aquela porta!! … o problema é tirarem-me o dinheiro pela ventilação do cofre… mas que a caixa forte é seguríssima, isso é”

      é certo que a vulnerabilidade está no browser, mas é o sistema operativo que fica comprometido, ainda para mais estando a falar-se de um browser, que segundo sei, vem por defeito instalado nesse mesmo sistema operativo.

      como tal é mais que correcto dizer-se que o sistema operativo é inseguro

  16. Alexsandro says:

    A quesão aqui é saber o que é melhor para cada um…

    eu em todos estes anos nunca sofri nenhum ataque efectuado por outra pessoa ao meu pc…agora virus nos pc’s foram alguns.

    Penso que actualmente qualquer SO está minimamente protegido contra invasores, agora se alguem está disposto a entrar num pc é porque vale a pena por algum motivo, no meu caso não vale e ainda bem 😛

  17. Guilherme Silva says:

    Excelente artigo.

    Eu lembro-me de uma vez ler na revista exame informática: “a primeira coisa que devem fazer assim que formatarem o computador é instalar um novo browser”.

  18. Tiago Reis says:

    Bom dia,

    eu tenho windows desde que me lembro. A verdade é que a evolução tem sido brutal desde o win 98 passando pelo xp e por fim no win7. Como já foi aqui dito o windows está a tornar-se cada vez mais forte pois está constantemente a ser colocado à prova. Já vi amigos meus com MAC a trabalharem e achei o snow leopard espectacular. Em rapidez principalmente, mas não se esqueçam do win7 que se ainda não ultrapassou o leopard pouco falta. Os virus so vão existir para windows enquanto o mercado de windows for superior ao de Linux (vários flavours) e MAC. Qual a vantagem de atacar uma minoria se podemos atacar a maioria? É com este pensamento (minha opinião) que os ataques são feitos.

    • Observador says:

      Pois, andam sempre atrasados.
      Com o Win7 querem copiar o Leopard.
      Mas o Leopard já é “atrasado” e foi melhorado pelo Snow Leopard.

      Mas nem copiar sabem.

      • Tiago Reis says:

        O Win7 foi uma aposta da microsoft em começar do zero. Pelo que sei foi tudo refeito no win7. Cortaram o mal pela raiz e puseram mãos à obra. Correu bem e quer queiramos ou não´o win7 é um dos melhores sistemas operativos que ai anda. Eu gosto muito de SO e só ainda não tive nenhum SO da MAC (Leopard nem snow leopard). Todos têm falhas e sempre terão. O windows é 1 SO mais maduro em termos de segurança pois já sofreu imenos ataques. Não estou a dizer que é ou não o mais seguro.

        • a Friend® says:

          “O Win7 foi uma aposta da microsoft em começar do zero.”

          Começar do Zero?

          Vou-te só dar uma luz nessa afirmação:

          Windows Vista é o Windows 6.0 e o Windows 7 é o Windows 6.1 …

          Windows Vista se tivesse sido o Longhorn, aí sim teria começado do Zero… mas tal não aconteceu e foi lançado ATRAZADISSIMO e cheio de bugs. O que faz, basicamente o Windows 7, ser apenas o Windows Vista acabado, optimizado e bastante melhorado. É esta a realidade.

          http://www.donutey.com/vistadelays.php

          • Tiago Reis says:

            Obrigado pelo esclarecimento. Era o que eu achava e tinha ouvido dizer. Obrigado pela correcção. 🙂

          • viperbruno says:

            O Longhorn estava a utilizar o kernel do XP, que acabou por se vir a mostrar incapaz de suportar tamanhas alterações. Se tiveres tido acesso ao interno WinFS ainda hoje podes fazer historia ao fazer um leak disso 😛

            O Windows 8 (“next.Windows” ?!) já esta a ser planeado e por enquanto a cobaia de testes esta a ser o kernel do W7, o que poderá fazer desaparecer os rumores do Singularity.

          • a Friend® says:

            Singularity era o melhor que eles faziam…

            Singularity é o nome dado para parecer diferente, porque ele é básicamente um sistema UNIX.

            A maior prova disso é a cooperação entre a Microsoft e a Novell

            Aqui há gato.. 😀
            http://www.novell.com/linux/microsoft/

  19. filipe says:

    o nosso amigo ” a friend” ainda nao viu este post xDDDDDDD

    • ALL says:

      Esta tudo na expectativa xD

    • Vítor M. says:

      Não lhe interessa, já “virou o bico ao prego” 😉

      • a Friend® says:

        Será mesmo eu que viro o bico ao prego? 😉

        • Vítor M. says:

          Ó claro que sim, 😀 é inteligente claro, mudar o rumo à conversa, afinal está em causa a queda de um mito “mythbusted” 😉

          • a Friend® says:

            Ò caro Vitor.. possas! lol..

            Onde é que eu mudei o rumo à conversa, tenho respondido a todas as questões… 😀

            Mythbusters era dizerem que o MacOsX é o sistema impenetravel e ser penetrado…

            Ele a bem ou mal, continua a ser mais seguro e eficaz que o Windows… ou vamos ter que pedir a alguém para fazer uma balança dos prós e contras do Windows versus MacOsX? 😛

            Caro Vitor, vou ser sincero… a Sra Directora da MS deixo-te enfeitiçado com a bela história e conversa de marketeer de “inovação microsoft” e com a sua bela aparencia! 😀 ehehe…

  20. Nuno José says:

    Falta sempre nestes comentários um pormenor importante. A velocidade a que as falhas são corrigidas. Essa é a vantagem do linux. Ao contrário dos outros em que um vulnerabilidade é corrigida por norma ao fim de uma semana ou um mês (anos mesmo !!!!!) em linux é raro passar do mesmo dia.

  21. a Friend® says:

    1. No concurso pwn2own (patrocinado pela microsoft) o hacker que penetrou o Mac levou 5 segundos a correr a aplicação que havia estudado durante 1 ano e tal, de uma vulnerabilidade do Safari.

    2. O facto de não haver Virus no Mac não tem nada a ver com o marketshare. O MacOs9 e seus antecessores, havia Virus e só tinham 3% de marketshare mundial. Agora estimasse que o MacOsX tenha 9% e não há virus. E outro factor interessante é Windows Mobile versus iPhone. O iPhone tem mais marketshare e não tem igualmente Virus. Por isso, descredibiliza por total essa desculpa que usam.

    3. O Mac usado nesse evento, não tinha password na root e tinha o Java a correr com direitos administrativos. Quem tem Mac, sabe que isso não vem activo por definição.

    4. Se estamos a falar de segurança nos browsers, cada macaco no seu galho, ou já não se distingue Sistema Operativo de Browser?…

    • Daniel says:

      Acho que devem ler as regras do concurso antes de comentar: pc tem que estar actualizado e com funcionamento normal, e não desligando todas as funções de segurança.

    • Shadow says:

      2.””havia estudado durante 1 ano e tal”
      Eles nunca vão de olhos vendados para estes concursos mexer em algo inteiramente novo.

      4.”já não se distingue Sistema Operativo de Browser?”
      Grande falha aí no raciocínio! Pensa lá bem, sem software nem o snow, nem o seven tinham problemas!

      E dá aqui uma vista de olhos – http://news.cnet.com/8301-27080_3-10444561-245.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20

      • a Friend® says:

        Se eu tiver uma vulnerabilidade no Safari, que seja conhecida, posso o remover e nunca mais o ver.

        No Windows 7, se tiver uma vulnerabilidade em “N” software, como é o IE, não o posso remover… só o posso “desactivar” e este por vezes activasse sozinho com um simples update. Sim, a mim já aconteceu.

        • Carlos B. says:

          bom ponto de vista, mas isso já é a parte de como resolver a vulnerabilidade.

          o facto é que ela existe, e mesmo sendo a partir de uma aplicação, o sistema operativo fica comprometido.

      • 3biz says:

        “If you look at the number of published vulnerabilities in software and the number of users and compare Windows versus Mac OS you will discover that Mac OS has far more published vulnerabilities per user than Windows does so I think the data pretty much speaks for itself.”
        — 3ric Johanson, security researcher

        “I think the Mac is less risky, not more secure. The difference is in the threat environment. An analogy would be an unlocked house in an urban vs. rural environment. Both are insecure. One, the rural, is less risky.”
        — Chris Wysopal,
        chief technology officer, Veracode

        “Microsoft has done more in terms of its inherent security features than Apple has in the operating system. All of that said, Microsoft gets attacked a lot more than Apple does.”
        — Rich Mogull,
        CEO, Securosis

    • JC says:

      “No concurso pwn2own (patrocinado pela microsoft) …”

      Patrocinado pela Microsoft?!? Onde viu isso amigo?

      • a Friend® says:

        @JC

        Caro JC, esta é a página oficial do concurso.

        http://cansecwest.com/post/2010-02-16-16:32:48-PWN2OWN_Announcement

        Na barra lateral direita estão lá os “sponsors” 😉

        • JC says:

          Obrigado. Esclarecido.

          Sendo assim esse teste passa a ter outros “contornos”, certo?

          • a Friend® says:

            Uma coisa é certa, o exploit existia, e foi explorado. As circunstancias se foram como disseram é que não sei, mas provavelmente foi, porque a Apple após a divulgação do exploit, começou logo a tratar do patch para o resolver.

            Agora que, fizeram tanto alarido nesse evento sobre o Mac, e “tempo record” que quase ofuscou que o Windows Vista nesse mesmo evento também falhou. Nota-se que esse Hacker contratato (ex. engenheiro da NSA), focou-se mais e perdeu mais tempo a estudar o Mac do que no Windows… vá-se lá saber porque.. porque os 2 sistemas ele não tinha tempo de estudar ao mesmo tempo… 😉

          • Miguel Santos says:

            @a Friend®

            Eu não encontrei a informação sobre o número de horas que o sr. perdeu em cada sistema operativo. Podes postar aqui o link, se faz favor?

          • a Friend® says:

            @Miguel Santos

            Ele foi o único que se dedicou apenas a sistemas da Apple.

            http://blogs.zdnet.com/security/?p=2917

            Outro hacker, de nome Nils é que se dedicou ao Windows e Mac, e quebrou ambos no mesmo evento.

            Numa entrevista, Miller disse que já havia estudado o código e tinha conhecimento desse exploit e fez bem o “trabalho de casa”, então quando lá chegou, bastou correr o que havia feito e em poucos segundos explorou a maquina, segundos estes que foi o tempo do Safari demorou a correr o tal código malicioso que explorava a vulnerabilidade. Ele só usa Mac’s e inclusive o computador pessoal dele é um Mac.

  22. Observador says:

    FUD a rodos.
    Nada mais que isso.

  23. Daniel says:

    Como aqui foi dito, a necessidade de crescer e o “engordamento” dos SO cria problemas.
    A Macintosh tem 3 modelos de computador, o Macbook, o Macbook Pro e o Imac (é o de secretária) e o Macbook Air que basicamente é o macbook normal…
    Fazer um sistema operativo para 3 pc’s é super simples, não há drivers não há nada… aquilo é processador Intel, placa gráfica integrada também da intel e os discos são todos da mesma marca.
    A Microsoft faz um sistema operativo que está preparado para 50 mil milhões de combinações.

    Motherboard há 8664 marcas
    Gráficas há 2340 marcas e 324030 modelos diferentes
    discos há 238633 modelos
    Placas de som
    controladoras
    ram
    gravadores/leitores
    etc etc…

    Os mac’s acabam por ter a vida muito facilitada até porque a maior parte dos erros e blue screens derivam de problemas de drivers ou hardware.
    Mas penso que um não seja melhor que o outro, são diferentes.

    • Observador says:

      Mac Book
      Mac Book Pro
      Mac Book Air
      Mac Mini
      Mac mini Server
      iMac
      Mac Pro
      Xserve
      iPod
      iPod touch
      iPhone
      e em breve
      iPad

      Depois existem variedades dentro dos modelos.

      Pelo que escreve só demonstra não perceber nada do que fala.
      Qual a drive necessária para um HD por ser de uma outra marca?
      Não deve saber que pode usar um HD de uma qualquer marca numa máquina Apple.
      O mesmo para as RAM.

      • a Friend® says:

        Para não falar dos antigos computadores que continuam a ser suportados pelo Leopard, com binário PowerPC… iBook, iMac, G4, G5… etc..etc..

        E para quem não sabe, até existem milhares de drivers no Leopard e Snow Leopard de componentes que nenhum Mac usa…

        • Observador says:

          Só referi os que suportam o Snow Leopard.

        • viperbruno says:

          E tens explicação para isso? A unica explicação “não-manhosa” seria para facilitar o upgrade de hardware nos Macs, porem muito do hardware suportado por esses drivers não se dá muito bem em Macs (ex: placas gráficas). Então para que suporta-los?! Hackintosh? Será que a Apple esta interessada em aguçar nem que seja um bocadinho os PCs users? Lembro-me bem recentemente da Apple (MacOSX) suportar Atoms e depois, pelo facto de não ter nada no segmento, retirou-lhe o suporte.

          Espero que tenhas resposta a isto.

          • a Friend® says:

            Só deves conhecer a realidade Macbook e iMac

            Conheces ao menos a torre da Apple, o MacPro?

            Sabes a quantidade de hardware que lhe podes por? Desde gráficas ATI, Nvidia, etc…etc… ??!…

            Esses drives são para aquilo que podes por aqui:

            http://diglloyd.com/diglloyd/blog-images/2007/03/17/MacPro-innards.jpg

            Não há mesmo limitações no MacOsX em nada…e os drivers nativos, correm excelentemente bem… ao contrario dos nativos do Windows que sem os downloads directos do fabricante, a qualidade, performance e estabilidade fica comprometida.

          • Observador says:

            Mais uma vez a falar do que não sabem.
            O suporte ao Atom existiu numa versão BETA de um upgrade do SL.

      • Shadow says:

        No entanto o Daniel não deixa de ter razão ao trazer as motherboards e placas gráficas para o contexto, quanto aos discos e memórias Apple é tipo circuito fechado tem aquilo que eles querem e não o que lá queres pôr!

        E acrescento que quanto às RAM isso falar com falta de conhecimento torna as coisas complicadas já que existem Motherboards que não suportam alguns tipos de RAM e sem falar de OC…. aí tudo piora.

        • Observador says:

          Uma máquina Apple aceita qualquer HD ou RAM do mercado.
          Obviamente desde que que tenha as mesmas ligações (IDE, SATA, etc) e nas memórias que sejam do mesmo “tipo” (por ex. DDR).
          Não existe isso de HDs Apple ou RAM Apple.

          Falam do que desconhecem e depois saí asneira.

          • Shadow says:

            Hora agora é que te apanhei e tens razão… falas do que desconheces e pronto deste barraca!

          • Observador says:

            Vamos a provar o que afirma.
            Onde é que há HDs Apple e RAMs Apple?

          • Shadow says:

            Não estou a falar de haver RAM Apple mas se nem no mercado de PCs a Asus marca mais vendida consegue ter 100% de compatibilidade… escusas de vir afirmar que a Apple tem!

            E caso não saibas tudo o que está dentro de um Apple foi testado,… por isso não falem do que não sabem… a nível de memórias existem muitas incompatibilidades sem falar de Overclocking quanto mais…

        • Daniel says:

          Algumas pessoas estão a levar muito a peito o que eu disse, não tenho nada contra os Mac nem a favor nem acho que seja melhor ou pior que o Windows nem vice-versa. Acho que são diferentes.
          Penso apenas, e quem sabe de tudo que confirme ou desminta(há aqui alguns que acham que sabem mais que os outros) que o Windows é mais versátil em quase tudo, no caso, em configurações de diferente hardware. o numero de combinações de diferentes componentes que o windows “aguenta” é muitissimo maior que a do Mac. Claro que isto também traz mais problemas – bugs. Mas é apenas a minha opinião.

      • Alexandre Pinto says:

        Discos e memórias sim… e o resto? gráficas, placas de som, placas de rede, boards etc etc etc? Não conta?

        Se vais por aí só mostra realmente que apoias um ponto de vista ridículo. É impossível comparar a complexidade de um SO que tem de servir milhões de configurações de hardware diferentes com o da apple.

        E ok, ainda pode suportar os antigos binários PowerPc. Isso é bom. Mas mesmo assim não se compara!

        E depois misturas servidores, máquinas pessoais, dispositivos portateis… O que tem a ver o Iphone com o snow leopard?

        • a Friend® says:

          IPhoneOS

          “It is derived from Mac OS X, with which it shares the Darwin foundation, and is therefore a Unix-like operating system by nature. iPhone OS has four abstraction layers: the Core OS layer, the Core Services layer, the Media layer, and the Cocoa Touch layer. The operating system uses less than 500 megabytes of the device’s memory.”

          • Alexandre Pinto says:

            Desculpa mas nao tem nada a ver! Estamos a falar de sistemas operativos no seu todo e não apenas que tem semelhanças/partilhas.

            Não podes por o IPhone OS num MacBook por exemplo.

            Não tem lógica comparar sistemas operativos diferentes e dizer que são como um todo!

        • Daniel says:

          concordo com o Alexandre Pinto, é exactamente esta a ideia que queria transmitir no texto anterior:”É impossível comparar a complexidade de um SO que tem de servir milhões de configurações de hardware diferentes com o da apple.”
          Abraço

    • book says:

      Bom ponto daniel.
      O que o OSX suporta é uma dizimazinha do total do que o Windows consegue.

  24. Fortal says:

    Talvez o texto seja um tanto sensacionalista, mas “acho” que atualmente os SO´s de ponta andam na mesma linha e de braços dados.
    O que peca mesmo já foi mencionado pelo Vítor, os “utilizadores”, que em grande maioria não estão preparados para a utilização de tais SO´s.

    Win7 and Ubt9.04 user.

    Pplware is 🙂

  25. Zé Miguel says:

    Mac or PC, that is the question!

  26. a Friend® says:

    @Vitor M

    O meu comentario acima deve ter ficado perdido, então vou responder aqui:

    Quote Vitor M:
    “O mesmo de passará e passa com os MAC OS. À medida que cresce a quota de mercado MAC mais necessidades vão sendo apontadas e mais recursos são anexados ao sistema operativo, isso aumenta a probabilidade de erro.

    Depois há a velocidade de inovar: a Microsoft (com ou sem legitimidade) apresenta sempre um grande leque de inovação a cada versão do Windows (nos principais saltos). Vemos uma enorme evolução do Windows 3.1 para o Windows 95, depois a chegada em força do mundo multimédia trazido pelo Windows 98, a estabilidade e homogeneidade do poderoso Windows XP e a evolução temática trazida pelo Windows 7, onde foram vários os conceitos agregados a esta plataforma (segurança pró-activa, grafismo aero, handwriting, multi-touch, Microsoft Speech Recognition, etc). Há sempre a tomada da dianteira no suporte a novos segmentos, como os netbooks, tablets e afins.”

    Que se digam algumas poucas verdades nos comentários, ainda se admite, agora vindas de uma das maiores vozes (senão a principal do pplware) é que se torna complicado..!!!… eheheh 😉

    Tudo o que enumertaste que o “WINDOWS 7” inovou, a Apple já tem desde aos nos… Desde o “Handwrite Recogtiniton” dos primordios do Apple Newtoon em 1989, ao SpeedRecognition desde os primeiros MacOsX (aquele que a Microsoft ainda luta para funcionar bem) o AERO, que foi insirado no sistema AQUA do MacOsX em 2001, Control Parental, adoptado no Leopard em 2006, Multi-touch, Leopard 2006… entre outras milhares de aplicações que deixam o Windows para trás…ou melhor.. “atrazado” na sua adopção.. por isso dizer que:

    “O mesmo de passará e passa com os MAC OS. À medida que cresce a quota de mercado MAC mais necessidades vão sendo apontadas e mais recursos são anexados ao sistema operativo, isso aumenta a probabilidade de erro.”

    Só demonstra uma total falta de conhecimento do mundo Apple, em especial atenção ao MacOsX, sistema que existe desde o ano 2000…

    Atenção…. é apenas critica construtiva 😉

    • Vítor M. says:

      A critica é sempre a mesma. A Apple até uma consola de jogos lançou… foi um fiasco como muitos que enumeraste pois na prática não são usados nem fizeram escola.

      Eles de facto têm tudo (muita coisa boa), como referi em cima numa resposta a um comment teu, eles metem nariz em tudo, mas se reparares apenas com o iPhone a Apple cresceu ao ponto de se fazer notar.

      Tantos anos depois da sua criação teve um destaque (andou já perto da falência). Isso é medíocre ao pé de grandes empresas como a Microsoft, HP, IBM e até mesmo a grande Google (entre muitas outras que estão num patamar muito acima da Apple no mercado tecnológico).

      Mas não vou andar à volta da mesa, como de costume, porque já conheço a argumentação. Fica esta notícia, para provar que todos são seguros e todos são inseguros… resta-nos escolher o que nos serve melhor 😉

      • Tiago Reis says:

        Vitor mencionaste o caso do google. O google começou por ser 1 fiasco (em comparação com o yahoo) quando surgiu e esteve quase em falência. Depois trabalharam muito bem no motor de busca e então ai é que tiveram o sucesso que se conhece. Fiz um case studie sobre isso à uns anos.

      • Nuno José says:

        O google um fisco no principio???? que raio de informações andaste a ver, o google foi meteórico logo de principio matou tudo o resto e só sobrou o yahoo e foi logo a abrir.

      • a Friend® says:

        Caro vitor, nem a Microsoft inventa grande parte das coisas que faz, nem a Apple…

        Mas o que quero dizer é que grande parte do que a Apple adopta ou inventa, fa-lo como deve de ser.

        Apple teve quase a falir, é sim um facto de já enumerei várias vezes em comentários. Apple sem Steve Jobs ficou na “#$%& …e quase faliu. Ele quando foi posto fora da Apple nos anos 80, montou a NeXT e fez um sistema espetacular, mas nunca vingou, a Apple quando teve quase a falir comprou a NEXT para pescar o tal sistema (que é a base do MacOsX, totalmente diferente dos antecessores MacOs) e fe-lo voltar à empresa, em 1997. Ele começou a reuniar as tropas e a montar uma mudança rádical na Apple para a tirar da falência.

        Resultado? Lançam uma nova gama de produtos, novo SO, e em 10 anos fez mais que a Microsoft em 20 e tal… o que lhe fez ganhar o CEO da decada… há pois 😉

        Por isso para mim, mediocre é uma empresa andar 20 e tal anos consecutivos a tentar fazer algo e não inovar, e entre cada lançamento de novos Windows, o rácio de sucesso foi inferior ao do fracasso… isso sim é mediocre, uma empresa GIGANTE que não teve perto da falência não ter feito mais nem ter sido pioneira em quase nada da tecnologia que tem 😉

        • HB says:

          A Apple tem sido muito boa no marketing que faz e é só isso. Não adianta dizeres que inventaram o mundo e todas as tecnologias existentes porque não é verdade. Ou se é verdade, foram e são muito burros porque não a sabem explorar.

          • a Friend® says:

            A Apple vende hardware e software num só.

            A intensão deles é mesmo o hardware, e enriqueceram-no com um sistema de luxo.

            Eles sempre tiveram essa politica desde o seu aparecimento na decada de 70. Quiseram fazer um computador diferente dos PC’s IBM, produto deles mesmo… 100% deles.

        • viperbruno says:

          Não achas estranho uma empresa que despede o seu próprio fundador? Basta ver o filme dos piratas para ver a forma com que o Steve tratava os trabalhadores. Como pessoa detesto-o e isso acaba por cair em cima da imagem da empresa.

          • a Friend® says:

            Ele como pessoa não era dos melhores, nem ele nem ninguém.. senão dizia… “Viste no filme o quão cabrão o Bill Gates foi?”

            Quem se deve preocupar com isso são as mulheres deles, não eu. 😀

            O que eu quero da Apple ou Microsoft são os produtos e não os seus inventores… Ele foi despedido da Apple porque contratou a pessoa errada e esse só queria dinheiro, não interessa se a Apple tinha qualidade ou não, ou seja… tava-lhe a transformar numa Microsoft. Steve Jobs como era meio maluco (era de facto) opós-se, mas como tinha vendido acções maioritárias, lixou-se e passaram-lhe a perna. Resultado? A Apple quase faliu porque perdeu a filosofia que tinha…e só voltou a ser GRANDE quando esse director foi afastado e a o Steve Jobs voltou.

          • book says:

            @a Friend®

            Meu Deus,

            nunca mas nunca dás o braço a torcer?

            Quão desesperado estás tu para provar o teu ponto de vista?

            Onde estão as pontuações dos comentários? Quero ver os teus de novo com centenas de votos negativos e ocultados, pf!

      • Observador says:

        Ai agora foi com o iPhone.

        O iPod nunca existiu?
        O iMac (1ª geração) também não?

  27. kwimerA says:

    Todos os SO têm falhas. Claro que quem faz vírus pensa sempre no Windows. Primeiro porque (infelizmente) é claramente o mais usado. Por outro lado, só usa Linux quem tem alguns conhecimentos informáticos e não cai facilmente em scams e detecta logo se um software é ou não seguro. Fazer vírus para um público menor que ainda por cima sabe manusear a máquina não vale mesmo a pena!
    Mas imaginem se um dia existisse um SO 100% seguro… Era necessário limitar muito os utilizadores no acesso ao hardware e então a informática perdia toda a piada que tem!

  28. stereobroo says:

    Olá a todos,

    mais uma vez uma conversa sobre este é melhor e o outro é mais melhor bom tambêm … LOL

    Pena se falar tanto em divisão desses mundos, sobretudo quando eles estão cada vez mais perto uns dos outros, sem esquecer que têm todos a mesma meta, que é de podermos usar as nossas máquinas!

    Penso que a conversa seria mais interessante se tivesse como pano de fundo a critica constructiva …

    Podemos ver que tanto em pc’s, tablet, pda, etc, os sistemas são muitos ( ou já demasiados ) e baseados nessas 3 plataformas que tanto gostamos de comparar … sem real interesse se não for para melhorar o que está mal e inversamente.

    Pronto uma opinião de um user dos 3 sistemas … 🙂

    Abraços

  29. Luis Galhardo says:

    Sou técnico de informática, lido com pc´s com Windows todos os dias…. mas em casa é OS X. Digam o que disserem, podem falar mal dos mac users, do sistema operativo da apple, etc… mas o certo é que eu aprendo com os erros, e o Windows foi um grande erro na minha vida, muita perda de tempo, muita falta de segurança, muitos écrans azuis, etc. Como técnico de informática é normal ter todos os amigos e conhecidos a pedir para dar uma vista de olhos nos seus PC’s, ou porque deixaram de arrancar por ecrans azuis, pelo sistema de ficheiros corrompido, por estar tão lento, ou por estar infectado com virus, spywares, trojans, keyloggers , rootkits, etc etc etc. Muitos destes amigos e conhecidos converti para OS X, o resultado foi optimo para mim, agora nada falha, tenho bastante mais tempo livre para mim do que andar a trabalhar de graça para os amigos e eles por seu lado estão satisfeitos pois o sistema é rápido, estável e seguro. Todos os sistema têm falhas de segurança, sei disso perfeitamente pois o meu conhecimento informático é muito avançado. Já fiz as minhas asneiras de intromissões em sistemas alheios e uma dessas vezes acabei por ser apanhado e julgado na justiça. E com os conhecimentos que tenho, não tenho dúvida nenhuma em afirmar que o OS X é muito , mas muito mais seguro que o Windows. E que o Safari é muito mais seguro que o IE. Uma coisa é certa, para utilizadores com poucos conhecimentos de computadores e internet, o Windows torna-se um pesadelo e o OS X não. Na loja onde trabalho, todos os PC’s com windows acabam por voltar à base com problemas. Os Mac´s que também vendemos não ! Para a minha empresa, os Macs só não prestam porque não ganhamos dinheiro com eles em assistência. Quanto aos PC’s com Windows … seja que versão for, lá estão todos os dias para me pagar o ordenado ao fim do mês, se eu recebesse comissão por cada PC com windows em que remova software prejudicial a esta hora era um gajo muito rico. O que me espanta é muita gente falar mal da Apple e do seu sistema sem qualquer experiência no assunto, mas tudo bem. Se isso os faz felizes. Sou utilizador Mac há 4 anos, e utilizador Windows há cerca de 20 anos. Quem me dera ter sido ao contrario.

    • Paulo says:

      Muito bem dito, não o diria melhor.
      Para mim não é consebivel ter de saber de mecânica auto só porque utilizo um carro. Tal como acho que ninguém tem de ser um técnico IT para utilizar um computador e nos macs é isso que temos, um computador que não necessitamos de saber limpar temporarios, tratar de ddl´s corruptos, ou de o porque de o sistema estar cada dia mais lento. É um computador para se trabalhar não para “trabalharmos nele”. Só gostava de saber se todas estas pessoas que criticam a Apple (que não é perfeita) utilizam ipods ou leitores MP3 de outras marcas, se tem ou não um Iphone (que é caro na minha opinião).
      Conheco alguns que são assim. Criticam o SO da Apple sem conhecimento mas compraram um Iphone ou um Ipod e não querem outra coisa… pelo menos sejam coerentes! Se eu sou vegetariano não vou ao Mc Donalds só porque o bife é picado continua a ser bife!!!!

      Quando foi apresentado o iPad vi nnnnn de comentarios de pessoas a falar mal de um produto que ainda nem está em comercialização e como tal ainda ninguém o experimentou mas já os mesmos de sempre o criticaram!! É esse o poder da Apple 😉

    • a Friend® says:

      Isso é a realidade que ninguém quer ver e estes tópicos já começam a passar ao lado porque verdade seja dita:

      Utilizadores Windows, queixam-se do Windows.
      Utilizadores Mac, defendem o Mac…

      E os únicos criticos que aparecem do Mac, são apenas os utilizadores Windows.

      Toca sempre o mesmo disco e volta e meia é virar e tocar o mesmo… mas a realidade é que 99% dos Mac users são satisfeitos com o que têm e têm o prazer de ter as tecnologias no sistma MacOsX muito antes do Windows… e a melhor parte, é te-lo com qualidade.

      • Vítor M. says:

        Mas sabes porque defendem o MAC? Porque sentem vergonha de dizer que aquilo dá problemas e que pelo preço que pagaram é um insulto o preço das reparações.

        E isto é indesmentível, mesmo que te custe muito ler.

        • a Friend® says:

          As pessoas quando sentem vergonha fecham-se e escondem… 😉

          Não se davam ao trabalho de admitir e afirmar “Eu tenho um Mac e estou satisfeitissimo…” 😀

          A “vergonha” é inibidora e não desinibidora…

          • HB says:

            Tens razão, não é vergonha é ilusão 🙂 🙂

          • a Friend® says:

            @HB

            Eu sei o que é ilusão… foi usar o Windows, 20 anos, e pensar que eles eram pioneiros em tudo e que o Bill Gates era o inventor do PC… 😉

          • HB says:

            @a Friend®

            Eu estava a falar da ilusão de achares que a Apple é pioneira em tudo e que o Jobs é o inventor do mundo.

          • Ping says:

            imagina o que vais aprender daqui a mais 20anos

          • Vítor M. says:

            Podes chamar, desilusão, como ainda hoje um utilizador de um iPhone me contava.

            Que comprou o iPhone, gastou 900 euros e está arrependidissimo…. fora os que eu conheço que apostaram num macbook pro e têm a mesma sensação.

            Mas já lhe disse também, que se me quiser oferecer o macbook eu fico com ele 😉

          • a Friend® says:

            @Vitor M

            Vou ser mauzinho… 😀

            Sabes porque se desiludiu, porque como disseste anteriormente, as pessoas que conheces que compraram Mac’s instalaram Windows! 😀

            Quanto ao iPhone, 900 euros… até eu me arrependia!.. 😛

        • Bónus says:

          Então se um equipamento dá problemas, vamos defender esse equipamento, só porque foi caro? LOL

          Não tenho vergonha nenhuma em dizer que o meu único equipamento informático que me deu vários problemas, até pifar de vez, foi o equipamento mais “overpriced” que comprei, e foi um Sony.
          Não ando aí a defender a Sony, só porque me foi um equipamento estupidamente caro.
          Onde foste buscar essa linha de pensamento? 🙂

        • book says:

          Ó vitor, que verdade!

          Já são demais os casos de pessoas super mega hiper satisfeitas com OSX e Apple e depois, no proximo equipamento…

          ….um PC!

      • JC says:

        “Utilizadores Windows, queixam-se do Windows.
        Utilizadores Mac, defendem o Mac…”

        Errado. E o teu erro aqui foi generalizar. Sou utilizador Windows (XP Pro, em hardware comprovado, com “invólucro” Sony,já com 3 anos) e Ubuntu, CrunchBang e Xfce sobre Debian noutra máquina. E sabes de todos estes que uso do qual não me queixo nem um bocadinho? Do Windows XP. Como dizia quando era puto: verdade verdadinha 😀

        Quanto ao OSX não critico nem um bocadinho pois não uso regularmente… mas que o ponteiro do rato é estupidamente lento irrita lá isso irrita.. ups já estou a criticar!

        Eheh …

        Abraço
        JC

    • Jose says:

      Para quem se acha o maior expert do mundo em PC’s, tiveste muitos problemas com o Windows. 70% dos erros feitos pelo o Windows, ou outro sistema operativo qualquer, vem do utilizador. O Windows não se estraga sozinho, nem o Windows nem nenhum. Não estou a defender nenhum SO, pois não existe melhor SO, apenas existe melhor utilizador, quem sabe usar, usa de tudo sem problemas. Eu uso o Windows a anos, nunca tive um bluescreen. Linux já usei, estável e leve. Mac nunca usei, também não tenciono comprar.

      • Luis Galhardo says:

        “O Windows não se estraga sozinho…” Até nisto, podia apostar contigo e ganhava.

        • Manuel Rocha says:

          Nisso posso te indicar que perdias e com toda a convicção.

          Fez Terça-feira 15 dias que o servidor da empresa onde trabalho se avariou sozinho, graças à maravilha do windows update que teve a brilhante ideia de instalar um driver “supostamente melhor” que o que eu tinha que me levou a perder 24h non-stop para o restaurar e colocar tudo em cima de novo para poder ter tudo a funcionar a 100%(ou não) para a empresa voltar à normalidade.

          “O windows não se estraga sozinho…”-> depois do episódio descrito é melhor voltarem a pensar no assunto. Basta pesquisar um pouco no google para ver mais casos deste género e outros casos insólitos de que o windows simplesmente resolve “adoecer”.

          Cumprimentos,
          Manuel Rocha

          • Luis Galhardo says:

            Devias ter respondido ao Jose e não a mim, eu concordo plenamente contigo e tenho experiência em muitos casos do género.

          • Manuel Rocha says:

            Caro Luis Galhardo,

            Mil desculpas. Enganei-me no botão do Responder.

            Cumprimentos,
            Manuel Rocha

          • Vítor M. says:

            Manel… eu há coisas que só visto, a sério 😀

            Gostava de um dia destes debater isso contigo pois tenho sérias dúvidas que tenha sido um drivers que foi substituído que deu problemas… desculpa meu caro amigo 😀 mas essas coisas a mim faz-me muita confusão e depois explico-te a razão 😉

        • viperbruno says:

          Eu aposto um N900 em que o Windows não se estraga sozinho. Acordo?

          • Luis Galhardo says:

            Aposta que perder, basta efectuares uma busca no Google acerca disso para veres a propria Microsoft entre outros, a afirmar o contrário. E se há tantos factos documentados e ainda mais os vividos por mim, não tens como escapar derrotado dessa aposta.

          • a Friend® says:

            Viperbruno

            Não apostes…

            Dou-te um breve exemplo que já vi um Windows crashar sozinho após longas horas de estar ligado… sem qualquer uso ou dedo humano.

          • viperbruno says:

            A aposta começa a partir de hoje, não no passado. Portanto hoje é W7. Até agora não recebi queixas, desde que mudei do WVista para o W7, num HP Pavilion DV7. Uso este exemplo porque:

            -Não sou eu, como tal não estou a influenciar os factos.

            -Foi pago para isso, se houvesse queixa teria sido contactado. Ainda a pouco tempo estive lá portanto… (o sistema esta a fazer 6 meses de instalação)

            -Esse PC até a pouco tempo estava com o Win7 RC e mesmo assim ainda não se auto-estragou (sendo uma RC tudo podia acontecer, não é o producto final).

            Portanto neste caso já tinhas perdido a aposta. Já vão meses sem auto-destruição. E os utilizadores não estão nada a vontade com os PCs.

          • viperbruno says:

            a Friend®

            A aposta é de que o Windows se auto-estraga (ficheiros corrompidos, o não arranque do sistema, etc…) e não de crashes, mesmo assim o PC era teu? O PC estava em condições plenas? Esse crash não terá ocorrido num scan ao sistema por parte de um programa antivírus tipo AVG?

          • a Friend® says:

            @viperbruno

            Window 7 Ultimate, x64…

            Disco com apenas 10% de capacidade livre, ou seja, no limiar…

            Deixei o computador em IDLE, e quando ele se encontra em IDLE, começa a fazer automanutenções, como desfragmentação, etc…

            Quando cheguei ao pé dele, estava congelado, imagem a negro e fui forçado a usar o botão reset poruqe nada do que fazia (desde CTRL-ALT-DEL) etc.. ele não respondia.

            Resumindo,

            Sem eu lhe mexer ou dar ordens, o Windows 7 colapsou sozinho… provavelmente pelo disco e desfragmentação, que é a única razão plausivel que vejo, já que os drivers estão optimos e nunca lhe deram BSOD’s.

            O Antivirus que estou a usar é o da MS, completamente actualizado, e tenho igualmente os updates todos feitos.

            Windows quando lhe dá na “tola” enforca-se sozinho… é um facto que ainda se mantém desde o passado ao presente.

          • book says:

            @a Friend®

            Eu, muito sinceramente, no teu caso ia à bruxa.

            É que para ti todos os casos de falhas do Windows são tao flagrantes, tão faceis e tão mais acessiveis que lêr as horas.

            Cuidado, não defendas o teu amor pelo Jobs hiperbolizando tanto as tuas metaforas.

            Ficam ridiculas. (ou então pronto, comeco acreditar que és ignorante)

          • a Friend® says:

            @book

            Se é o melhor argumento que tens, podes passar à frente… 😉

          • HB says:

            @a Friend®

            Até foi melhor que o teu argumento completamente inventado à pressa, mas pronto, temos de te dar razão e fingir concordar contigo. No fundo é como falar com caxopos ou com bêbados, temos de lhes dar razão se não nunca mais se calam. 🙂

          • a Friend® says:

            @HB

            Se essas são as tuas técnicas, não confundas com os outros, porque não faz o meu genero nem ganho nada com invenções. Quem me dera que fosse mentira, mas não é… o meu desktop é PC e não Mac… e se calhar tenho mais experiencia em Windows do que grande parte dos que o defendem aqui.

            Por via das duvidas, procurei informação para saber se eu fui um caso isolado, mas pelos vistos até não, foi mesmo facilimo encontrar…

            http://www.sevenforums.com/crashes-debugging/36233-windows-7-freezes-when-left-alone.html

          • HB says:

            @a Friend®

            Então se é verdade o problema está entre o monitor e a cadeira porque eu uso o Win7 à quase um ano e isso nunca me aconteceu. Aconselho-te a adquirires este livro: http://www.amazon.com/Windows-7-Dummies-Andy-Rathbone/dp/0470497432

          • a Friend® says:

            @HB

            Eu aconselho-te um dicionário de PT, e também um bom tradutor para Inglês para perceberes o que está descrito no site, pelo utilizador.

            Tanto ele, como eu… não tavamos à frente do computador!… Chegamos ao pé dele e estava crashado…

            Mas vá.. fica bem… já vi que tas uma de trollar.. passa a frente.

          • viperbruno says:

            Na RC do Windows 7 acontecia isso. Foi reportado e corrigido até a RTM. Ve lá se me actualizas o software antes de falar.

            Ser Beta-tester tem a sua utilidade.

          • a Friend® says:

            @viperbruno

            Tal como disse, volto a repetir.

            A minha verão está actualizada.

            É a final e não RC. Se fosse RC obviamente não tinha comentado.

            Windows 7 x64 Ultimate (Portuguesa)

            Drivers actualizados pelo fabricante e todos com certificado Windows 7.

            O sistema em IDLE activa certas funções como sabes bem, e uma delas é a desfragmentação. E a causa mais provavel foi uma manutenção que me o fez crashar. Já aconteceu por duas vezes desde que instalei.

            Já tive também outros problemas, mas não eram associados ao sistema mas sim aos drivers. Graças a Deus ainda sei distinguir e o meu conhecimento sabe diferenciar os diferentes tipos de anomalias que o Windows tem…

    • Vítor M. says:

      Das tuas palavras tiro uma ilação: se és bom informático ao Windows e às dificuldades o deves. 🙂

    • book says:

      Das duas uma:
      ou és um troll ou és um troll.

      “Sou técnico de informática […] pois o meu conhecimento informático é muito avançado.”

      para…

      “converti para OS X, o resultado foi optimo para mim, agora nada falha”

      ri-me!

      “Já fiz as minhas asneiras de intromissões em sistemas alheios e uma dessas vezes acabei por ser apanhado e julgado na justiça. E com os conhecimentos que tenho, não tenho dúvida nenhuma em afirmar que o OS X é muito , mas muito mais seguro que o Windows”

      basicamente és um puto em que instalaste um software que fez tudo por ti. Parabéns, és um verdadeiro hacker!

      “Sou utilizador Mac há 4 anos, e utilizador Windows há cerca de 20 anos. Quem me dera ter sido ao contrario.”

      gostava de te ver no tempo da pedra, com o OSX <=9, és o campeão da ignorância ou um puto de 12 anos com pais que te mimaram com um Mac.

      "lá estão todos os dias para me pagar o ordenado ao fim do mês"

      paradoxo, então rapazola, vens para aqui falar mal do teu ganha pão? lol…

      • Luis Galhardo says:

        Eu bem vejo quem é o puto. Partes do principio que toda a gente que escreve, escreve treta. Pois bem, fica na tua. Eu não tou nem aí. Eu já programava e ainda nem havia revistas, nem internet, nem nada. Nesse tempo é que se via quem eram os bons. Ali a programar em assembler puro, não é como agora que só programam em linguagens visuais e dizem-se programadores. Vem cá ao algarve nas férias e contacta-me, das duas uma: ou verificas que não estou com tretas em relação ao que afirmo ou então engoles o que dizes e levas um murro no cornos.

  30. Tijó says:

    Minha opinião?
    Mais um gajo muito bem pago pela Microsoft.

    Não é preciso dizer mais nada…

    • a Friend® says:

      As Vulnerabilidades existem, isso não podemos negar.. seja em que sistema for…

      Agora quando um evento tem o alto patrocinio dos rivais, fico reticente para certos “factos” apresentados, se são como dizem e se foram feitos como dizem…

      http://cansecwest.com/post/2010-02-16-16:32:48-PWN2OWN_Announcement

      A realidade “cá fora” é que quem tem Windows queixa-se e não é pouco e quem tem Mac não. Por isso digam o que disserem, engulam a realidade e os factos.

      Artigos do pplware, por exemplo, grande parte são para resolver falhas e vulnerabilidades do Windows. (Antivirus aqui, o melhor aculá, registry cleaner aqui, desfragmentação aculá… Optimizador aqui, Firewall XPTO aculá…)

      Mac e Linux, é outro nivel, perdemos tempo a usar e abusar de aplicações, em vez de perder tempo e paciencia para arranjar aplicações para nos tapar os buracos do sistema, e as testar para ver quais a fazem com melhor eficácia porque o Windows sozinho não é capaz…flor de estufa… todo o cuidado é pouco.

    • Luis Galhardo says:

      Meu amigo, ao contrário de muitos utilizadores aqui, eu tenho para uso pessoal vários computadores em casa e diversos sistemas, OpenBSD, ClearOS, Gentoo, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Mac OS X Leopard, Mac OS X Snow Leopard (Maquina principal onde trabalho). Não sou contra o Windows como podes pensar. Mas que raramente o uso, isso já é verdade. Como eu costumo dizer, o Windows é o meu sistema de jogos e o de muitos voces. E não, não sou pago pela Microsoft, bem pelo contrário, eu pago à microsoft o Microsoft Action Pack Subscription e à Apple o Apple Developer Connection Select Membership.

  31. Bónus says:

    Parece que muita gente aqui não leu bem a última frase do artigo:
    “A única diferença é que o Safari tem uma maior superfície para atacar e isso inclui, por exemplo, o leitor PDF (Preview) e o Flash.”
    Não se esqueçam que o Safari já traz o flash incorporado.
    Depois de instalar o flash, qualquer browser ficará com as mesma vulnerabilidade.

  32. João Matias says:

    eu gostava era de os ver a entrar em Debian 🙂

  33. ASAE says:

    Ora já está muito discutido o assunto mas apenas quero acrescentar o seguinte.

    Sobre o Win,

    Plataforma que é usada desde utilizadores profissionais a crianças.È montada sobre uma quantidade infinita de configurações hardware muitas vezes pouco cuidada. È uma plataforma bastante UserFriendly e que está constantemente a dar mais aos seus utilizadores ferramentas para ser configurado á sua imagem. Na verdade a tecnologia hoje tende apenas a evoluir no sentido de diminuir a diferença entre uma máquina e um humano. Dito isto, a probabilidade de um sistema win ter mais vulnerabilidades e bugs devido a milhares configurações(software e hardware)é maior que o Mac sim.

    Mas será por isso que devo acreditar mais num Mac? Eles simplesmente usam e abusam do facto de so as maquinas deles aceitarem o seu software para fazerem programações mais “estáveis” . Para alem disso penso que a imagem(software) da Mac é muito conservadora é muito menos user friendly. Num mac para fazer coisas que num windows é ja dito banal, tem que se andar nos meandros do seu terminal para conseguir…bahh..a era dos terminais para utilizadores ditos não profissionais ja acabou!

  34. Pedro says:

    o mais segura será um pc não ligado a internet, mem leitor de CD/DVD mem portas USB, mem qualquer tipo de ligação esterior.
    Assim temos um sistema sem virus e sem tentativas de intrusão.
    No meu tempo do 1 computador raramente se ouvia falar de muitos virus, o barrotes, o love, dia 5 de janeiro e 14 de fevereiro datas dos respectivos virus anteriomente descritos eram activados.

    Mas sem muita alarido.

    mas com o tempo de internet, anos 90 começou a multiplicar-se os virus e os acessoas a net, desde então com a implementação do adsl e com o aumento de velocidades cada vez maiores aumenta o risco a intrusão.

    Com a mania de alguns utilizadores da internet terem instalados antivirus free da net só aumenta a circulação dos virus.

    Viva a era dos ataques e dos virus.

    Analista de sistemas e segurança.

    Nada como um antivirus e firewall “comprado” para podes estar mais protegido, embora sabemos que 100% é impossivel, visto os virus não serem totalmente dectados pelos grandes antivirus. ForeFront, Norton, Kaspersky e Macfee. alguns dos mais consentuados antivirus do mercado

  35. Zargos says:

    Se nao fosse os problemas do windows o pplware secalhar nao era o que é hoje, digo eu 😀

    Usei windows durante muitos anos e puxava bastante por ele todos os dias, e por isso tentava ao maximo cuidar dele, limpando-o e isso… o que é certo é que o pc nao me aguentava mais de 3 meses mesmo assim, e acreditem que perdia muito tempo a fazer lhe manutençao.

    Agora uso mac ha meio ano, arranjei facilmente programas para tudo o que fazia….
    E estou bastante melhor.
    Só tenho uma coisa a criticar no OSX
    o Finder nao gosta de mim –‘
    Ja formatei 2x o meu mac devido a isto, a primeira porque o meu magic mouse simplesmente crashava o finder, a segunda porque tinha varios erros( error -36) e simplesmente nao consegui resolve-lo
    Agora isto comparado com todos os problemas e tempo que perdi no windows, nao tem comparaçao.
    Ja para nao falar que o meu mac mesmo depois de todos os programas instalados e com o passar do tempo nao ficou mais lento.
    So fala mal do mac quem é casmurro e nao quer admitir a diferença.

    “o pior cego é aquele que nao quer ver”.

    Mas deixem-se andar com o windows, se o Mac tivesse tantos utilizadores como o windows os virus provavelmente seriam muito maiores. Portanto so tenho que vos agradecer ^^

    • Vítor M. says:

      Mas isso é que está errado, não se pode falar mal do MAC OS X porque é bom e porque serve as pessoas. O que está mal é comprar e afirmar que o MAC OSX é melhor que o Windows quando jogam em campeonatos completamente diferentes.

      Passo a vida a dizer que cada um é que deve escolher o melhor (para si) tendo em conta o que vai fazer com ele.

      • Zargos says:

        Mac – multimedia
        Linux – Redes
        Windows – Formatar pc?

        Nao queru dizer muito mal do windows mas meu ponto de visto o que quer que se faça no Windows faz-se no Mac e mais facilmente, digo eu :p

        • viperbruno says:

          Windows – Compatibilidade com os sistemas das empresas. A combinação mais bem conseguida do 1º e do 2º ponto

          • a Friend® says:

            “Windows – Compatibilidade com os sistemas das empresas.”

            Ponto 4…

            “Porra, lá temos nós que usar o Windows por causa das empresas…Monopolio MS” 😀

          • Zargos says:

            “A combinação mais bem conseguida do 1º e do 2º ponto” ? Aqui nota se mesmo que nao cunheces muito o mac

            Qualquer estudio de gravaçao que seja minimamente bom e tenha dinheiro usa no minimo um Imac com o LogicStudio Pro que é simplesmente de longe o melhor programa para Audio, e eu falo por experiencia propria nesse assunto. Assim como o FinalCutPro para video isso nao ha melhor tambem

            Em relaçao as empresas tenho que concordar. E é capaz de ser o unico sitio onde o windows se encaixa mesmo bem.

  36. Tiago says:

    Acho que o artigo da microsoft veio mudar aqui algumas coisinhas..não sei se estarei a levantar faltas suspeitas..mas vou esperar umas semanas para ver..

    Obviamente que um hacker sabe muito mais do que um utilizador. Mas um hacker também sabe que se pode usar firefox em Mac.. Acho que as palavras foram muito bem escolhidas.

    • a Friend® says:

      No primeiro ponto reparaste o mesmo que eu.

      E é obvio que um Hacker sabe como proteger um sistema, por isso é que todos eles confiam mais em sistemas UNIX do que Windows.

      Falam de marketshare, mas muitos daqui não sabem que os Hackers são movidos pelo desafio e fama. Quebrar sistemas UNIX da-lhes mais notoriedade que quebrar o Windows, que sempre foi o “banal”.

      O verdadeiro desafio está aí… e são poucos os que se podem gabar desses feitos, o que é mais uma razão para tentarem consecutivamente para provar que são os maiores. Este é o espirito de um HACKER…!

      • book says:

        Que fama? Virus e afins destinam-se a uma coisa apenas: DINHEIRO.

        Não venhas com tretas da fama em violar um Mac.

        Qual o interesse de fazer um investimento num programa (que é isso que um virus é) se não vai abranger, render ou atingir os fins para o qual foi projectado?

        Ora pois bem, fabricar em 1,2,5,10 meses um malware para infectar 100 macs? Para quê? Pela fama?

        Poupa-me

        • Observador says:

          In common usage, a hacker is a person who breaks into computers, usually by gaining access to administrative controls.[1] The subculture that has evolved around hackers is often referred to as the computer underground. Proponents claim to be motivated by artistic and political ends, and are often unconcerned about the use of illegal means to achieve them.[2]

          Other uses of the word hacker exist that are not related to computer security (computer programmer and home computer hobbyists), but these are rarely used by the mainstream media.

        • a Friend® says:

          Vê-se que entendes muito o mundo dos “Hackers”

          Até a Wikipédia te explica a ideologia deles…

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker

          Documentários, Palestras, Experiencia do Ramo…

          Maior parte dos ataques existentes no Windows são feitos por putos, que fazem apenas pelo desafio e gabarolice!…Virus como o ILOVEYOU que foi um dos mais famosos, que nem lucros obteve senão notoriedade!

          • book says:

            Curioso, o ILOVEYOU é mais antigo que o OSX que conheces hoje…

          • a Friend® says:

            @book

            Dei-te apenas um exemplo… ou queres falar do Conficker, Blaster, Sasser?….

          • book says:

            @a Friend®

            Diz-me qual desses, numa simples actualizacao do Windows, que nao seja detectado pelo Windows Malicious Software Removal Tool…

          • a Friend® says:

            @book

            Diz-me que falhas (bugs) o MacOsX tem que os Security Updates não tenham resolvido. E explica-me como é que não há 1 VIRUS… entre os milhões de virus que há para Windows e ainda o afectam…

            Possas…Marketshare é haver milhões de virus.. pelo menos 1 para Mac já deveria haver… explica-me como é que não há!.. 😉

          • HB says:

            @a Friend®

            Caro a Friend®, desculpa estar sempre a embirrar contigo, mas sinceramente tu enervas-me. 🙂 Grande parte dos vírus e maleitas do género servem sobretudo para infectar o máximo de máquinas possíveis com o propósito de efectuar ataques de denial of service distribuídos. Ou seja, se um gajo se vai dar ao trabalho de criar um vírus desses qual é a vantagem de o fazer para o MacOS? Derrubar o servidor ali da farmácia da esquina? É óbvio que não… Vai tentar escravizar máquinas Windows porque essas sim são em número suficiente até para derrubar um eBay, um Yahoo ou uma Amazon.

  37. Pedro Borges says:

    Antes de mais que raio de “informático” deixa um servidor com as actualizações automáticas?!? Fail, big Fail – so demonstra falta de experiencia….

    Depois estou encantado com um dos posts aqui colocados, enorme onde o autor se auto-….. valoriza…. e até é tecnico de informática com muita expeiencia….
    Ò amigo! só pela conversa ve-se logo o calibre… loja deve ser da PCClinic….

    A segurança é tão grande quanto o conhecimento do utilizador.

    Quando alguem diz que o pc n necessita de um utilizador “consciente” e apenas de ser usado é burro. Burro porque se esquece que como tudo na vida temos que APRENDER. Quem se mete do lado do problema (maioria das pessoas) porque não gosta de pensar e fica bloqueado à mínima ocorrencia fora da rotina é quem se queixa e fica no limbo do conhecimento.
    Quem se mete do lado da solução e gosta de usar a cabeça facilmente precebe que:

    1 pc é feito por pessoas para pessoas, tanto o hardware como o software; ninguém é perfeito logo um pc nunca será perfeito.

    E para teminar não vou em cantigas só porque aconteceu esta situação. Conferencias do genero servem para melhorar e não apontar como alguns gostam. As pessoas subvertem tudo o que é construtivo.

    • viperbruno says:

      “FORMAT C” é a escola desse pessoal!

    • Luis Galhardo says:

      Não, não sou da PC Clinic. E quando digo que tenho experiencia, é porque tenho 40 anos, desde os 18 que trabalho profissionalmente em Informática em diferentes vertentes. Já trabalhei como programador e continuo a programar. Deve haver muitos “do meu calibre” a programar em qq linguagem como eu com a maior das facilidades. Você nem me conhece e anda para aí a mandar postas por ar.

      Se por acaso é umas das pessoas que já testou OS X num PC ou mesmo que não seja, saiba que fui eu o responsável por trazer som ao PC’s com OS X em 1996 quando antes apenas funcionavam em PC´s com o AppleAzalia limitados apenas a um output de som e sem inputs. Eu trouxe som multicanal, som digital, e inputs (Mic, Line In), etc. Fui o primeiro a nivel mundial a conseguir isso mesmo apesar de já andarem muitos há cerca de 1 anos antes a tentar fazer o mesmo.
      Procure por Taruga (meu nick) e pode ser que descubra algo que o faça mudar de ideias a meu respeito. Mas pronto, sem ressentimentos Pedro Borges.

  38. Pedro Borges says:

    E pior ainda, criam ilusões de idolatrar o conceito “hacker”.

    À uns anos o Kevin Mittnick veio dar uma conferencia no parque das nacoes e eu paguei os 1000€ para estar presente. Sabem qual o processo que ele usa, mais bem sucedido, para entrar numa rede?

    …..

    Social-Engeneering ….

    Telefona-se para a empresa para uma extensão da contabilidade ou rh; diz-se que somos da informática e que estamos a fazer actualizações aos servidores; pede-se o user/password e voilá!
    95% das pessoas dão – no questions asked…

    • viperbruno says:

      Então foste bem enganado! Para isso tinhas pago a um melhor “expert” nessa área, e garanto-te que te saia mais barato e até te falava em Português. Um “Hacker” Brasileiro. Garanto-te que eles no Brasil tem uma grande taxa de sucesso.

  39. viperbruno says:

    “Para alem do problema da segurança no safari, está constantemente a crashar.”

    Alguém aqui, tipo os políticos, proclama que o MacOS e as suas aplicações nunca crasham, nunca dá erros, tipo a perfeição. Agora vem uma utilizadora mac desmentir todo o trabalho do gajo aqui no pplware. O pior é que ele diz não ser pago!!!

    • a Friend® says:

      Viperbruno

      Andas desatento! 😀

      Andamos tantos artigos a falar do Flash no Mac que faz crashar o Safari…(dai eles não o quererem o iPhone e iPad, para além de ser pesado) e agora sais-te com essa! LOL…

      http://reviews.cnet.com/8301-13727_7-10330069-263.html

      • d05 says:

        Já pertences ao pplware?

        • a Friend® says:

          Nos comentários debatemos muito essa questão…

          Equipa Pplware, com muito gosto entrei hoje para a moderação da secção Mac do Forum, no qual deixo já o convite que quem tiver sugestões ou questões nessa area que dê um salto por lá… 😉

          • MySeLf says:

            Não é que frequente, nem tencione visitar / frequentar o mesmo (no que diz respeito à area da Apple), no entanto lamento a decisão por parte da administração do pplware por um motivo:

            Na minha opinião a moderação na zona da Apple (de qualquer comunidade) deveria ser feita por alguém que fosse imparcial ou que pelo menos ou tente ser pois como toda a gente sabe esta é uma àrea da “informática” que tem tendência a criar conflictos, picardias, discordância, etc e cabe aos moderadores (lá está) moderar a situação, acalmar os ânimos e servir de mediador da conversa. Isto feito por alguém imparcial por si só já se pode tornar um problema porque por vezes é a história do ovo e da galinha, existe uma linha ténue entre quem começa a pisar o risco primeiro e quem deve ser moderado. Que threads devem ser bloqueadas e quais têm interesse em continuar a discutir para o interesse (de todos).

            Ora, alguém que tenha uma inclinação / admiração óbvia (para não entrar em adjectivos mais agudos) vai, mesmo que inconscientemente, acabar por favorecer sempre alguém que esteja a puxar o lustro à maça, bloquear tópicos que não lhe cheirem, enfim… tornar essa área uma área anti-usual convertendo-a assim numa área elitista, pouco amigável a quem gosta de discutir as coisas com objectividade e sem fanatismos como já é caso de uma grande parte das sub-comunidades Apple portuguêsas (ex: zwame).

            É apenas a minha opinião, que apostaria a (muito) dinheiro em como o resultado a longo prazo vai ser esse, mas pode ser que me provem o contrário.

            Cumprimentos,

            MySeLf

          • a Friend® says:

            @myself

            “Não é que frequente, nem tencione visitar / frequentar o mesmo (no que diz respeito à area da Apple)”

            Então esse comentário foi uma perca de tempo e desgaste no teclado.

            Cumprimentos.

          • MySeLf says:

            Independentemente de tu pensares que seja desnecessário ou não, pelo menos aqui, ainda tenho direito a opinião.

            Vais ter que viver com isso 🙂

            Cumprimentos,

            MySeLf

          • a Friend® says:

            @MySelf

            Lá também tens direito a tua opinião, sugestão e tirar duvidas (que bem precisas a meu ver)

            És sempre bem vindo. É uma area Mac, é de Macs que vamos falar.. Naturalmente não te interessa como disseste, mas tens sempre outras secções, como por “PURO exemplo e ao calhas”… a secção Windows… 😉

          • MySeLf says:

            @ a Friend: fico contente por saber que pelo menos estás disposto, por enquanto, a ouvir a minha opinião. Provavelmente não me verás por lá mas de qualquer das formas é sempre bom saber.

            @ Bonus: Aqui está uma resposta no sitio certo e na sequência da mesma discussão. Afinal sempre é posssível!

            Cumprimentos,

            MySeLf

          • a Friend® says:

            @Myself

            Eu gosto de ouvir todas as opiniões como gosto que a minha seja ouvida.

            Gosto de uma boa troca de palavras com bons argumentos, sou imparcial quando assim devo ser, mas a minha imparcialidade nunca me levou a inventar argumentos para valorizar o meu ponto de vista. Não faço nem crio rotulos a ninguém que não esteja de acordo comigo, vou argumentando até onde vejo que tenho razão. Dos choques que tive contigo, como com outros, foi de rotularem sem argumentarem. Tu próprio dizias que a Apple era uma seita (e todos nós uns fanáticos da religião), o que desde aí é natural que eu não te tenha tido mais em consideração e respeitasse a tua opinião.

            Não gostas, não és obrigado a gostar, és livre, assim como eu sou. Apenas se entras numa guerra de palavras, escolhe melhor os argumentos, só assim atinges respeito. Quando achas que estou errado, puxa a carta com argumentos e factos que assim é a melhor forma de me calares, se é essa a tua intenção. 😉

          • MySeLf says:

            @ a friend

            “(…)inventar argumentos para valorizar o meu ponto de vista(…)”

            espero que não estejas a indicar de uma forma subtil que eu o faço porque podem-me considerar radicalista, ou até temperamental mas se há coisa que gosto de pensar é que sigo uma linha de raciocínio baseada em factos e não recorro à fantasia para suportar as minhas opiniões.

            Relativamente ao resto que disseste, é verdade que a minha paciência relativamente aos típicos utilizadores da Apple não é muito grande.

            Por utilizador típico Apple estou a falar no utilizador que independentemente do material que estiver à frente e da circunstância de utilização do mesmo na boca dele um produto da Apple (seja lá ele qual for) é sempre melhor a fazer aquilo 10 vezes.

            No entanto conheço alguns que embora saibam apreciar quando estão na presença de um bom produto (seja lá de que marca for) por vezes optem pela Apple, por vezes optam por outro em detrimento daquilo que precisam e do que a Apple oferece ou não. Aliás, um dos meus melhores amigos usa um powerbook (que até dificulta mais do que facilita em ambiente misto mas não me vou alongar aqui para não dar pano para mangas) e até já ponderei oferecer-lhe um magic mouse mas ele lá se convenceu a tempo que o mesmo não se adaptava ás necessidades dele.

            E é aqui que gostava de reforçar a ideia da diferença entre um utilizador da Apple e um fanático pela Apple.

            Um utilizador usa Apple quando esta oferece uma solução melhor e sabe avaliar os produtos.

            Um fanático defende a Apple com unhas e dentes para tudo e mais alguma coisa, diz invariavelmente que a Apple é melhor em tudo e mais alguma coisa e recusa-se a ver o que muitas vezes é óbvio (penso que isso até fará parte da própria definição de fanatismo).

            E pior, para quem não percebe muito do assunto e ouve essa pessoa a falar depois não quer outra coisa, nem que seja apenas por uma questão de estatuto (sim, porque queiramos ou não queiramos, por mais ridículo que seja hoje em dia ter um produto da Apple já chega a ser estatuto). O marketing super agressivo da Apple já não deixa grande margem de manobra para as mentes menos iluminadas. Se têm o azar de conhecer alguém que tenha este tipo de atitude / discurso não há quem a salve. E como sabemos as únicas pessoas a lucrar com isso são os accionistas / trabalhadores da Apple.

            Ora, como “quem diz a verdade não merece castigo”, a julgar pelo tempo que despendes aqui todos os dias e pelo tipo de comentários assumi que farias parte desse segundo grupo e ainda não mudei de opinião.

            Se alguém se sente ofendido com isso não tenho culpa, afinal de contas (ainda) estamos num país livre, correcto?

            Não estou aqui para calar ninguém até porque se alguém se cala deixa de argumentar, deixa de evoluir e possivelmente aprender. Todos nós precisamos de exercer essa ginástica mental.

            Quanto ao facto de deixar de ser respeitado por dizer aquilo que me vai na alma, ou não ser levado a sério não me preocupa, interessa-me sim que respondam que argumentem, que me estimulem para que possa também estimular.

            No final de contas o que interessa é que cada um tire aquilo que quer da conversa e de preferência que aprenda alguma coisa.

            Cumprimentos,

            MySeLf

          • Pois says:

            …pois vamos ver se agora as palavra respeito, contenção, imparcialidade e rigor ficam a fazer parte dos comentarios do Sr. Afriend, o que desde já me custa muito a acreditar…mas boa sorte no novo “cargo”…

  40. LoL says:

    mas será q o povo não percebeu q este post é o “e porque hoje é sexta”…

  41. Corrector Ortográfico says:

    Caros internautas

    Hoje vou fazer uma folga.. é que para corrigir os erros ortográficos que estão nestes comentários teria de passar aqui muitas horas :\
    Não digo isto só pelo número de comentários ao artigo, digo-o porque li todos os comentários e encontrei erros na grande maioria deles.

    Volto em breve

  42. d05 says:

    Uma sugestão que tal fazerem um artigo a falar sobre segurança no linux? Com programas do tipo uma firewall em gui (tipo comodo), um programa para ver os hosts e editar com uma lista de hosts perigosos(pishing), um programa tipo http sniffer (nada de wireshark é muito complexo), antivirus e mais alguma coisa que possa ser importante.

    Eu não conheço programas em linux para fazer isto (só antivírus) por isso sinto-me mais seguro em windows que linux.

    woot!!o.0—>200 Comments

    .
    .OO
    .OOOO HI PPLWARE!
    OOOO’ .-~~~~-.
    OOO’ / (o)(o)
    .OOOOOO `O .OOOOOOO. / .. |
    .OOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOO/\ \____/
    .OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO/ \\ ,\_/
    .OOOOOOO%%OOOOOOOOOOOOO(#/\ /.
    .OOOOOO%%%OOOOOOOOOOOOOOO\ \\ \/OO.
    .OOOOO%%%%OOOOOOOOOOOOOOOOO\ \/OOOO.

  43. Miguel Pipe says:

    Considero o Mac mais seguro que o Windows. Provavelmente pelo facto de serem poucos os utilizadores.

  44. djx says:

    Epá, tive a ler os comentários até ao Vitor dizer que a Microsoft inovou e muito bem, e depois veio outro user a dizer que copiou, ok e agora faço-lhe uma pergunta:
    Se a Microsoft não copiasse/inovasse ainda por esta altura estaria a correr o OS em linha de comandos, a google copiou o Speedial do Opera, e sei lá eu se o pessoal do Opera não copiou de outro sítio, mas que me interessa a mim isso? Eu uso Opera e essa funcionalidade dá-me jeito, agora se eles pegaram de outro lado e a melhoraram porque razão hei-de ficar agarrado aos browsers que só apresentem a homepage?
    Apareceu o maps da Microsoft e o maps da Google, já não me lembro quem apareceu primeiro mas isso também não me interessa, actualmente o que me oferece melhor suporte é a Google, mas já vi um vídeo do pessoal da Microsoft a fazer uns testes BRUTAIS (ver vídeo: http://www.ted.com/talks/blaise_aguera.html se não quiserem ver o vídeo todo vejam a partir do minuto 4:30) e se eles implementarem isso é óbvio que irei usar o maps da Microsoft.
    Se uma empresa não é inovadora no campo da tecnologia (ou outros) pode declarar falência.
    Cumps,
    djx

    • a Friend® says:

      Meu caro, não está em questão adoptar tecnologia existente (porque isso é inevitavel e importante para a evolução), o que está em questão é gritar inovação quando não há..

      Se outros adoptaram antes… muito antes… a Microsoft não inovou, e nisso a Apple em termos de inovação está bem na linha da frente… foi só aí que quis chegar. 😉

      A Microsoft não inova, adopta… a única coisa “inovadora” da Microsoft é entre ela mesma… mas no mundo informático em geral(MacOs, Linux, FreeBSD, etc), são os que menos inovam…

      Está melhor explicado agora?! 😀

      Ps. Informática não é só Microsoft…!

  45. Digamos que analisar apenas este concurso e meio caminho andado para chegar a este tipo de noticias que têm mais de sensionalistas do objectivas…

    Quem se lembra destes concursos, sabe que durante anos nele apenas entravam macs. Outra coisa, como aconteceu ano passado, o “suspeito” do costume que só se dedica a Macs, levava a lição estudada de casa, chegou la e fez trabalho e trouxe o prémio que mais interessava, ou seja um Mac.

    Ou seja, isto pode ser comparado a carros, em que basicamente podemos ter um carro, topo de gama (logo a cota de mercado desse modelos não será grande coisa), com todos os sistemas de segurança, que não podemos afirmar que ninguém nos vai roubar, porque certamente existirá um génio qualquer que, por desejo de o ter ou simplesmente porque está interessado nesse tipo de modelo, arranja forma de levar ou assaltar o carro em 2 minutos. Por outro lado também podemos ter um carro como um Fiat Uno, em que qualquer ladrão que se preze aprende a assaltar ainda na adolescência, mas a operação ainda até pode demorar mais que os 2 minutos. Claro que a noticia mais interessante é dizer que o carro XPTO foi assaltado, mas na verdade qualquer um de nós deixava a carteira mais depressa no carro melhor, já que “ladrões de Unos” não faltam, ao contrario de alguém mais especifico para roubar apenas um modelo especifico.

    O mesmo acontece na informática, sei perfeitamente que como qualquer sistema o meu Mac OS e vulnerável a quem a ele se dedicar, assim como linux, mas a verdade e que ao fim de 2 ou 3 anos, a usar Mac e algum Windows, só me lembro de ter tido problemas desse género em Windows…

  46. Zargos says:

    MySeLf
    “Na minha opinião a moderação na zona da Apple (de qualquer comunidade) deveria ser feita por alguém que fosse imparcial”

    Dores de cotovelo sao escusadas.

    achu que nao é preciso sequer cumentar mais a citaçao

    • MySeLf says:

      Ora boa noite caro Zargos (?!).

      Apesar de não teres respondido no sitio certo, devido à notificação por e-mail li o teu post. Caso contrário o mais provável era nem o chegar a ler e consequentemente não responder. Tem atenção a isso duma próxima vez que é para facilitar a leitura / interacção. Já viste se toda a gente fizesse o mesmo?! Ninguém se entendia, nem para quem quer acompanhar nem para quem deseja responder porque se tiver que acompanhar o desenvolvimento do mesmo assunto em 5 sítios diferentes é capaz de tornar a situação um bocado complicada, não concordas?

      De qualquer das formas, relativamente ao comentário pode efectivamente (visto de um ângulo muito obtuso) ser interpretado dessa forma, no entanto se não leste o post todo aconselho-to a fazer. Se já o leste, lê-o novamente mas desta vez tenta compreender o que lá está escrito. Respira fundo, concentra-te leva o tempo que quiseres e lembra-te que não tens que responder. Só se quiseres.

      A meu ver poderia ser mais facilmente interpretado como “dor de cotovelo” caso:

      a) eu estivesse interessado na mesma “posição” que lhe foi atribuída.

      b) eu tivesse dito isso sem apresentar fundamentos válidos.

      Ora quanto à a) respondi logo no inicio do post e quanto à b) se leres o post todo com calma como sugeri vais ver que lá chegas.

      De qualquer das formas obrigado pela tua opinião, todas têm validade desde que devidamente raciocinadas, para a próxima devias de te debruçar mais sobre essa parte.

      Cumprimentos,

      David Resende

      • Bónus says:

        @M0ySelf

        Acontece várias vezes as respostas aos comentários aparecerem em sítios errados, principalmente em posts com muitos comentários, como este.

        • MySeLf says:

          @ Bónus: Olha lá para cima! 🙂

          Cumprimentos,

          David Resende

          • Bónus says:

            @Myself,
            O que eu quis dizer, é que, por algum bug no WordPress, ou em algum plugin que cause esse erro, as repostas por vezes não ficam no sítio onde as colocamos, mas sim como se fosse um comentário novo.
            Já aconteceu isso comigo, e mesmo em respostas escritas pelo Vitor M.
            Só quis dizer, que provavelmente, poderá ter sido isso que aconteceu ao Zargos.

          • MySeLf says:

            Então nesse caso convém averiguar o que está a causar isso. Tentar recriar o problema e devolver essa informação aos “developers” da mesma.

        • Zargos says:

          hmm nao
          fui mesmo eu que me enganei :p terei mais atençao em relaçao a isso. I’m sorry.

          Agora um topico bonito aqui no pplware para esta disputa mac vs windows era mesmo um artigo escrito tanto por “macfans” como pelos do windows. comparando os serviços de um e de outro, vantagens e desvantagens. Sem tirar partido quer para um lado ou para o outro. Muitas coisas eram esclarecidas 😀 E seria bom para compararmos os 2 sistemas operativos. Gostava de ver algo assim :p

  47. Henrique Graça says:

    Estive a ler os comentários e acho fascinante as emoções que desperta esta guerra.

    Só tenho de fazer um reparo ao a Friend®
    Então dizes que a Microsoft não inova?!
    Não te esqueças que a Microsoft não é só Windows, tens o Office, tens o .NET, SilverLight, IE, e claro Bing. Tens mais produtos que a Apple alguma vez há-de ter.
    Portanto quando dizes não inova não tens razão, e essa questão de quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha não pega em TI, tudo se reutiliza.

    Cumprimentos

  48. Pois says:

    pois… mais um mito urbano desmistificado esperemos pelos restantes lol…como mito urbano tornasse surreal e mesmo assustadoramente subrenaural como os macfans continuam a atacar a MS para se tentarem defender…a critica puramente destrutiva sempre destroi os proprios criticos graças a Deus 🙂 …

  49. Hugo Cura says:

    Só agora li o artigo, e parte dos mais de 250 comentários e, na minha opinião, a frase crucial é esta:
    “Conceber malware para um Mac, dizem os hackers, não vale a pena o esforço devido à pequena porção do mercado controlada pela Apple.”

    Os lançar um vírus ou malware online, qual a probabilidade de cair num OSX, numa distro linux ou num Windows?! De caras…
    Trabalhar para aquecer?! Isso era dantes 🙂

    É esta a verdade que mascara o Mac.

    • a Friend® says:

      Não é bem assim, isso é o que dizem mas o facto é que com milhares de Virus para Windows não há um único para Mac ou Linux?… falo litaralmente de 1 apenas! Virus…! 😀

      Um exemplo que já dei acima e vou repetir é que, o MacOs9 e seus antecessores tiveram Virus, e não foram poucos. Nessa altura o Mac só tinha cerca de 2… 3% de Marketshare. Isso foi uma das razões, entre as milhares que fizeram o MacOsX todo restruturado e diferente do MacOs9 em termos de “CORE” e uma das varias bases que ele tem, é FreeBSD, que é considerado dos sitemas mais seguros que há (engraçado também que os criticos de Mac defendem muito o FreeBSD.. lol..)

      Hoje em dia, o Mac já ronda os 10% e já não tem Virus, o que cai por terra a teoria do marketshare.(Se antes com 3%…. e até 1% tinha.. agora com 10% já não tem… algo mudou…para melhor a meu ver)

      Outro bom exemplo é veres o Windows Mobile… que já tem menos Marketshare que o iPhone e este ultimo continua limpinho de Virus. 😉

      Ps. E peço muito atenção à definição de Virus… é que há muitos que confudem Virus com Bugs e Vulnerabiliades de sistema que são corrigidas por updates periodicos em todos os sistemas.

    • Bónus says:

      E qual a explicação da existência de vírus no Mac OS 9, quando tinha um market share muito inferior ao OS X ?
      O baixo market share do Mac, poderia ser a justificação para haver menos vírus, mas não é a justificação para não haver nenhum. Nem um!

    • a Friend® says:

      Outra coisa… bem feita era a Microsoft pagar bem por uns programadores fazerem Virus para Mac para quebrar o feitiço, fazendo com que o Mac fosse igual ao Windows em termos vulneraveis, já que aparentemente na concorrência vale tudo. Havia quem dizia que os Virus existiam para Windows porque era negocio dos antivirus…

      Mas pelos vistos só conseguem pagar a um hacker para penetrar um exploit do Safari, que faz correr noticia o mundo inteiro e que grande parte dos Mac users nem a sentem, essa insegurança! 😀 lol…

      • djx says:

        Julgas que o dinheiro dos Iphones e dos Ipads vai para onde? 😛 Quando aparece um produto apple aparecem mais uns 10 vírus para windows xD

        • a Friend® says:

          Era bom que fosse só 10! 😉

          Segundo as estatisticas:

          About the cybercrime survey: The moment you connect your PC to the Internet it becomes a potential target for cybercriminals. Just as an unprotected home offers easy pickings for burglars, an unprotected PC is an open invitation to the writers of malware. Cyber threats are becoming increasingly sophisticated and their number is growing exponentially: our virus lab currently detects over 17,000 new Internet threats every day

          17 Mil novas ameaças por dia… é dose!…

          Basta veres também quantas vezes o teu antivirus faz updates… ou seja, um bom antivirus fa-lo todos os dias, 24 horas por dia, 7 dias por semana… 😉

  50. escriba666 says:

    prefiro linux………

  51. FSouSA says:

    Sinceramente, ainda existe duvidas??
    É certo que a microsoft é apelidáda de cheia de virus, bugs e reenicios, há, e quem não se lembra dos ecrans azuis?
    Mas a inveja é uma coisa muito feia, é normal se ter inveja do vizinho cheio de sucesso desde o tempo do 3.1, windows 95,98…..
    Mas a realidade é que este gigante que é a microsoft cada dia que passa supreende mais, os outros até poderiam ter tido a ideia mais cedo, mas a microsoft é que as leva ás massas, e alem da possibilidade de fazeres o pc á tua medida e não de gastares balurdios num MAC , verdade seja dita que até são muito bonitas as peças feitas pela MAC, uma coisa que eu até agradeço como ideias, como modder que sou, mas a realidade é que quem faz a falta de segurança num WINDOWS é o proprio utilizador.
    Por mim sejam bem vindas todas as facilidades que um sistema windows me permite ter.

  52. kekes says:

    Cheguei tarde a este post fantástico 😀

    Bem acho esta coisa esclarecedora do trabalho realizado pela Microsoft na area da segurança do novo Windows. Creio que este trabalho se reflecte na segurança dos utilizadores que utilizam este SO, grupo do qual eu orgulhamente faço parte.
    Na minha opinião os virus nada mais são que coisas sem importância para mim, este tipo de problemas de segurança não tão falados para mim são o mais importante, pois de facto não apanho um vírus a anos e sou utilizador Windows diariamente, recebo muitas pões com vírus, recebo muitos mails de Spam de amigos que têm vírus, em fim… Mas quem têm cuidado com o que faz com o computador de facto não tem qualquer tipo de problema quer use Linux, Windows ou Mac, era preciso era todos utilizadores terem consciência de como usar a internet de modo saudável e eficaz não como muitos fazem diariamente, aceitando tudo que aparece a frente, não fazendo o filtro mesmo quando vão instalar software que creem seguro.

    Ao ler esta noticia fico ainda mais contente por usar um SO avançado relativamente a uma concorrência que inventou tudo, inclusive criou Deus, uso um SO que plagiou tudo que existe, sendo que no mundo da informatica ninguem plagia nada a ninguem, apenas alguns, que são os maus da fita. Quanto ao IE, na minha opinião é super seguro, eu não teria problemas em confiar-lhe a segurança do meu computador, no entanto não gosto dele se calhar por não estar habituado a ele, como tal uso outros, mas se duvido que o IE e um dos mais seguros browsers não duvido, creio que a MS e uma das empresas que mais tem apostado na segurança nos ultimos anos como tal não questiono as suas politicas nesta área.

    Esta noticia e uma coisa para esclarecer aqueles que ainda vivem no mundo das Fadas e do Pai Natal. Aqui me fico por hoje vou reiniciar o meu velhinho Athlon XP que está a pedir para lhe por as actualizações, e que está ligado a fio a 7 anos e só lhe tive que mudar a fonte, que nao durou como o resto. Hardware de guerra fazia-se a 10 anos não agora, que parece que tudo é de papel, também não é a Apple detentora do titulo de Hardware com menos problemas, existem muitas estatísticas que o confirmam pela Internet foram, nao como li aqui em cima 😉

  53. Adão Pinto says:

    Adoro dizer isto: Tenho um MacBook Pro, com Win7 e Ubunto em dual boot e sou feliz! 😀

  54. FSouSA says:

    E mais podem dizer o que quizerem, até é muito giro ter um ecran com o pc lá dentro, mas depois se quizerem meter uma peça nova ou trocar qualquer coisa , pagas um balurdio e eu com um pc windows faço o que quero sem grandes conhecimentos de hardware e posso tar sempre a evoluir a maquina, ao passo que num mac no minimo tenho de trocalo todo….

    • Bónus says:

      Isso é falar sem saber!

      Para ficares melhor informado, podes ver aqui, que se troca a RAM de um iMac, despertando apenas um parafuso.

      E aqui, que os preços não são nenhum balúrdio.

      E pode-se trocar qualquer peça, de um iMac, como podes verificar aqui.

      Mas dizem que os Mac’s são “overpriced”, porque os componentes internos são componentes vulgares, iguais aos que se encontram nos PC’s.
      Ora se são iguais, como podem ser um balúrdio?

      Pois é, é criticar sem saber o que se diz…

      • FSouSA says:

        Ia, bem respondido, mas como é que meto sli ou quad sli nesse imac?
        Ou mesmo uma placa especifica se precisar de adicionar algo que não seja usado pela maioria dos utilizadores, tal como uma placa de cctv?

        • FSouSA says:

          Há, ja para não falar que pelo preço desse imac, monto um sistema sli ou croxfire.

          • a Friend® says:

            Isso chama-se alternativas…

            Por isso é que existem vários produtos no mercado. Não procuramos todos o mesmo 😉

        • a Friend® says:

          E segundo disseste se não percebes muito de hardware, imagina que compras um PC normal agora…

          Quem te garante que ele faz SLI ou Crossfire? Sabias que para isso precisas de uma motherboard preparada para tal? Se não a tiveres, há pois… troca a trocar tudo.. ou seja.. PC novo. 😉

          • Shadow says:

            por acaso só precisas de trocar a board… 100€ +/-

          • a Friend® says:

            @Shadow

            E se o Socket for diferente, Gráfica for AGP, etc..etc.. 😉

          • FSouSA says:

            Só compro ás peças, sou tecnico de informatica (hardware). E tenho um com water cooling sli 4 satas em raid 0,em que mac fazes isso?

          • a Friend® says:

            @FSousa

            MacPro..

            E até o proprio Macbook Pro de 15 para cima tem duas placas gráficas.

            Montar PC’s é diferentes, são conceitos diferentes. Num Pc comprado às pessas o consumidor faz a maquina, num Mac a maquina é comprada já feita e optimizada.. são conceitos diferentes e escolhas totalmente diferentes. Nem toda a gente tem “skills” e opta por comprar já feito.

    • a Friend® says:

      @Fsousa

      Isso é ilusão. Quem compra um Mac, compra caro mas não é apenas pela beleza, compra porque eles vêem com equipamento necessário para durar no minimo 5 anos. Não há Mac’s “Celeron” 😉

      PCs, duram em média 3 anos até ficar desactualizado, a não ser que se compre uma boa “bomba” porque de resto quem compra barato, ao fim de “X” tempo lixasse porque:

      a) Slots Ram mudam
      b) IDE passou para SATA… etc…
      3) Socket CPU mudou (ou seja.. se comprar um barato para não gastar muito num Mac, mais tarde pode ser dificil melhorar o CPU)
      4) Antes era AGP, agora PCI express…

      etc..etc..etc… o mundo dos PC’s está sempre em mutação e a duração média actualizado, é inferior à duração média de um Mac (em termos de estar actualizado durante anos)

      Há pessoas que ainda usam Mac’s com 10 anos para trabalhar… O preço elevado no acto da compra, permite isso mesmo, comprar um produto bom com mais longevidade sem ser necessário grandes upgrades.

      • Hugo Cura says:

        Se eu comprar um PC laptop ao mesmo tempo e ao mesmo preço que um macbook, qual vai durar mais (seguindo o teu conceito de durabilidade)?
        E não digas que é o mac só por ter OSX.

        Esse teu argumento não é válido 🙂

        • a Friend® says:

          Pois mas repara o que eu disse, a não ser que seja uma “bomba” só assim é que atinge a mesma longevidade (no sentido de estar actual mesmo com o passar dos anos)

          MacOsX é igualmente uma ajuda, é um sistema leve até para sistemas mais antigos… mas o que quis dizer foi mesmo o primeiro ponto. 🙂

          • Hugo Cura says:

            Não falei de ser ou não bomba! Falei só e apenas de €, que acho que hoje em dia é importantíssimo.

          • a Friend® says:

            @Hugo Cura

            Claro que sim, é importante. O que quis dizer é que quem compra PC’s baratos, sabe que vai ter que o actualizar mais cedo do que aquele que compra um Mac, que normalmente quando os compra sabe que tem computador para durar anos, sem ter que o estar a trocar ou actualizar tão cedo para acompanhar a evolução. São investimentos diferentes. Não tou a dizer que com isso quem compra Mac’s é que está certo, porque nem toda a gente tem hipoteses de investir assim, e opta por comprar hoje e mais tarde quando puder vai melhorando… são opções, alternativas, gostos, exigências diferentes… são vários factores. Quem compra um Mac normalmente sabe o porquê desse investimento.

          • FSouSA says:

            Pois eu conheço muitos que compram macboocks só porque são muito fininhos e bonitinhos, e depois só navegam na net, daaa….
            Mas chegamos todos á conclusão que cada um compra (quando sabe) o que realmente necessita e que quer ter, mas para uma máquina multiverssatil com alternativas de constantes upgrades, boa para o utilizador comum, boa para jogos, e de facil manuseio (em termos de software e hardware) sem duvida qué é uma maquina com windows, por isso tem uma cota de 90% de utilização…

          • a Friend® says:

            @Fsousa

            90% da quota que tem, apenas cerca de 15% são “Hardcore Computers”… os restantes são computadors banais…não mistures 😉

            Quota não é qualidade, mas sim facilidade de acesso ao Windows e implementação que ele tem do mercado, senão é como o exemplo que já deram aqui… o Fiat Uno é melhor que o Bugatti porque há mais…

      • Shadow says:

        Não ficam desactualizados em termos de performance….. deixa lá o Hardware para quem sabe e não digas asneiras…
        A partir do momento que tens cpu intel e memórias ddr2,3 gráfica ati ou nvidia,… dizes que não ficas para trás??….

        e já agora tudo muda nos macs também ou a Apple já faz processadores?? sem ser o A4 do ipad?

        “Há pessoas que ainda usam Mac’s com 10 anos para trabalhar…”
        Grande coisa a minha mãe ainda usa o meu velhinho pentium 1 166Mhz para fazer com o word!

        E por último a maioria das pessoas actualiza o PC de 3 em 3 anos porque jogam com ele… fazer trabalhos de word o meu pentium 1 serve e é de 1997!

        • a Friend® says:

          “deixa lá o Hardware para quem sabe e não digas asneiras…”

          Shadow.. não vale a pena ires por ai. Se quiseres falar de hardware passa pelo forum, que eu mostro-te o que sei de hardware, se são essas as tuas duvidas. 😉

          Quem compra Mac’s não compra Low Costs… compra algo que funciona e acompanha requisitos de programas durante mais anos. Quem quer um PC que atinja a mesma longevidade, tem que gastar quase o mesmo que um Apple user gasta. O meu PC tem 3 anos e ainda continua actual, porque eu gastei um balurdio na altura. Conheço quem tenha comprado na mesma altura um PC, mas com Specs inferiores, e hoje para correr o Windows 7 é forçado a upgrades para que ele funcione decentemente.

          Não passes atestados assim à toa nem substimes, o facto de eu falar de Macs não significa que não saiba o que é um hardware. Passei grande parte do meu tempo informático a montar PC’s e a fazer Overclocks constantes, e ainda hoje os faço constantemente.

          • Paulo says:

            “O meu PC tem 3 anos e ainda continua actual, porque eu gastei um balurdio na altura. Conheço quem tenha comprado na mesma altura um PC, mas com Specs inferiores, e hoje para correr o Windows 7 ”

            E eu tenho MAC´s no trabalho com 5 anos a correr todos os OS que quiser desde do 10.0 ao 10.5 (ou seja 5 diferentes) a processar video, trabalhar em imagem e animação como no dia em que foram adquiridos a ainda vão aguentar mais 5 anos (ainda nem são os que tem processador intel). Diz-me lá quantos pc´s fazem isso!! Temos mac´s com 10 anos a trabalhar e não é no word!! é em coisas que pedem velocidade e capacidade tal como manipulação de imagem! 10 Anos!!!

            Mais ainda, nunca foram formatados, não tem nenhum anti-virus a consumir recursos necessário para outras coisas mais importantes tais como trabalhar!

            E agora em relação ao preço, já percebi que todos aqui são mestres de informática (quer seja MAC, windows ou Linux). Mas por um momento imaginem que tem um negocio e não tem nem são mestre de informática e cada vez que tem um problema com um computador tem de chamar os tipos da pc clinic ou um qualquer outro tipo que vos leva 100€ de formatar um computador. Passado um ou dois anos qual é que fica mais barato????

            Se estivéssemos a falar de carros já toda a gente concordava com a fiabilidade e ninguém dizia que preferia um carro que pudesse andar a alterar ou a arranjar o motor porque este gripou!!!

            Se eu chegar ao meu trabalho e o meu computador pifar ou apanhar vírus ou ficar mais lento ou crashar eu PERCO dinheiro e isso em qualquer parte do mundo é MAU. Seja honestos com vos próprios e não falem se pelo menos saberem do que falam. Eu falo porque trabalhei muito mais tempo com Windows do que com MAC. Conheço os 2 muito bem, OS 2, não são argumentos tipo “Utilizo windows mas já foi ao Media Market e mexi no OS X e não presta!!!”

            A industria cinematografica utiliza MAC, a industria Musical utiliza MAC, os grandes fotógrafos utilizam MAC, as televisões utilizam MAC mas esses são todos uns fanboys totos que não entendem nada de computadores!!

            http://tv.adobe.com/watch/customer-stories-video-film-and-audio/adobe-and-avatar/

            Vejam o link e tirem as ilações

          • Guilherme de Sousa says:

            @concordo com praticamente tudo o q tu disseste Paulo, apesar de nao ser mac user (uso apenas linux), e compreendo q realmente para quem n gosta de informatica, ou nao tem alguma curiosidade por esta area, mac osx torna se o melhor SO sem duvida alguma. para quem ja gosta na minha opiniao é Linux, nao seria eu um utilizador deste espectacular sistema.

            no entanto o video q mostras apenas fala da adobe, e se a tua ideia era mostrar q eles usaram mac no AVATAR, tambem aparece no mesmo video a utilizarem Windows.. portanto n foi la grande argumento.

            o unico OS q teve realmente exclusividade na produçao do Avatar foi linux pois os supercomputadores q processaram os efeitos especiais utilizavam este OS.

            cumps

          • Shadow says:

            @ Paulo

            Estás-me a dizer que um Mac com 10anos agora faz processamento de imagem como um PC actual ou um com 3anos… sejam sérios e falem do que sabem!!

            O meu Pentium também corre xp se eu lá quiser pôr e corre software de edição de imagem,… agora isso ser útil…

            E a indústria cinematográfica usa software…corra em Mac ou Win é indiferente não são os MACs que fazem o processamento!

          • Shadow says:

            E acima de tudo só critico MACs pelo Hardware e não pelo software!

          • a Friend® says:

            @Shadow

            Arranja-me um Pentium com 10 anos, a correr o XP, com o Photoshop a abrir um ficheiro *.PSD ou *.TIFF com multiplas camadas de efeitos, a 300dpi com dimensões de um A2… depois vês o que estamos a falar 🙂

          • Bónus says:

            @Shadow

            Tu criticas os Mac’s pelo hardware, e não pelo software.
            Compreendo o teu ponto de vista, mas não te esqueças de uma coisa:
            O Mac OS X foi projectado para funcionar no hardware Mac e só neste é que funciona a 100%.
            Ou seja, um Mac é um todo. Não se podem separar as coisas. Hardware e software foram desenhados um para o outro. E é aí que está a chave para a excelente estabilidade e rendimento que os Mac têm.

  55. MysticBronx says:

    bem n tenho esse problema..nem tenho o safari instalado no meu mac os x, tenho opera ou firefox…

    continuo a ter o prazer e n dores de cabeça usando mac osx….

    minha opniniao…

  56. a Friend® says:

    @Guilherme de Sousa

    Segundo sei, os servidores usados para renderizar o filme “AVATAR” usavam o Ubuntu. Mas a edição inicial foi em programas estilo “Maya” em Mac. Ou seja, foi usada estas duas plataformas UNIX dado o forte poder de processamento em super-computadores.

    Grande parte do 3D (Jogos, Filmes como Senhor dos aneis, etc…) é feito nesta Universidade, em que é dado um MacBookPro a todos os estudantes 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=HNLgbqDxBWU

    • Guilherme de Sousa says:

      qt à parte de o Avatar ter sido feito em mac tenho q discordar pelo video q foi indicado a cima em q vejo tmb a usar windows.

      o Senhor dos aneis ja vi imagens do desenho do smeagol ou la como se escreve e foi no Maya, mas nao em Mac, mas sim em linux(: por acaso ate fiquei admirado, pois a minha area e meu interesse n recai mt por ediçao de imagem e 3D, e nao sabia q havia software a este nivel para linux. dps fui pesquisar e vi q o maya existe para as 3 plataformas o q achei excelente.

      sou grande apoiante da Mac para utilizadores q digam q n querem saber peva de informatica.. q querem ligar o computador, carregar no icon da sua ferramenta de trabalho e apenas fazerem o q têm a fazer. para tudo o resto acho q é Linux.

      cumps!

  57. Tiago Faria says:

    Boas, sou informático numa escola técnica em que se usam computadores em todas as salas, tanto macs como pcs. Não temos máquinas com OS linux. Raramente me meto nestas discussões PCvsMACvsLINUX e não vou responder a comentários feitos ao meu post porque simplesmente não vale a pena.

    A minha experiência:

    Hardware: MAC – Tenho cerca de 10 máquinas avariadas, imacs e g5s, dois dos imacs foram comprados este ano. A maior parte dos problemas com macs deve-se a falhas nos discos rígidos ou memórias, pelo menos um ou dois têm problemas com a placa gráfica e outro com sobreaquecimentos. Quando avariam são chatos (em alguns casos consegue-se trocar as peças mas noutros a máquina tem mesmo que ser enviada para reparação exterior à escola) mas requerem muita pouca manutenção.

    PC – Tenho cerca de 3 vezes mais máquinas avariadas, pentiuns 4 2000 e 3000 principalmente, um quadcore xeon da HP comprado este ano. O que avaria mais nos pcs são as fontes de alimentação, depois os discos, as memórias e muito raramente as boards (maioritariamente asus) e as placas gráficas. Havendo diferenças conforme a caixa e o cooler requerem manutenção (limpeza do pó acumulado) talvez de 3 em 3 anos. Quando avariam é relativamente fácil reparar / substituir as peças danificadas.

    Software: MAC – Muito raro alguém me chamar necessitando de ajuda. Pacotes Adobe dão mais problemas em macs relacionados com falhas na instalação do software. Nunca ninguém se queixou de nenhum tipo de malware.

    PC – Raro alguém a precisar de ajuda. Muitas queixas relativas a malware. Problemas ocasionais com diversos softwares. Problemas mais graves requerem reinstalações de determinados softwares, raro.

    Factos: De 34 Imacs Novos deste ano 2 avariaram.
    De 56 PCs HP workstation Z quads xeon 1 avariou.

    As minhas conclusões, opinião:

    Reconheço a superioridade e estabilidade de hardware dos macs no caso na escola onde trabalho, mas, os componentes da maior parte dos pcs da escola foram escolhidos quase que ao acaso. Sempre que compro um pc novo para mim estudo profundamente o hardware disponível nas lojas e combino tudo com a maior harmonia possível, o resultado é um pc tão ou mais estável que um mac. As máquinas HP das series Z são muito robustas e bem construídas, se todos os pcs fossem como estes de certo que a opinião em relação aos pcs estava num patamar bem mais alto.

    O sistema macos é dotado de uma facilidade de acesso ao utilizador e também de protecção contra este que o windows ainda não possui. Ora, para mim isto é mau, para outros e talvez muitos possa ser bom. Gosto muito das infinitas possibilidades do windows em relação a tudo à distância de uma pesquisa no google, no entanto estas facilidades do windows acabam por ser muito prejudiciais para muitos.

    Na minha opinião se um pc for usado/montado por alguém com cabeça fornece uma experiência muitas vezes superior a um mac. Não falo do linux pois não tenho experiência significativa.

    Peço desculpa por não ter lido todos os posts mas não deu…

    Abraços para todos, sejam mac windows ou linux 🙂

    • Observador says:

      Conclusão. Para usar PC (windows) tem de se ter um curso de informática.

      E eu que pensava que os computadores tinham sido feito para auxiliar as pessoas e não o contrário.

      Para si é bom pois criou-lhe o posto de trabalho. Mas para o consumidor (user) será?

  58. Miguel Cabral says:

    Em relação aos sistemas operativos. Eu nunca fui muito conhecedor do MacOS, tenho alguns amigos com MAC que dizem maravilhas deles.
    Até que um dia, uns amigos das produções de musica que sempre acharam que o MAC é a única solução de produção, quiseram experimentar um programa sacado da net, e arranjaram um crackzito…e pufff foi-se o Leopard…
    “Olha, afinal o mac também crasha, pensava que era só o Windows…”

    Quanto à segurança, o principal problema de segurança dos computadores, sejam eles quais forem, são os utilizadores. Eu pessoalmente, utilizo o Windows 7, não tenho anti-vírus nem anti-spyware, e não tenho problemas de vírus há muito tempo. Temos de saber como utilizar o computador, principalmente na internet.
    Há pessoas que clicam em tudo o que vêm, instalam demos de tudo o que encontram e depois dizem que os computadores não prestam porque apanham vírus…engraçado, não??

    • Observador says:

      Deve ter sido mais crach da aplicação e não do SO.
      (outra das grandes diferenças para com o Windows).

      E essa de não ter anti-vírus e há muito tempo é treta.
      Quanto tempo tem o Win7?

      Não é assim tanto tempo.

  59. pfbatista says:

    Que se passa com o “applethebest”??? Ele nem aparece… tah sempre a defender, de forma incondicional a marca….

    1 abraço a todos 🙂

  60. bernardo says:

    sinceramente o pessoal fanático parece-me a mim o que menos percebe. apenas são fanáticos porque não sabem ou nao tem justificação para explicar o porque deste ser melhor ou pior! como eu vi ai o problema esta entre o monitor e o utilizador!!! tenho o meu portatil a praí 3 meses ( sou utilizador de linux! e linux..! ) mas como eu tinha ouvido falar bem do windows 7 deixei-o tar em dual boot…e sinceramente gostei.. não tenho antivirus nem nada disso no windows 7 e também nao tenho problemas d virus…90% do tempo tou no linux mas ainda chego a fazer alguma coisa no win7 principalmente quando am inha namorada usa o meu portatil.. isso faz tudo parte da “cultura”/”educação” informatica que se tem.. as pessoas sao avisadas para nao abrirem certos mails porque sao maus.. o que é que as pessoas fazem ? vao ver exatamente o mail que lhes foi dito para nao verem.. depois dizem que a culta é do windows ?

    se vier bater a porta de vossa casa um vadio voces abrem a porta ? deixam-no entrar?

    no mundo da informatica é exatamente isso. nao precisam de “policias” (anti virus) apenas precisam de deixar entrar apenas dados conhecidos.. se nao conhecem simplesmente apagam e 80% dos vossos problemas estão resolvidos…

    quanto a questao de virus no linux.. uma pesquisa no google e de certeza que se encontra, mas como foi dito nao é rentavel aos hackers os fazerem.. e também porque como é desenhado o linux, sistema de ficheiros e como funcionam as permissoes difere um bom bocado do windows o que so por si ja o torna muito mais seguro.

    mas pronto eu por mim estou muito contente com o linux e nao o troco nem por windows nem por mac.. Cada um sabe de si. mas nao sei como pessoas que usam o windows, que compra o windows se queixam dele, quando tem alternativas gratuitas… parem de se queixarem ou mudam de vez. Se pusar os 3 os equivalente, fazendo de contra que tem as mesmas qualidades.. o linux passa para a frente automaticamente.. é Gratuito! nao podemos pedir muito de algo gratuito, e neste caso temos uma optima qualidade a custo 0! experimente por um trolha a trabalhar e graça em vossa casa e vao ver o trabalho que tem… o linux é bom e gratuito… o windows até pode ser bom.. mas carríssimo…o mac entao nem se fala…

    • pfbatista says:

      Uma coisa disseste e bem…. No Windows os virus entram, porque os utilizadores teimam em abrir aquilo que não devem…. mesmo depois de avisados 500 vezes

      Por norma o meu computador está sempre com o anti-virus desligado, tal como tu o utilizas. Se não abrirmos aplicações externas, nada acontece de mal….

      Não é o virus que ataca… O virus entra… quando a estupidez do utilizador ataca 🙂

  61. Ferless Recall says:

    Vou fechar isso tudo com chave de ouro!!!Entre W7 e o Linux,Leopard,Mac os x….E assim ambos sao bons e ambos tem seus defeitos entao e so escolher ao seu gosto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.