Pplware

Windows 8 é o culpado pela quebra de venda de PCs…

..diz estudo da IDC

Faz hoje precisamente uma semana que lançamos aqui um artigo que gerou muitas reacções por parte dos nossos leitores, devido aos resultados apresentados por um estudo levado a cabo pela consultora Gartner. O estudo prevê que a a Microsoft se torne irrelevante daqui a 4 anos, isto porque o segmento dos PC está em forte queda.

Desta vez é a consultora IDC que vem “culpar” o Windows 8 pela forte quebra de venda de PC’s.

Os estudos de mercado realizados recentemente pelas principais consultoras na área de tecnologia da informação têm  demonstrado que a Microsoft está a passar por um período complicado, que pode ter um cenário muito negativo, caso a Microsoft não reaja.

Segundo o estudo recentemente divulgado pela IDC, o mercado dos PC’s teve o pior período de sempre,  no que se refere às vendas (cerca de 14%, o que equivale a 76.3 milhões de unidades vendidas). A IDC previa que a quebra de vendas de PC’s rondasse os 7,7% para o primeiro trimestre de 2013 mas, os números agora divulgados,  mostram que afinal a quebra de vendas anda na ordem dos 14% (cerca de duas vezes mais do que estava previsto).

Para Bob O’Donnell, vice-presidente da IDC “…o Windows 8 é um dos responsáveis pela quebra na venda de PC’s uma vez que não conseguiu impulsionar o sector…pelo contrário, até acabou por atrasar”

“At this point, unfortunately, it seems clear that the Windows 8 launch not only failed to provide a positive boost to the PC market, but appears to have slowed the market”

Para Bob O’Donnell, as alterações radicais no sistema não contribuíram para que o Windows 8 tivesse sucesso. A remoção do botão Iniciar e os recursos touch desajustados à maioria dos PC’s, tornaram os PCs menos atraentes e os tablets mais interessantes. A Microsoft terá de reagir reagir rapidamente para que o mercado dos PC’s volte a ganhar consistência.

While some consumers appreciate the new form factors and touch capabilities of Windows 8, the radical changes to the UI, removal of the familiar Start button, and the costs associated with touch have made PCs a less attractive alternative to dedicated tablets and other competitive devices. Microsoft will have to make some very tough decisions moving forward if it wants to help reinvigorate the PC market.

O estudo mostra apresenta também as fortes quebras de vendas, dos 5 principais fabricantes de PCs. No caso da HP as quebras foram na ordem dos 23,7%, enquanto a Dell teve uma quebra que ronda os 10,9%. A Acer regista uma quebra de  31,3%, enquanto a Asus caiu cerca de 19,2%. A Lenovo mantem o nível de vendas para o período analisado.

Que o segmento dos PC’s está em crise, todos nós já sabíamos. Os dispositivos móveis conquistaram o mercado e as previsões apontam que o caminho será com base neste segmento. Tendo em conta os resultados apresentados, as criticas à Microsoft, relativamente ao Windows 8, e os baixos resultados da empresas no mercado dos dispositivos móveis…

…Qual será o caminho a seguir pela Microsoft para ultrapassar este “período negro” ?


Homepage: PC Shipments Post the Steepest Decline Ever in a Single Quarter

Exit mobile version