Pplware

Windows 10 vai conseguir correr em processadores ARM e Intel

A ideia da Microsoft para os seus sistemas operativos passa pela unificação das plataformas em torno de uma única versão, que trará aos utilizadores uma garantia da existência de uma interface comum e a mesmo tempo a garantia das mesmas funcionalidades.

Este processo já foi iniciado pela Microsoft e o Windows 10 deverá ser a primeira versão que terá já parte desta uniformização incorporada no seu código.

As provas ainda não existem, mas rumores agora surgidos mostram que o Windows 10 será mesmo a ponte entre o passado e a futura versão unificada do Windows que a Microsoft procura.

Espera-se que a unificação do Windows em torno das várias plataformas onde corre possa simplificar vários processos relacionados com este sistema operativo.

Em primeiro lugar será mais simples os desenvolvimentos futuros de novas versões pois será estes vão ser feitos apenas em torno do núcleo único e que é central a todas as versões.

Em segundo lugar o desenvolvimento de aplicações ficará mais simples e facilitado pois existirá uma linguagem comum que será usada em todas as versões e que permitirá às aplicações transitar de plataformas sem qualquer esforço por parte dos utilizadores.

Esta linguagem “universal” existe já actualmente, mas a Microsoft pretende eleva-la a um nível ainda maior e permitir que os programadores criem apenas uma versão das suas aplicações, a universal, e que esta se adaptará automaticamente a todos os ecrãs e a outros elementos particulares.

Sabia-se que o Windows 10 marcaria o início da criação desta versão unificada do Windows, mas esperava-se que esta união fosse ainda impossível de ver por parte dos utilizadores.

A verdade é que rumores agora trazidos pela ZDNet mostram que afinal o Windows 10 pode ser já muito mais do que se esperava. Pode muito bem ser já uma versão que vai ser capaz de correr em processadores Intel e ARM, sem que para isso tenham de existir versões diferenciadas do mesmo, como acontecia com o Windows 8 e o Windows RT.

Segundo informações obtidas por Mary Jo Foley, da ZDNet, a versão do Windows 10 dedicada às plataformas móveis está prestes a estar terminada e a ser lançada para testes públicos, faltando apenas garantir a sua maturidade para esta disponibilização.

Quando for lançada, deverá seguir o mesmo caminho que tem sido visto na “versão PC” do Windows 10 e que tem resultado em actualizações e melhorias constante.

Este é mais um componente que se espera seja apresentado no suposto evento de Janeiro da Microsoft, onde o Windows 10 deverá ser lançado numa versões de testes mais abrangente e muito mais estável.

É também o primeiro passo no sentido da unificação das diferentes versões do Windows em torno de um núcleo comum e que será a base de todas as versões futuras, independentes da plataforma e da arquitectura onde vai ser corrida.

A revolução do Windows que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, prometeu está a acontecer e esta será uma versão completamente nova do Windows, adaptada Às necessidades do utilizador e com ma interface comum e adaptada à plataforma onde corre, mantendo no entanto toda a sua base.

Exit mobile version